OAB SP investe em IBM Watson para ampliar atendimento à Advocacia paulista
Como o IBM Watson desenvolveu um assistente cognitivo especializado em processos legais para oferecer respostas rápidas à Advocacia e ajudar com casos mais complexos
São Paulo, 28
de setembro de 2021 - Com o objetivo
de ampliar os serviços de atendimento à Advocacia, a OAB SP desenvolveu, em
parceria com o Sebrae e implementado pela PROA AI, parceira comercial da IBM,
um assistente virtual que usa IBM Watson em IBM Cloud, com a finalidade de
ampliar seus canais de contato e potencializar o trabalho da Advocacia, uma vez
que a automação e inteligência artificial podem disponibilizar um número maior
de informações e conteúdos relevantes para dar celeridade nas tomadas de
decisões no exercício profissional.
"É
fundamental que a OAB SP acompanhe a evolução digital no âmbito jurídico para
oferecer à Advocacia ferramentas que colaborem com o dia a dia de trabalho,
aumente sua produtividade e, consequentemente, lhe traga vantagem
competitiva", comenta Caio Augusto Silva dos Santos, presidente da OAB SP.
Desde 10 de setembro, o assistente virtual está
disponível no site da OAB SP www.oabsp.org.br. No primeiro momento, o chatbot irá atender
solicitações referentes aos assuntos inscrições e cadastro, sociedades,
certificado digital e ouvidoria.
O projeto
ainda será composto por uma segunda fase, que disponibilizará, gratuitamente, à
toda a Advocacia paulista, um assistente virtual que fará uma busca inteligente
de audiências extraída de diferentes fontes, como o Diário Oficial, OAB SP e
seis Tribunais de Justiça do Estado de São Paulo.
Esse
assistente virtual contará, ainda, com a possibilidade de aplicação de diversos
filtros de pesquisa, além de apresentar a consolidação dos resultados em um
único ambiente. A consolidação de informações será possível por meio da
utilização da IA IBM Watson para a classificação de dados, que permite a
integração de ambientes diferentes e proporciona à Advocacia a consolidação das
informações relevantes dos seus processos consultados, na sua agenda pessoal
on-line.
"A IBM
acredita que plataformas conversacionais, quando combinadas com soluções de
automação de processos, melhoram a experiência do cliente, principalmente com o
uso de IA (processamento de linguagem natural, reconhecimento de padrões e
análises), que é capaz de entender as intenções de um usuário, ou seja,
reconhece rapidamente o que uma pessoa pretende fazer e oferece respostas
rápidas que aceleram a produtividade e melhoram o nível de satisfação",
afirma Marcela Vairo, diretora da unidade de dados, AI Apps e Automação da IBM
Brasil.
De acordo com
o consultor do Sebrae São José do Rio Preto, Luciano Solimar Impastaro, "o
resultado será um serviço diferenciado e inovador à Advocacia, que trará
agilidade no atendimento e na busca de informações com impacto positivo na
prestação do serviço", destaca.
"A
PROA.AI tem em seu DNA a inovação. Utilizamos Inteligência Artificial IBM
Watson como princípio básico para entrega de excelência em assistentes virtuais
transacionais. O projeto da OAB SP é um orgulho para todos nós, ajudando na
transformação digital e agilidade no atendimento dos advogados. Em nossos projetos
aplicamos metodologia ágil e temos um time de sustentação dedicado e preparado
para acompanhar e treinar o assistente virtual, sempre seguindo a política de
segurança de tecnologia da OAB SP e aderente ao LGPD", comenta Rogério
Barreto, CEO da PROA.AI.
O IBM Watson Assistant é um serviço de IA que permite às empresas
construir e treinar seus assistentes virtuais para atender a uma ampla gama de
casos de uso. O IBM Institute for Business Value (IBV) divulgou uma pesquisa
recente sobre a adoção de tecnologia de agente virtual e identificou que, entre
os participantes, 54% já atingiu ou excedeu o retorno sobre investimento (ROI)
esperado para sua implementação¹.
Fontes
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