6 cuidados com os pets no verão
Imagem: Pixabay
O calor está chegando e para você que tem um animal de estimação, existem cuidados especiais para manter a saúde do seu pet em dia. Veja a seguir os principais cuidados com os pets no verão!
Você já deve ter notado que é preciso ter alguns cuidados com os pets no verão. Isso porque é uma época do ano em que a temperatura corporal dos animais pode subir muito, podendo causar alguns problemas neles.
Os pets não transpiram como os seres humanos e com isso possuem poucas glândulas sudoríparas em seu corpo. Para evitar alguns problemas de saúde e ajudá-los a controlar a temperatura do corpo, existem alguns cuidados que devemos ter com os pets durante o verão. Confira a seguir!
Como cuidar dos pets no verão
Existem diversos cuidados que devemos ter com os pets durante o verão para evitar alguns problemas de saúde neles. Se você já ouviu falar em hipertermia, saiba que esse é um dos principais problemas que podem aparecer durante o verão nos pets.
Isso acontece quando os pets são expostos ao calor excessivo, fazendo com que o processo para controlar a temperatura corporal seja feito com muita dificuldade, causando a hipertermia.
Os pets durante o verão podem não encontrar uma maneira eficaz de resfriarem seu corpo, ficando mais ofegantes e sobrecarregando os pulmões. Para evitar esses problemas, veja a seguir os cuidados com os pets na estação mais quente do ano que você como dono precisa ter.
1. Ofereça água para o seu cachorro à vontade
Uma das melhores opções para cuidar dos pets no verão é oferecer água à vontade. Se ficar ausente durante o dia, espalhe várias vasilhas com água fresca pela casa, para que ele consiga se manter hidratado.
Se você notar que o dia está muito quente, coloque algumas pedras de gelo dentro dos potes. Assim, a água ficará fresca por mais tempo.
2. Dê banho no seu cachorro com frequência
Outra dica essencial de cuidado com os pets nos dias quentes é mantê-los sempre limpos e tosados nessa época do ano. Nos dias frios, é bom que a frequência dos banhos seja diminuída, mas nos dias quentes, dê banho no seu pet pelo menos uma vez na semana.
Além disso, é muito importante que você use apenas produtos exclusivos para os pets, como sabonetes, shampoo e condicionador. Assim, você evita que eles tenham alguma alergia na pele.
Outra dica de cuidado com os pets nessa estação é mantê-los tosados. Assim, você evita que apareçam parasitas em suas peles por conta da umidade dos pelos.
3. Cuidado com os parasitas
Outro cuidado essencial que se deve ter com os pets no verão é se atentar ao aparecimento de parasitas em suas peles. Isso porque, durante essa época do ano, a pele dos pets fica mais úmida, sendo um ambiente propício para o aparecimento de pulgas e carrapatos.
Além disso, durante o verão, o verme do coração se transmite com muito mais facilidade, podendo ser fatal para o seu pet.
Deixe sempre os remédios do seu pet em dia, leve ele ao veterinário com frequência e se preferir, faça um plano de saúde para animais. Assim, você consegue fazer exames, ir ao médico e cuidar do seu pet com mais excelência.
4. Passeie com seu pet em horários propícios
Esse cuidado pode até ser repetitivo, mas vale lembrá-lo. Não leve o seu pet para passear em horários em que o sol está muito forte.
Isso porque, além de ser um horário ruim e causar muito calor, as patas deles podem queimar no chão quente. Prefira passear depois dos horário das 16h e dê preferências para lugares com gramas.
5. Não leve seu pet para lugares abafados
Outro cuidado essencial com os pets é evitar todos os lugares muito quentes e abafados. Isso porque, dependendo do lugar e do tempo que você permanecer nele, seu pet pode sentir calor em excesso, podendo levá-lo a óbito.
Sempre se atente para levá-los a lugares arejados, com pisos e gramas, por exemplo.
6. Prefira lugares pet-friendly
Esse cuidado você precisa ter não só durante o verão com o seu pet, mas em outras épocas do ano. Sempre que você for ao shopping ou se hospedar em algum hotel, prefira lugares que sejam pet-friendly.
Isso significa que eles aceitam o seu pet sem nenhum problema, oferecendo todo o conforto necessário. Se você tem algum animal em casa, leve em consideração esses cuidados com os pets na estação mais quente do ano.
Assim, você garante que o seu bichinho fique seguro e não sofra durante essa época.
Por: Jeniffer Elaina, do site PlanoDeSaude.net.
Nenhum comentário