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Brasil e América Latina se destacam na preferência de estudantes universitários por trabalho remoto

 Consultoria internacional identifica a percepção dos futuros profissionais sobre o home office e suas maiores preocupações

A Universum Global, consultoria especialista em Employer Branding em 50 países, revela em seu estudo “Talent Research 2021” que mais de 80% dos estudantes universitários do Brasil e da América Latina gostariam de atuar remotamente ao iniciar a carreira. Os valores são superiores à média encontrada em países da América do Norte, Europa e Ásia.

Realizada anualmente, a pesquisa contou com 31.330 estudantes, de 126 universidades brasileiras, que responderam ao questionário entre outubro de 2020 e maio de 2021, e mais de 200 mil estudantes ao redor do mundo. Entre áreas de destaque, foram ouvidos universitários cursando Administração, Engenharia, TI, Saúde/Medicina, Direito e Humanas.

No Brasil, 83% dos universitários afirmaram estar interessados em oportunidade de trabalho remoto. O número está alinhado com os obtidos em outros países da região, como Argentina (88%), México (86%), Colômbia (85%) e Chile (84%), superando a tendência observada em outros locais do mundo.

Prova disso, são os números da América do Norte, no Canadá (76%) e nos EUA (75%); e em partes da Europa e Ásia – Rússia (77%), Índia (71%) e Reino Unido (69%). Na contramão, somente 54% dos estudantes chineses disseram estar interessados em vagas de home office, e apenas 47% dos alemães, sendo que a maioria destes deseja atuar presencialmente (53%).

Preocupações

Mesmo com maioria dos universitários dando preferência ao trabalho remoto, algumas preocupações são inevitáveis. Entre as três mais recorrentes dos brasileiros, estão o receio de ficarem isolados dos colegas de trabalho e das possíveis perdas geradas pela falta de interação social (33%); a preferência do empregador pelo trabalho no escritório (32%); e um potencial de ganho menor atuando remotamente (26%).

O medo de ficarem isolados dos colegas também preocupa uma parte considerável dos latino-americanos, conforme apontam 41% dos argentinos e chilenos, 36% dos colombianos e 31% dos mexicanos. Entretanto, o maior receio no Chile, no México e na Colômbia é em relação ao onboarding, com destaque que 44% dos estudantes chilenos manifestam essa preocupação. Já nos EUA, o medo do isolamento e da falta de conexão social com os colegas é ainda mais expressivo, segundo avaliam 56% dos universitários americanos.

Sobre a Universum Global

A Universum Global é a especialista em Employer Branding mais reconhecida do mundo. Parte do StepStone Group e da família Axel Springer, sua diversificada equipe está fisicamente presente em mais de 20 países. Anualmente, a Universum trabalha com mais de 2.000 universidades, grupos de ex-alunos e organizações profissionais em 50 países. E assim, reúne percepções de estudantes e profissionais para aconselhar os empregadores sobre como atrair talentos que se adaptem à sua cultura e propósito. Por mais de 30 anos, a Universum tem sido a parceira de confiança de muitas das empresas mais conhecidas do mundo. Como resultado, os dados gerados, percepções e orientações moldaram o Employer Branding e ajudaram companhias de todo o mundo em seus esforços para atrair, recrutar e reter os talentos certos.

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