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Como trabalhar o conceito de marca?



Criar o conceito de uma marca se baseia na forma como ela será identificada pelo público e pelo mercado no geral. 

Neste sentido, é preciso estabelecer uma comunicação que carregue tudo aquilo que deseja ser evidenciado, por meio de um inicial reconhecimento.

Muitas pessoas acreditam que isso se atrela apenas à construção de um logotipo ou na forma como a marca conversa com seus clientes nas redes sociais e canais diversos.

No entanto, essa é uma forma de entender profundamente aquilo que o negócio de camisa para uniforme deseja entregar.

Sobretudo, o que a empresa entende de si, e precisa fazer com que o cliente entenda, tudo isso se baseia na exatidão entre demanda e oferta.

Neste sentido, vamos entender no texto a seguir as melhores formas de desenvolver um conceito de marca, entendendo mais sobre o que isso significa e quais seus benefícios.

O que é um conceito de marca?

O conceito de uma marca é determinado pelo que o consumidor entende do negócio ou qualquer pessoa que tenha algum tipo de contato com o que a empresa apresenta. 

Essa representação vai além de imagem e visual, incluindo a percepção da marca.

Podemos entender isso apenas olhando para um produto de qualquer empresa que tenhamos em casa, desde alimentos até aparelhos eletrônicos, como celulares.

O que a empresa nos oferece vai muito além de algo prático, ou até mesmo utilizável, como o caso de um objeto. 

Isso que é sentido pelo consumidor pode ser apresentado por uma fala, um jeito de se posicionar, a escolha de um nome e até mesmo elementos visuais.

É importante saber que esse termo é muito utilizado dentro do ramo do marketing, sobretudo para identificar aquilo que é falado sobre a marca, como sua reputação.

De que forma desenvolver esse conceito?

O desenvolvimento de um conceito de marca, como dito acima, envolve diferentes frentes dentro de uma empresa.

Sobretudo, um conhecimento daquilo que move seu trabalho, de forma como ela quer ser reconhecida e características de identificar seu cliente.

Neste sentido, preparamos nos tópicos a seguir alguns ensinamentos que podem te ajudar a estruturar o melhor conceito de marca possível para sua empresa.

  1. Saiba o propósito da sua empresa

O ponto de partida para a concepção de um conceito de marca é entender aquele que deve ser o maior propósito da sua atuação. 

Isso envolve não apenas os objetivos comerciais, mas sobretudo aqueles que vão moldar toda a sua empresa e atuação.

Por exemplo, algumas companhias focam em ser as mais baratas, enquanto outras têm como principal objetivo chegar em seu consumidor a partir da qualidade dos produtos.

Tudo isso vai influenciar para a forma como a empresa de limpeza de estofados atua, mas sobretudo para a forma como ela poderá criar toda a marca, que levará na imagem, no nome e até mesmo nas atitudes que coloca em prática o que determina sua atuação.

  1. Conheça seu público-alvo

Conhecer o público-alvo é uma obrigação para qualquer empresa. 

No entanto, em meio a formação de um conceito de marca esse entendimento pode ter influência sobre pontos que são essenciais em sua estrutura, trabalhando para entregar aquilo que o cliente deseja.

Por exemplo, se uma empresa de aluguel retroescavadeira tem como público-alvo arquitetos que focam em um tipo de construção sustentável, esse será um ponto essencial.

Afinal, a partir dessa determinação que parte do cliente, o negócio pode entender se faz parte de sua ideia de conceito, e de que maneira é possível inserir esse ponto dentro da empresa, seja por meio da comunicação ou até mesmo no logotipo do negócio.

  1. Crie uma persona

A partir da compreensão de quem é o público-alvo da sua empresa, é possível criar a persona, que pode ser compreendida como uma caracterização real e cada vez mais palpável de quem é aquele cliente ideal de um negócio de semijoias folheadas.

Alguns pontos podem auxiliar na construção da persona, como: gênero, idade, localização. 

No entanto, para conceber a imagem perfeita do cliente, é preciso ir além, com dados sobre:

  • Estilo de vida;

  • Profissão;

  • Vida conjugal;

  • Investimentos;

  • Forma de transporte.

Quanto mais detalhes for possível obter desse cliente perfeito, melhor será o recorte de público a ser direcionado dentro de uma empresa, o que ajuda, inclusive, na construção de um conceito de marca, sentido pela imagem e principalmente pelo posicionamento.

  1. Indique seu posicionamento

O posicionamento, como o próprio nome indica, é a forma da empresa saber se colocar diante daquilo que acredita, de como trabalha, mas sobretudo no que move sua atuação, reiterando a maneira como quer ser entendida por seus clientes e pelo mercado.

Um bom exemplo de posicionamento é em meio à determinação de um trabalho focado em gênero na empresa de adesivo personalizado, prezando pela igualdade de salários.

Essa é uma maneira do negócio dizer ao público aquilo que acredita, de que forma atua internamente e apoia causas externas, o que vai dizer mais sobre pontos que podem interessar o consumidor não apenas a comprar, mas a evidenciar a marca.

  1. Defina sua personalidade

A personalidade é um ponto importante, não apenas para as pessoas, mas também para as marcas. 

Para exemplificar esse ponto, é preciso olharmos para a maneira como algumas empresas podem ser entendidas pelo público, utilizando palavras que as identifiquem.

Por exemplo, um negócio de produtos para limpeza pode ser identificado como natural, festivo, inteligente, sustentável e altamente embasado em questões de meio ambiente.  

Isso tudo forma a percepção que será cada vez mais sentida no momento em que for construída uma imagem física, por exemplo, por meio da utilização de comunicação visual, como o caso de uma logo ou até mesmo das embalagens do produto vistas em lojas.

  1. Trabalhe na sua proposta

Pensando em todos os tópicos acima, é o momento de formar qual a proposta da sua empresa. 

De modo geral, essa é uma forma de unificar dentro de um tipo de direcionamento tudo o que você deseja repassar ao cliente, por meio de experiências com o que oferece.

Por exemplo, um negócio de conserto de portão pode desejar dentro da sua proposta passar uma segurança, ou até mesmo a confiança de um produto durável e bem feito.

Já uma marca de roupas pode ter o intuito de trabalhar a maneira como seu cliente se sente acolhido, identificado e bem cuidado pelas peças que são vendidas.

Sendo assim, a proposta segue baseada no que o valor da marca significa, especialmente, para quem a consome.

  1. Escolha um nome e uma identidade atrativa

O nome da sua empresa nem sempre pode representar aquilo que é necessário dentro de um conceito de marca.

Tendo em vista que nesse momento o ideal é trabalhar com pontos que fiquem fixados na mente do consumidor. Para isso, a melhor opção são os diminutivos.

Outra questão necessária dentro dessa ocasião é criar a imagem da marca, por meio de sua própria identidade visual, que pode ser inserida em cartão de visita fisioterapia.

A escolha das cores, dos elementos, formas e formatos e até mesmo das imagens que incorporam essa escolha vão ter um tipo de impacto na mente do consumidor, o que faz com que sejam bem determinadas pelos profissionais envolvidos nessa proposta.

Quais as vantagens desse conceito para empresas?

Com tantas marcas no mercado, e concorrentes em todas as áreas, se fazer entender pelo seu cliente e ser considerada uma marca interessante para o que ele demanda e acredita se faz extremamente necessário para a sobrevivência desse negócio.

Ainda assim, podemos citar como um importante benefício desse trabalho a valorização no mercado, e também a criação de um valor e uma identidade que fica estampada para todos.

Muitas das empresas amplamente reconhecidas, de sucesso e que são considerados negócios estáveis formaram um conceito de marca ao longo de anos, e hoje colhem os frutos desse trabalho, tendo clientes fiéis e cada vez mais interessados em seus produtos. 

Dessa forma, podemos ver que empresas que trabalham nessa criação certamente poderão ser muito mais enfáticas com suas comunicações e objetivos de venda.

Considerações finais 

O conceito de marca levanta tudo aquilo que pode ser visto sobre uma empresa, a partir do olhar de um consumidor. 

Dependendo da adequação que o negócio tiver em relação às demandas do mercado e do cliente, essa pode ser uma forma interessante de obter valor.

Para isso, é preciso reconhecer e identificar as necessidades e vontades da empresa, bem como aquilo que importa para um cliente, principalmente, em relação à proposta que a empresa apresenta, sendo ela similar ao que ele entende como importante.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos. 

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