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Diante da crise hídrica e aumento de preços, dispara busca pelo serviço de energia limpa compartilhada da Metha Energia

Fornecendo energia limpa com até 15% de redução na conta de luz, startup espera atender todas as regiões do Estado e atingir mais de 130 mil clientes até o fim de 2021

As consequências da escassez hídrica provocam sucessivos aumentos no preço da conta de luz. A alta ocorre no momento em que a inflação de outros serviços e produtos essenciais também pressionam o orçamento das famílias brasileiras. Mais do que economizar reduzindo consumo, a população está buscando novas soluções para cortar gastos. 

A expansão da Metha Energia (www.methaenergia.com.br), startup do setor de geração distribuída, é uma prova disso. Ao longo deste ano, entre janeiro e setembro, a empresa viu a quantidade de cadastrados em sua plataforma subir 155%, superando 75 mil residências. O número de cidades atendidas passou de 250 para 320. Para atendê-los, adicionou 11 usinas em seu sistema, somando hoje 27. 

Na hora que o bolso aperta, aumenta também a procura pelo desconto oferecido pela Metha. “Em todos os momentos em que existe algum aumento no custo da energia, a curva de procura pelo serviço da Metha também cresce”, conta Victor Soares, sócio-fundador e CEO da Metha Energia. “As pessoas começam a buscar maneiras de economizar, afinal de contas ninguém quer gastar mais, e descobrem que, com a Metha, economizar e consumir uma energia mais limpa pode ser muito mais fácil.”

Por que a população está buscando o serviço de energia compartilhada da Metha para reduzir despesas? É que a Metha desenvolveu uma plataforma virtual que conecta usinas de energia limpa (solar, biogás e pequenas centrais hidrelétricas) a seus clientes, os consumidores residenciais. Assim, não é preciso fazer nenhum tipo de obra ou alteração na instalação elétrica: basta se cadastrar no site e o serviço passa a destinar créditos de energia limpa para a instalação do cliente, oferecendo descontos de até 15% no valor da energia consumida. Nessa operação, todos ganham: o produtor de energia, o cliente, a empresa e o meio ambiente. 

Não há nenhuma alteração no abastecimento de energia, que continua sendo feito pela concessionária local. O que muda é que o cliente passa a pagar apenas o boleto da Metha, que substitui a conta de luz, é mais fácil de entender e sempre vem com desconto. Todo o serviço é 100% digital, desde o cadastro até o recebimento das faturas, e regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). 

A servidora pública Vilma Santos é cliente do serviço há dois anos e notou a diferença na economia desde o primeiro mês: “Eu considero a Metha extremamente confiável, é uma alternativa para usar energia sustentável, com um custo mais baixo e com segurança. No começo eu fiquei um pouco receosa, porque achei a oferta muito incrível pra ser verdade. Mas já no primeiro mês que recebi a conta eu vi a diferença, e desde então são dois anos assim, usando, economizando e gostando.”

Cliente da Metha desde 2019, a empresária Gemile Ferrara celebra a economia proporcionada pela empresa: “Eu sou cliente desde outubro de 2019. No ano que eu me cadastrei, economizei cerca de R$ 500, e no último ano economizei mais ou menos R$ 800. Ou seja, em quase dois anos como cliente, já poupei R$ 1300 só na conta de luz. O boleto da Metha é fantástico, vem o que você gastou e quanto já economizou, é bem bacana para acompanhar.”

Até o fim de 2021, a Metha Energia pretende alcançar mais de 130 mil cadastros e distribuir energia para todas as regiões de Minas. Depois disso, pretende alcançar novos Estados, no Sudeste e no Nordeste.

“Queremos mudar a forma como o brasileiro se relaciona com o consumo de energia. Em vários países, a distribuição descentralizada de energia é de conhecimento geral e amplamente utilizada. Mas aqui no Brasil esse modelo ainda causa estranhamento, as pessoas não têm conhecimento sobre o sistema elétrico e o que exatamente pagam. Oferecendo toda a informação disponível de forma simples, estamos transformando as pessoas em protagonistas do próprio consumo”, disse o cofundador e CEO da Metha Energia.

Sobre os aumentos do preço da energia elétrica - A conta de luz sofreu reajuste de 16,07% neste ano. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou a criação da Bandeira "Escassez Hídrica", que encarece a conta de luz em R$ 14,20 a cada 100 kWh consumidos. A nova bandeira estará em vigor a partir de setembro e deve se estender até abril de 2022.

Saiba mais sobre Geração Distribuída aqui: https://www.aneel.gov.br/geracao-distribuida

Sobre a Metha Energia - A Metha surgiu para revolucionar o setor elétrico no Brasil. A empresa mineira, fundada em 2018, criou um modelo pioneiro de atuação no sistema de geração distribuída para o mercado B2C, conectando produtores de energia limpa ao consumidor final. Na prática, a Metha criou um serviço de energia 100% digital que proporciona até 15% de desconto na conta de luz de seus clientes. Mais de 75 mil pessoas já se cadastraram na plataforma e economizaram mais de R$ 2,5 milhões na conta de luz com a Metha Energia. Mais informações: hwww.methaenergia.com.br

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