Espetinhos Mimi desenvolve novo modelo de franquia
Com mais de 50 anos de história, empresa criadora do churrasco no espeto, expande rede de franquias, incrementa e-commerce e desenvolve marcas para empresas
A Espetinhos Mimi, marca criada em 1967
e famosa por ter reinventado a maneira de se fazer churrasco – no espetinho -,
está retomando sua expansão por franquias e, para isso, desenvolveu um novo
modelo de loja. O novo formato, a partir de 7 metros quadrados em um box
modular replicável, é o que se chama “chave na mão”. Tem investimento inicial a
partir de R$ 185 mil e entrega em até 90 dias. A meta da Espetinhos Mimi é
inaugurar 30 operações modulares box em 12 meses. O foco da expansão, por
enquanto, é a capital paulista e a Grande São Paulo.
Para abastecer as lojas, a Espetinhos
Mimi desenvolveu um outro modelo de negócio chamado Dark Store. Renato
Palhares, diretor de expansão da empresa, explica que a Dark Store terá sob sua
gestão 220 lojas box modular e dará todo o suporte operacional e logístico para
o franqueado. “Nesse modelo o abastecimento é constante e o relacionamento com
o franqueado se mantém próximo, para ver as dores do franqueado diariamente,
para não acumular. É assim que a gente pode fazer a diferença na vida do
empreendedor”, afirma.
Nesse cenário de desenvolvimento, a
Espetinhos Mimi busca dois perfis de investidores. Um deles é o franqueado
interessado em adquirir uma loja ou box. Nesse caso, é importante que o
empreendedor atue na operação e esteja no dia a dia. O outro perfil é o máster
franqueado ou desenvolvedor de área, que com um investimento maior e uma ampla
capacidade administrativa adquire uma Dark Store e a possibilidade de operar
algumas lojas contêiner na mesma região ou de oferecê-las a outros franqueados.
O investimento inicial na Dark Store é analisado caso a caso.
Mais de 50 anos de história
Com DNA industrial, no começo de sua
trajetória, a Espetinhos Mimi reinventou o jeito de fazer churrasco para facilitar
a logística dos eventos – seja uma pequena festa familiar ou a confraternização
de uma empresa para centenas de funcionários.
Com o passar do tempo, além de fabricar
os espetinhos e fornecê-los para eventos, a Espetinhos Mimi passou a produzir
também para o segmento de marca própria, e hoje é responsável pelos espetinhos
de grandes redes varejistas.
Depois, em 1988, veio a presença no
varejo, com lojas próprias e franqueadas. Hoje, a Espetinhos Mimi tem 15 pontos
de venda, sendo dois próprios, um em Campinas, no interior de São Paulo, e
outro em Osasco, no entorno da capital. A fábrica, uma planta industrial de
1200 metros quadrados, está localizada em Indaiatuba, também no estado
paulista.
O mais novo passo da marca, além dos
novos modelos de franquia, é a construção de seu e-commerce. A nova loja
virtual conta com uma plataforma robusta desenvolvida pela Vtex, que está por
trás de mais de 2,5 mil sites de comércio eletrônico, e inclui a rede de
franquias na operação.
“Somos uma empresa com décadas de mercado
e já passamos por muitos planos econômicos e crises. As situações adversas
fizeram da Mimi uma marca consolidada e experimentada”, comenta Palhares. “Mas
esta pandemia foi um dos piores cenários para o nosso negócio, porque mexeu no
segmento de festas e eventos, que sempre foi de grande relevância para a marca.
Ao mesmo tempo, fortaleceu o varejo, porque o cliente continuou comprando nas
redes de supermercado, onde também estamos presentes com as marcas próprias. E,
além disso, aprendemos a trabalhar com o e-commerce.”
A Mimi investiu cerca de R$ 500 mil no
e-commerce no último ano e se aproximou do iFood em uma parceria inédita para
alavancar as vendas de suas lojas próprias e franqueadas.
FICHA TÉCNICA ESPETINHOS MIMI
Fundação: 1967
Início no franchising: 1988
É associado ABF: sim ou não
Investimento total aproximado: a partir
R$ 185 mil
Taxa de franquia: R$ 30 mil
Capital de giro: R$ 15 mil
Royalties: 6% sobre o faturamento bruto
Fundo de propaganda: 2% sobre o
faturamento bruto
Área mínima de uma unidade: 10m²
Número mínimo de pessoas na operação:
Faturamento médio mensal: R$ 80 mil
Taxa de lucratividade: de 12% a 15%
Prazo de retorno do investimento: de 22
a 24 meses
Site: espetinhosmimi.com.br/franquias
Sobre a Espetinhos Mimi
Marca criada em 1967 que reinventou o
jeito de se fazer churrasco. Em 1988 foi além do setor de festas e eventos e
entrou no varejo, com lojas próprias e franqueadas. Atualmente, tem 15 pontos
de venda.
Nenhum comentário