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FAMBRAS lança oitava edição do gibi Khalil para refletir sobre o desperdício de alimentos

Primeira HQ feita no Brasil que fala sobre o Islam é destinada a crianças e pré-adolescentes. A cada edição, mostra, com muita leveza e ajuda dos personagens, um tema que suscita reflexão e muito aprendizado

Khalil: primeira HQ brasileira que fala sobre o Islam
Divulgação FAMBRAS

São Paulo, 27 de outubro de 2021 – No mês em que se comemora o Dia Mundial da Alimentação, a Federação das Associações Muçulmanas do Brasil – FAMBRAS, em parceria com o Instituto BRF, lançou a oitava edição do gibi “Khalil” – a primeira história em quadrinhos que fala sobre o Islam. O tema da edição é urgente, especialmente no momento atual: a importância de evitar o desperdício de alimentos.

De acordo com dados da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), aproximadamente um terço do volume total de alimento produzido no mundo é perdido ou desperdiçado. Desse volume, mais de 900 milhões de toneladas estão atreladas diretamente a ações de desperdício, ou seja, alimentos que ainda têm valor são intencionalmente descartados no varejo e em restaurantes e residências.  O desperdício dentro de casa representa 61% desse volume.  O Brasil aparece na lista da FAO dos 10 países que mais desperdiçam comida no mundo: estima-se que cada brasileiro joga fora cerca de 40 Kg de alimentos por ano.

O objetivo da parceria para lançamento do gibi é estimular a reflexão sobre o desperdício de alimentos em tempos de tanta escassez, ensinando medidas práticas para evitar este problema dentro de casa. “A parceria com o Instituto BRF foi fundamental para preparamos um conteúdo de qualidade, que nos ajudará a disseminar um conceito de extrema relevância”, avalia o vice-presidente da FAMBRAS, Ali Zoghbi. “Além disso, ambas as instituições – a Federação e o Instituto BRF - têm muita sinergia: dedicam-se a iniciativas cidadãs visando ao desenvolvimento de comunidades”.

O Instituto BRF tem como missão levar vida melhor para as comunidades com atuação onde a Companhia está presente, apoiando projetos com foco nos pilares de Educação, Alimento e Desenvolvimento Comunitário. “Entender o alimento em toda sua potência nos revela a importância de ações e hábitos diários que contribuem para que o desperdício de alimentos seja uma realidade cada vez mais distante”, diz Grazielle Parenti, diretora presidente do Instituto BRF e vice-presidente global Relações Institucionais e Sustentabilidade da BRF. “Ver Khalil e seus amigos mergulharem nos conteúdos sobre os impactos do desperdício e alternativas para encontrar soluções para esse desafio reforça em nós, do Instituto, a importância de ações de educação e conscientização para o tema”.

Khalil – Khalil é um pré-adolescente brasileiro que adora estar com os amigos em grandes aventuras. Nestas ocasiões, sempre que tem oportunidade, fala sobre sua religião. O gibi batizado com seu nome, primeiro HQ nacional que fala sobre a religião islâmica, foi o caminho adotado pela FAMBRAS para combater estereótipos, preconceito e desinformação sobre o Islam junto a crianças e pré-adolescentes.

Mais de 50 mil exemplares já foram distribuídos desde o lançamento da publicação, que é traduzida para o árabe e o inglês. O gibi também é disponibilizado de forma on-line pelo link https://www.fambras.org.br/gibis-gratis .

Na produção do “Khalil”, além da equipe de comunicação da FAMBRAS, são destaques o talento do roteirista Gian Danton e dos desenhistas Eunuquis Aguiar e Malika Dahil – a primeira marroquina a publicar HQ na Europa. Recentemente, o casal foi indicado em três categorias no prêmio HQ Mix, o “Oscar dos Quadrinhos”, por um trabalho autoral.

 

Sobre a FAMBRAS e FAMBRAS Halal

Fundada em 1979, a Federação das Associações Muçulmanas do Brasil – FAMBRAS é uma referência em se tratando do Islam no Brasil – uma religião que conta com 1,9 bilhão de fiéis no mundo de acordo com dados do Instituto Pew Research Center.

A FAMBRAS atua nos âmbitos religioso, social, cultural, econômico e diplomático por meio de projetos educacionais, culturais e assistenciais - tanto em benefício dos muçulmanos como de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Outra missão é combater o preconceito aos muçulmanos por meio da informação.

O trabalho da Federação conta com o apoio da FAMBRAS Halal - a primeira instituição certificadora Halal do Brasil, em operação desde 1979. A certificadora é líder de mercado e realiza auditorias, abate, inspeção, supervisão de produtos e implantação do Sistema de Garantia Halal junto a indústrias e frigoríficos interessados em comercializar seus produtos especialmente para os países islâmicos.  Trata-se de um mercado crescente que, com base no Relatório do Estado da Economia Islâmica Global 2020/21, aponta que os gastos muçulmanos devem chegar a US$ 2,4 trilhões até 2024.

Sobre o Instituto BRF

Fundado em 2012 pela BRF, uma das maiores empresas de alimentos do mundo, o Instituto BRF é uma associação privada para direcionar de forma estratégica os investimentos sociais da Companhia. O objetivo é dar suporte às iniciativas cidadãs que contribuem para o desenvolvimento das comunidades localmente. Desde a sua criação, por meio das ações de voluntariado e projetos de investimento direto, o Instituto BRF já impactou mais de meio milhão pessoas, mobilizou 28.500 voluntários e realizou mais de 2 mil ações sociais em 60 cidades ao redor do país.

Sobre a BRF

Uma das maiores empresas de alimentos do mundo, a BRF está presente em mais de 117 países e é dona de marcas icônicas como Sadia, Perdigão e Qualy. Seu propósito é oferecer alimentos de qualidade cada vez mais saborosos e práticos, para pessoas e seus pets em todo o mundo, por meio da gestão sustentável de uma cadeia viva, longa e complexa, que proporciona vida melhor a todos, do campo à mesa. Pautada pelos compromissos fundamentais de segurança, qualidade e integridade, a Companhia baseia sua estratégia em uma visão de longo prazo e visa gerar valor para seus mais de 100 mil colaboradores no mundo, mais de 350 mil clientes e aproximadamente 10 mil integrados no Brasil, todos os seus acionistas e para a sociedade.

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