Lojas físicas de produtos sem estoques são opção mais econômica para investidores
Com uma preocupação a menos, empresário não imobiliza capital e pode focar em ações que vão gerar mais resultados
Loja sem estoque físico da SleepHouse Divulgação |
São tantas as variáveis
que requerem a atenção de um empreendedor, que
qualquer custo ou responsabilidade a
menos propicia mais recursos e tempo para dedicar-se
às vendas e à busca de resultados.
Um exemplo prático são
os estoques. Preocupação comum para quem trabalha com o comércio
de bens, eles exigem um grande
investimento logo no início do negócio, em um momento em
que o empreendedor precisa arcar
com diversos outros custos como reformas,
mobiliário, marketing e taxas. Além disso, os
estoques exigem uma atenção
constante com relação a reposição de itens, prazo de validade, realização
de compras e armazenamento apropriado e seguro.
Mas saiba que é
possível empreender no varejo físico sem precisar se preocupar
com estoque. Confira três empresas que
são franqueadoras e operam nesse formato.
Sleep House
A Sleep House atende a um
público consumidor variado e oferece 40 modelos de colchões de oito
marcas internacionais, com diferentes preços, padrões e níveis de
conforto. São três modelos de lojas franqueadas, com perfis diferentes de
acordo com o ponto comercial onde a unidade será instalada, e com
um mix de produtos que varia, adequando-se ao perfil
do público na respectiva região.
O investimento inicial para a
abertura de uma unidade fica entre R$ 150 mil e R$ 300 mil,
com faturamento médio entre R$ 80 mil e R$ 300 mil. Para a operação,
as lojas exigem capital de giro reduzido, uma vez que os franqueados não
necessitam de estoques. A remessa dos produtos se dá a partir dos centros de
distribuição da franqueadora, em um prazo de até 72 horas — em alguns
locais, com a possibilidade de entrega em 24 ou 48 horas.
Investimento inicial: a partir de R$ 150 mil; Capital de giro: a
partir de R$ 50 mil; Taxa
de franquia: R$ 40 mil; Retorno estimado: 18 a 24 meses; Lucratividade: 8% a
12%; Funcionários: 2
a 5; Taxa de
royalties sobre compras: 8%; Taxa de publicidade
sobre faturamento: 1%.
Abc da Construção
A Abcdaconstrução é referência
em acabamentos, com mais de 60 anos de mercado e lojas nos estados de MG,
RJ, SP e ES. Com um investimento de R$ 200 mil, a marca pode chegar a
cidades que não comportam uma megaestrutura.
Contam com um sistema de logística que
se compromete a entregar o material escolhido no endereço do cliente em até 48
horas, eliminando a necessidade de estoque ao franqueado. Além disso, a
marca oferece uma baixa taxa de royalties e não cobra taxa de
publicidade sobre compras.
Investimento inicial: R$ 200 mil; Capital de giro: R$
20 mil; Taxa de
franquia: R$ 30 mil a R$ 50 mil; Retorno estimado: 18 a 30 meses; Lucratividade: 7 a
11%; Funcionários: 2 a
4; Taxa de royalties
sobre compras: 3%; Taxa de publicidade sobre compras: 0.
Nenhum comentário