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O que é growth hacking?


 

De acordo com o próprio criador do growth hacking, ele se refere a um marketing orientado a experimentos, o qual visa identificar oportunidades para alcançar resultados rápidos para o desenvolvimento e crescimento da marca. 

Esse conceito é cada vez mais comum no mercado de trabalho, uma vez que o grande objetivo das empresas é crescer e ganhar destaque, principalmente, no que se refere às iniciantes, além do fato de ser extremamente eficiente. 

Qual a definição do growth hacking?

Basicamente, ele se refere a um novo jeito de implementar estratégias de marketing objetivando o crescimento significativo e em um curto período de tempo, por meio da análise das suas características críticas. 

Para isso, são realizados diversos experimentos que contam com a elaboração de hipóteses, tentativa de comprovação, realização de testes, e por fim, a definição de brechas ou chances de crescimento com mais inteligência e mais rápido. 

Essas características críticas citadas são os pontos responsáveis por orientar a realização do growth hacking, analisados através dos KPIs relacionados ao sucesso, entre eles o tráfego, os usuários interessados e as vendas em si. 

Isto é, uma empresa de instalação de piso elevado com ardosia irá analisar o seu tráfego, utilizando o growth hacking para transformar esse número em experimentos que sejam capazes de aumentar a quantidade de visitantes atraídos ao site de forma eficiente. 

É preciso destacar que essa análise de KPIs depende especificamente de cada empresa e do que ela considera como o sucesso, uma vez que eles irão variar de acordo com o investimento aplicado e os seus objetivos finais. 

Por exemplo, se uma Empresa de entrega expressa deseja melhorar o relacionamento com o cliente, ele precisa analisar a satisfação dos compradores, não o número de acessos ao seu site, uma vez que uma loja de roupas pode ser o contrário. 

Nesse contexto, torna-se essencial realizar uma análise completa dos seus objetivos e indicadores de rendimento, para que o planejamento ocorra de acordo com as necessidades e desejos, sem fugir do caminho esperado. 

Portanto, a grande diferença entre o marketing digital tradicional e o growth hacking está na necessidade de realizar todos os seus processos gastando menos tempo e recursos, além do foco que ele estabelece na análise dos KPIs, mirando nos seus objetivos. 

Isto é, um fornecedor de roupas femininas que utiliza o growth hacking consegue cumprir suas atividades focadas em alcançar o seu objetivo desejado, ao mesmo tempo que otimiza o trabalho e garante rapidez.

Contudo, é fundamental a compreensão de que, para essa estratégia funcionar, ela precisa ser implementada da forma correta, seguindo determinados padrões de qualidade e etapas, através da automação e determinação de times preparados. 

Lembrando que todos esses processos devem ser realizados através dos experimentos, visando a validação das hipóteses criadas. Esse processo pode ser dividido em 4 partes fundamentais. 

A primeira é o estabelecimento do objetivo, ou seja, a criação objetiva de qual será o objetivo dessa estratégia para a empresa, de acordo com seus desejos e necessidades.

A segunda parte se refere às hipóteses, processo no qual é preciso levantar hipótese a partir da intuição e conhecimento geral sobre as atividades por parte dos profissionais. 

A próxima etapa é a da realização dos experimentos, em que se deve fazer diferentes testes para comprovar a eficácia da hipótese criada anteriormente. 

Por fim, é o recurso chamado de ferramentas, em que a empresa precisará usufruir de diferentes ferramentas de teste, análise e automação. 

Quais os motivos para utilizá-lo?

Logo, como há conhecimento mais aprofundado sobre as características dessa estratégia em geral, é importante entender por quais motivos é importante para uma empresa implementá-la com qualidade.

Método se tornando tendência

O primeiro motivo é que as estratégias do marketing tradicional estão ficando ultrapassadas e sendo muito questionadas nos dias atuais, o que exige das empresas a implementação de recursos eficientes e que se adequem à nova realidade. 

Quando são utilizadas as formas mais antigas, a empresa entra em contato com uma plataforma de comunicação, analisa os custos para o anúncio e a compatibilidade com os seus consumidores, para, enfim, contratar esse serviço. 

Contudo, o problema surge uma vez que não é totalmente certo que ela funcionará ou será efetiva de acordo com o público definido ou que o retorno seja suficiente. 

Sendo assim, não existe garantia completa, podendo causar diversos prejuízos e danos caros. 

Um exemplo disso é uma loja de ribbon colors que, quando cria uma nova campanha sobre um produto novo, ela gasta uma grande quantidade de recursos financeiros e de tempo para esse desenvolvimento, com a possibilidade de falhar e perder tudo isso. 

Além disso, ela exige maior foco em conseguir convencer os consumidores, os quais mudaram o seu comportamento e passaram a ter maior dificuldade para confiar nas marcas, utilizando a internet como um canal de comunicação de críticas, causando males. 

Sendo assim, apostar no growth hacking tornou-se uma opção muito mais viável para o desenvolvimento das negócios, a partir da busca por novos mecanismos de alcançar resultados de qualidade. 

Portanto, em outras palavras, essa estratégia surgiu como uma forma de garantir maior segurança às empresas que desejam chegar a um alto ponto de crescimento, por meio dos experimentos e do acompanhamento dos dados com certa antecedência. 

Isso devido ao fato de as estratégias definidas só serem adotadas quando a hipótese for comprovada eficiente através dos experimentos. 

Por exemplo, se uma loja de móveis deseja investir no anúncio do seu armário escritório preto, com o growth hacking, só será realizado se, a partir de testes, seja comprovado que será algo realmente efetivo para a empresa alcançar seus resultados. 

Ter um gasto menor

A utilização dessa forma de estratégia também tem um custo menor para a implementação, uma vez que há menos gastos com estratégias que não seriam eficientes e há uma diminuição do tempo de implementação dele, ou seja, menos tempo gastando.

Isso porque, por exemplo, se um pet shop insiste em vender gatos, mas possui maior venda da raça lulu da pomerania anão, ela irá passar mais tempo investindo em algo com baixo retorno, sendo um fator não possível com o growth hacking. 

Cancelamento da hierarquia

Em muitas empresas é claro perceber a existência de uma hierarquia para acontecimento de decisões sobre projetos ou escolhas pontuais sobre coisas que aconteceram, o que demanda muito tempo para ser concluído. 

A partir do momento que ela implementa a estratégia analisada neste artigo, ela é capaz de diminuir o tempo para essa tomada de decisões, já que não é necessário passar por diversos colaboradores até tomar uma decisão final. 

Como consequência, os funcionários acabam ficando encarregados de atividades com maior independência e autonomia, pois, assim que chega um problema ou situação até ele, o próprio consegue cumprir por si só.

Dessa maneira, torna-se possível aumentar a animação e satisfação desses envolvidos, devido ao fato de realmente se envolverem com o que fazem, sem serem obrigados a reportar toda vez que algo diferente acontecer. 

Sendo assim, há também um aumento da produtividade geral da equipe, uma vez que o aumento da empolgação faz com que os seus colaboradores gostem mais de estar trabalhando, aumentando a sua produção. 

Por exemplo, se em uma fábrica produtora de uniforme de garçom os costureiros se sentirem mais confortáveis em estar no trabalho, eles se sentirão mais produtivos e aumentarão a eficiência do trabalho. 

Trabalho mais dinâmico

Quando diversas teorias são testadas para tentar comprovar sua eficiência e qualidade, os colaboradores experienciam um trabalho mais dinâmico, em que os dias são passados testando coisas diferentes.

Isso pode ser muito eficiente para estimulá-los, uma vez que nunca se sabe se a nova hipótese irá funcionar ou não, o que garante a possibilidade de estimular mais o trabalho dos envolvidos e engajá-los no alcance dos objetivos. 

Por exemplo, se um trabalhador de uma empresa de Lona de PVC chega ao trabalho para testar uma nova estratégia, será um trabalho totalmente diferente do dia anterior, deixando-o mais dinâmico e interessante. 

Como ele pode impactar positivamente?

Dessa maneira, como já há conhecimento profundo sobre as formas de aplicá-lo e sua importância, é interessante destacar de que formas o growth hacking pode impactar positivamente as empresas, como:

  • Baixo custo para manutenção e fidelização dos clientes;

  • Direcionamento das estratégias;

  • Possibilidade de melhoria contínua;

  • Maior facilidade para identificar oportunidades;

  • Diminuição dos gastos desnecessários;

  • Mudança na cultura interna.

Logo, o growth hacking se torna uma forma de garantir diversos benefícios significativos para as empresas que o implementam corretamente e se dedicarem para tal. 

Conclusão

Em suma, o growth hacking tornou-se uma ferramenta muito efetiva para ajudar as empresas a crescerem de forma rápida e eficiente. 

Contudo, é preciso destacar que é necessário conhecer mais sobre ela antes da implementação, para que os resultados alcançados sejam os desejados, como as informações contidas neste artigo. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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