O que são mídias offline?
A mídia offline, ao contrário do que algumas pessoas pensam, não deixou de ser importante para as empresas.
Nós sabemos que com a chegada da internet, a maneira como as marcas divulgam seus produtos e serviços mudou muito.
As estratégias de marketing digital estão em alta e se tornaram a principal forma de divulgar soluções, mas os consumidores também acessam outros veículos de comunicação fora da web.
É importante estar presente em todos esses canais, pois é dessa forma que conseguimos atingir o maior número possível de pessoas.
Portanto, assim como no caso das estratégias online, a mídia offline também tem suas vantagens.
O papel das empresas é descobrir em quais canais fora da internet o seu público consome informação, para assim escolher as melhores práticas para os negócios.
Entretanto, mesmo sendo muito importante, alguns gestores têm dúvidas sobre as diferenças entre mídia online e mídia offline.
O primeiro passo para fazer boas campanhas é entender o conceito de cada uma delas.
Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o conceito de mídias offline, por que vale a pena utilizá-la e quais são as vantagens trazidas por seus canais.
Entendendo o conceito por trás de mídia offline
Como falamos anteriormente, existe a mídia online e a mídia offline. A mídia online diz respeito às estratégias feitas pela internet, enquanto a mídia offline é a mais tradicional.
Ela é formada por ferramentas que têm a missão de promover produtos e serviços dos mais variados tipos, como equipamento de iluminação.
Dentre os principais recursos da mídia offline, temos:
Propagandas na TV;
Anúncios no rádio;
Outdoor;
Panfletagem.
Outras estratégias muito utilizadas são as ações nos pontos de venda, participação em eventos, distribuição de folders, anúncios em jornais e revistas, envio de mala direta, dentre outros.
Por muitos anos, o marketing offline foi o único meio de divulgar marcas, produtos e serviços, e mesmo depois da expansão da internet, suas ações continuam sendo empregadas pelas organizações.
O ponto-chave de suas ações é a criatividade para criar ações midiáticas, desde a embalagem do produto até uma propaganda na TV.
Assim como no caso das estratégias online, é muito importante investir em canais fora da web.
Importância da mídia offline
Toda empresa precisa incluir em suas estratégias de divulgação, as práticas nos canais offline. Por meio delas, a organização consegue um contato mais pessoal com o seu público.
Isso acontece porque na mídia offline não temos como distribuir cartões de visita e nem estar presentes em eventos.
Estratégias como e-mail marketing são muito importantes, mas são mais distantes e frias do que um contato próximo com o consumidor.
Apesar de as pessoas fazerem tudo pela internet, elas continuam gostando de um tratamento mais pessoal e personalizado.
É muito diferente, por exemplo, conversar pessoalmente com um arquiteto sobre um projeto casa moderna, do que apenas visualizar os escopos em um e-mail.
A maioria das pessoas utiliza a internet todos os dias, mas não podemos nos esquecer do público que não tem esse hábito, como no caso dos idosos.
Por meio da mídia offline é possível impactar todo tipo de perfil, consequentemente, sua empresa será vista tanto por aqueles que utilizam a internet frequentemente quanto pelas pessoas que não têm esse hábito.
Essas ações também são muito importantes para que o seu negócio atraia novas pessoas, pois o uso de banners e materiais impressos são mais atraentes do que as propagandas virtuais.
Por meio do marketing offline, a companhia também tem a chance de participar de eventos, como feiras e exposições, que reúnem pessoas altamente interessadas nos produtos e serviços oferecidos.
Pontos positivos do marketing offline
Muitas empresas, como um martelinho de ouro pequenos amassados, investem frequentemente nas estratégias online, por essa razão, elas estão tão difundidas que parecem ser a única maneira de alcançar o público.
Entretanto, como estamos vendo ao longo deste conteúdo, as estratégias offline continuam sendo importantes, e elas trazem uma série de vantagens para os negócios, como:
Constrói um relacionamento próximo
Uma das práticas mais comuns do marketing offline são os eventos, e neles as empresas distribuem materiais, como panfletos e flyers.
Para divulgar sua participação nesses eventos, elas utilizam as mídias offline, como rádio e TV. A participação nesses eventos também garante um contato direto com os consumidores.
A partir disso, é possível criar um relacionamento próximo, e descobrir um pouco mais sobre os desejos e necessidades dessas pessoas.
Contribui para a elevação da credibilidade da marca
Qualquer empresa, como um fabricante de copos personalizados, pode anunciar na internet, mas a partir do momento em que ele anuncia nos canais tradicionais, consegue transmitir mais credibilidade para os consumidores.
Uma das principais desvantagens da internet é o crescimento das fake news, o que coloca em xeque a índole de muitas organizações.
Entretanto, se você está ao lado de veículos de comunicação tradicionais e nos quais as pessoas confiam, também mostra que a sua empresa é de confiança. Como consequência, a companhia consegue fortalecer sua marca.
Mais alcance
As mídias offline possuem um grande alcance, mesmo tendo em vista o quanto a internet é difundida e utilizada pelas pessoas.
No entanto, o Brasil é um país onde muitas pessoas ainda não possuem acesso diário aos canais digitais, então, assim como no caso dos idosos, eles precisam ser impactados por outros tipos de veículos.
É dessa forma que esses consumidores têm acesso a novidades e informações referentes ao preço de diferentes produtos e serviços, como cesta básica completa.
Como utilizar a mídia offline
Assim como no caso das estratégias de marketing digital, para trabalhar com as mídias offline, é necessário fazer um planejamento.
Você precisa definir seus objetivos para que encontre as melhores ações e consiga impactar o público certo. Para isso, é necessário organizar o planejamento da seguinte forma:
Criar a persona do negócio
A persona é definida como uma figura semi fictícia, que tem o papel de representar o perfil de cliente ideal da marca.
Ao defini-la, você saberá com quem vai conversar e quais são suas necessidades e desejos.
Todas as ações de marketing devem ser orientadas para esse perfil, o que te ajuda a escolher a melhor linguagem, o tipo de canal que vai utilizar, dentre outras práticas.
Estabelecer o foco principal da campanha
Uma clínica de criolipólise nos flancos, ao investir nas mídias offline, deve determinar o seu objetivo, pois isso é tão importante quanto no caso de qualquer outra estratégia.
Ao definir um objetivo, fica muito mais fácil definir quais estratégias serão colocadas em prática, montar uma equipe e identificar possíveis problemas durante a realização das campanhas. Também é dessa forma que você calcula o retorno sobre os investimentos.
Ter uma equipe de assessoria de imprensa
Toda organização precisa de uma equipe de assessoria de imprensa para conquistar espaço na mídia offline sem precisar investir muito.
Ao contratar esses profissionais, uma empresa de martelete para alugar vai contar com conteúdos relevantes, que consideram tanto o cliente, quanto o negócio e o veículo de comunicação utilizado.
Além disso, a marca consegue aumentar sua relevância e credibilidade, e com o passar do tempo se torna uma referência em seu mercado de atuação.
Escolher bons canais
Se você já conhece a sua persona e determinou o objetivo das suas campanhas, vai ter muito mais facilidade para escolher os canais pelos quais vai conversar com os seus clientes e potenciais clientes.
É necessário considerar os programas de TV que seu público assiste, os telejornais que acompanham, as revistas que lêem, eventos que participam, dentre outros canais.
Entretanto, antes de investir em qualquer um deles, é fundamental que você determine um valor para ser investido, pois é dessa forma que você consegue um bom retorno sobre os investimentos.
Assegurar boa experiência ao cliente
Uma empresa especializada em emplacamento de veículo usado, além de investir em mídia offline, também garante uma ótima experiência ao cliente, toda vez que ele entra em contato com ela.
Por outro lado, se o seu negócio trabalha com esse tipo de mídia, mas não garante um bom atendimento e uma experiência positiva, vai ter muitas dificuldades para conquistar os consumidores.
Conclusão
Em resumo, a internet é um importante canal de comunicação, mas ela não substitui a TV, o rádio e outros canais importantes fora da web.
Nesse sentido, assim como as organizações investem em marketing digital, elas não podem menosprezar a importância e as vantagens trazidas pelos canais offline.
Como vimos ao longo deste artigo, eles são muito importantes para a expansão do negócio e garantir sua credibilidade perante o público consumidor.
Para ter acesso a todos os seus benefícios, você precisa saber como trabalhar nesse tipo de campanha, como nas dicas que mostramos acima.
Sua empresa será muito bem-vista pelos consumidores e estará presente no dia a dia deles em outras mídias.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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