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Por que trabalhar com hotsites?



Já não é novidade que o ambiente digital, como um todo, se tornou extremamente importante nos dias atuais para as empresas, porém, poucos sabem como os hotsites podem ajudar nisso.

Aliás, infelizmente o Brasil ainda não chega a ser uma referência mundial em tecnologia, de modo que algumas corporações nacionais estão bem atrasadas.

Embora a própria população passe muitas horas do dia conectada. Quem comprova isso são algumas pesquisas recentes, como uma da própria Abranet, que é a Associação Brasileira de Internet. 

O que ela demonstra é que menos de 40% das empresas contam com um website próprio.

Agora, imagine se uma marca que lida com criolipólise culote quiser se tornar uma referência. 

O primeiro passo vai ser educar seu público, explicando, por exemplo, que essa solução serve para extrair gordura localizada na parte externa da coxa, próximo à cintura.

Lembrando que isso não pode ser feito apenas com panfletagem ou anúncios em rádios locais. Vai ser preciso usar o universo digital como modo de impactar o público e explicar melhor do que se trata o serviço que está sendo proposto.

Contudo, é preciso compreender que este é o primeiro passo apenas, é justamente para inovar e trazer outra perspectiva digital que surgiram os hotsites.

Com esse modelo, uma empresa de torre de iluminação portátil pode explorar seu potencial comercial, ao mesmo tempo em que educa a clientela. 

Em outras palavras, pode agregar algumas informações novas como modo de levar o público à compra.

No entanto, é muito comum algumas pessoas confundirem a estrutura ou a função exata do hotsite com um website comum ou com outras soluções semelhantes, como é o caso das landing pages, também voltadas para uma ação comercial.

Por isso, decidimos escrever este artigo, trazendo aqui não apenas as razões por que vale a pena trabalhar com esse recurso especial, mas também explicações conceituais que ajudam a entender do que se trata essa estratégia específica.

De fato, somente após entender melhor alguns pontos teóricos é que se torna possível tirar o máximo em termos de resultados que essa tática pode trazer, em vez de cair em generalizações que dificilmente trazem algum resultado efetivo.

O mais bacana é justamente isso, pois nos últimos anos os hotsites evoluíram tanto que hoje é possível aplicá-los a qualquer segmento de mercado, sejam lojas e estabelecimentos físicos ou um prestador de serviço como um chaveiro chave codificada.

Sendo assim, se você quer entender de uma vez por todas como é possível causar uma verdadeira revolução nas suas vendas, por meio de uma estratégia digital que está ao alcance de todos, basta seguir adiante na leitura deste artigo.

Hotsite: do que se trata?

Pela tradução direta ou literal os hotsites remetem a um “site quente”, no sentido de vendas, promoções ou mesmo “queima de estoque”, como algo apelativo.

Também tem o sentido de algo que acabou de ser lançado, como se tivesse saído do forno na véspera. 

Depois de explicado o termo, certamente faz muito mais sentido, assim como já denota boa parte da importância da estratégia em si mesma.

Entretanto, o ponto fundamental é que se trata de uma página ou conjunto de páginas que tem uma proposta com começo, meio e fim, ou seja, um prazo para ficar no ar e depois sair.

Por exemplo, se a firma vende salgados para festas de aniversário, ela pode fazer uma promoção arrasadora por uma semana, depois as páginas cairão.

É nesse sentido que elas não se limitam ao website oficial da marca. Deste modo, o hotsite pode rodar em paralelo ou pode ser utilizado até mesmo por quem não tem um site próprio que fique no ar por tempo indeterminado.

Landing pages e sites comuns

Já as landing pages, que também citamos acima, têm a diferença de contarem com apenas uma página, em detrimento do possível conjunto de páginas dos hotsites.

Além de serem mais abrangentes, podem ir muito além de promoções temporárias.

Por exemplo, uma landing page pode ser criada como um formulário de captação de leads, de modo que o cliente poderia entrar nela, interagir até o fim e não chegar a comprar nada, sem que isso represente um fracasso para a intenção da proposta.

Por fim, geralmente quem chega a um hotsite já conhece aquela marca e aquela solução apresentada, embora possa receber uma ou outra novidade a respeito. 

Entretanto, o fato é que ele já tem alguma familiaridade, por isso mesmo está mais propenso à compra.

Também assim, o website comum é mais abrangente do que todas essas outras modalidades. 

Imagine uma empresa de cilindro de oxigênio industrial, que precisa dar várias informações institucionais para seu público, que tende a ser mais exigente.

Isso vale para relação B2C, que se dá entre empresas e clientes finais. Mas, sobretudo, no caso B2B, da relação de empresa para empresa.

É em casos assim que o site ou blog consegue criar um vínculo maior, que se estende sobretudo no médio e longo prazo, não apenas no caso de uma ou outra promoção.

Por que são interessantes?

Há muitas razões pelas quais os hotsites têm se tornado cada vez mais importantes, de modo que se tornam interessantes e atrativos para os dois lados, seja a marca ou o seu público-alvo que tem interesse em seus produtos ou serviços.

A primeira delas talvez seja a da novidade, do gatilho do destaque, que gera um desejo consciente ou inconsciente de querer se colocar a par do que está acontecendo.

Basicamente, se a empresa já tinha um site ou blog de churrasco a domicílio, e de repente lança uma nova página cheia de novidades e promoções, o público vai querer saber do que se trata, o que também aumenta a chance de compartilhamento.

Obviamente, isso vai contribuir para o engajamento da marca e da própria promoção que estiver acontecendo, o que pode aumentar as vendas e resultados gerais.

Outra vantagem incrível diz respeito aos custos e gastos comuns com programação e criação de websites, especialmente no sentido mais permanente desse tipo de demanda.

No caso do hotsite, você não gastará com contratos e planos complexos envolvendo servidores e hospedagens. 

Por isso, também é possível negociar com maiores margens para conseguir um bom desenvolvedor.

Saiba como ser estratégico

Por mais que o hotsite possa ser um conjunto de páginas, o ideal é que isso nunca se torne um motivo para acabar sendo prolixo ou redundante.

Portanto, é fundamental que as páginas consigam ir direto ao ponto, inclusive dispondo das questões mais importantes logo na home, que é o ponto principal do conjunto.

Se a promoção é voltada para cesta de natal para funcionários, não demore para informar condições de pagamento e de entrega, bem como os elementos que compõem cada cesta disponível, mesmo que o portfólio seja grande.

Já questões como diferenciais da sua marca ou fatores positivos pelos quais uma empresa deve presentear seus funcionários com uma cesta, esses devem ficar em segundo plano.

Também assim, é fundamental saber utilizar estratégias como CTA (Call to Action) e até mesmo gatilhos mentais e emocionais, entre os quais:

  • Gatilho da escassez;

  • Gatilho da autoestima;

  • Gatilho de autoridade;

  • Gatilho da prova social;

  • Gatilho da razão fria.

Enfim, são recursos que reforçam a autoridade da sua marca, trazem testemunhos de clientes satisfeitos, despertam senso de urgência e daí em diante.

No caso do CTA, trata-se de chamar o cliente para a ação específica desejada, que é a da compra, mas também pode incluir o compartilhamento da página com alguém. 

Talvez pareça estranho, mas alguns não fazem isso apenas porque você não os lembrou.

Veja como ir além do óbvio

Por fim, já ficou claro que a essência estratégica de um hotsite é explorar promoções temporárias, ou seja, lançamentos de produtos ou serviços novos.

Contudo, você também pode usar da criatividade e explorar outras ações, como eventos e até mesmo datas comemorativas que são importantes no seu segmento.

No primeiro caso, alguém da área de quadros personalizados pode explorar o hotsite como anúncio de uma exposição reservada apenas a convidados que se inscreverem.

Naturalmente, pode até haver quadros à venda no dia, mas o foco terá recaído mais na autoridade da marca, o que ainda fortalece o negócio. 

Datas como natal ou dia das mães também têm alto potencial de fazer sucesso aqui.

Outro exemplo de criatividade é utilizar a estratégia do hotsite para resolver crises, como um número grande de reclamações ou contestações nas redes sociais.

Assim, a marca pode gerenciar o problema e ainda aproveitar para atrair as pessoas para uma página focada nas respostas e em um espaço próprio.

Conclusão

Nos últimos anos os hotsites se apresentaram como uma alternativa interessante e inovadora para marcas que desejam estreitar os laços com o público, realizando ações práticas voltadas para vendas e aumento da receita.

Com os conceitos básicos e os conselhos práticos que trouxemos acima, qualquer um pode entender melhor por que motivo trabalhar os hotsites, bem como as boas práticas que precisam ser levadas em conta.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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