Retomada de obras da Linha 6-Laranja completa um ano
Linha Universidade já conta com 19 frentes de trabalho simultâneas e mais de 4 mil profissionais contratados
Linha 6-Laranja - Futura Estação Santa Marina - Outubro/2021/Divulgação Linha Uni |
São Paulo, outubro de 2021 - Há um ano, era retomada a construção
da Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo, maior obra de infraestrutura em
execução da América Latina. A Linha Universidade vai ligar a Brasilândia, na
zona norte, à Estação São Joaquim, na região central da cidade, transportando
mais de 630 mil passageiros por dia e reduzindo a apenas 23 minutos um trajeto
que hoje é feito de ônibus em cerca de uma hora e meia. A finalização das obras
está prevista para 2025, com entrega simultânea de todas as estações.
Desde então, muito foi feito. Já estão
abertas 19 frentes de trabalho e em agosto, ocorreu a descida da roda de corte
da tuneladora - popularmente conhecida como tatuzão - que escavará o trajeto no
sentido sul. Em seguida, também foi iniciada a montagem dos escudos - o que
corresponde ao corpo (motor) dos equipamentos.
A montagem deve continuar até dezembro
deste ano, quando a máquina começará a perfurar o túnel entre as futuras
estações Santa Marina e São Joaquim, percorrendo 10 quilômetros em solo. A
segunda tuneladora, que fará o mesmo trabalho no sentido norte, deve começar o
processo de escavação até abril de 2022, quando percorrerá 5,3 quilômetros em
rocha.
A criação de vagas de trabalho também
tem sido constante. ’’Das 9 mil vagas que serão geradas até o término da Linha
6, já foram preenchidas mais de 4 mil - com a contratação de profissionais
diretos e indiretos nos canteiros”, diz Nelson Bossolan, CEO da Concessionária
Linha Universidade.
Entre outros avanços, já foi iniciado o
túnel de conexão do Pátio Morro Grande com a futura Estação Brasilândia. E,
recentemente, foi iniciada a implantação do canteiro Higienópolis-Mackenzie,
uma estação importante já que fará ligação com a Linha 4-Amarela de metrô.
A Concessionária Linha Universidade e a
ACCIONA também já deram início às escavações das estações Brasilândia,
Itaberaba e Vila Cardoso - que eram as únicas que faltavam no trecho norte,
junto com João Paulo e Freguesia do Ó. Já no lado Sul, foram iniciadas as
escavações da futura estação PUC-Cardoso de Almeida.
A Linha 6-Laranja é uma parceria
público-privada (PPP) do Governo do Estado de São Paulo com a Concessionária
Linha Universidade - da qual a ACCIONA é a principal sócia - que será a
responsável pela operação da linha por 19 anos após a sua conclusão.
Sobre a ACCIONA
A ACCIONA é uma empresa global, líder no
fornecimento de soluções regenerativas para uma economia descarbonizada. Seus
serviços abrangem energia renovável, tratamento e gestão de água, transporte
ecoeficiente e sistemas de mobilidade, infraestruturas resilientes, entre
outros. A empresa, que está presente em mais de 60 países, é neutra em carbono
desde 2016. Em 2020, a ACCIONA registrou faturamento de € 6,4 bilhões.
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Sobre a Linha Universidade ou Linha
6-Laranja
Com 15 quilômetros de extensão e 15
estações, a Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo vai ligar a Brasilândia, na
zona norte, à Estação São Joaquim, na região central da cidade, reduzindo a
apenas 23 minutos um trajeto que hoje é feito de ônibus em cerca de uma hora e
meia. A linha deverá transportar cerca de 633 mil passageiros por dia.
Maior obra de infraestrutura em execução
atualmente na América Latina, o empreendimento é uma parceria público-privada
(PPP) do Governo do Estado de São Paulo com a Concessionária Linha
Universidade, da qual a ACCIONA é sócia. As obras estão em execução pelo braço
de construção do grupo ACCIONA, com geração de mais de 9.000 empregos. Depois
de finalizada, a Linha 6 será operada pela Linha Uni por 19 anos.
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