SEO para Black Friday: Hedgehog Digital dá dicas para faturar ainda mais com seu E-commerce
Estratégias com foco em otimização ajudam lojas virtuais a ganharem posicionamento no Google e, consequentemente, aumento de receita
Ela está chegando. A Black Friday 2021
está na cara do gol e há dados que apontam perspectiva de aumento nas vendas.
Segundo uma matéria divulgada no Infomoney,
71% dos brasileiros pretendem fazer compras no evento. A Black Friday acontece
sempre na última sexta-feira do mês de novembro, que este ano cai no dia
26!
Desde 2020, quando o mundo passou pela
pior crise sanitária de sua existência, a relação entre o consumidor e a
internet mudou. Com a necessidade de quarentena, o brasileiro se viu obrigado a
alterar seu modelo de consumo.
Se as compras virtuais vinham crescendo
gradativamente, com a pandemia houve uma evolução exponencial, em um curto
espaço de tempo. De acordo com a pesquisa State of
Search Brasil, pesquisa realizada para entender o comportamento de pesquisa
do usuário, 91% dos usuários realizam suas buscas por texto e usam o Google
como primeiro passo para a realização de uma compra, seja ela física ou
online.
O que isso quer dizer? Que o Google é
essencial para os ganhos de tráfego e receita da sua loja virtual.
Principalmente porque, ainda segundo a pesquisa, os consumidores buscam
informação tanto no Google, quanto nos sites da empresa, sites de comparação,
Reclame Aqui e Redes Sociais. Isso significa que o SEO (Search Engine Optimization)
se torna ainda mais importante, porque ele aborda justamente a questão da
experiência do usuário e ajuda a sua loja virtual a maximizar a presença da
marca.
Mas, como fazer para conseguir ganhar
com as estratégias de SEO? Primeiro de tudo, é preciso você entender que sua
loja virtual precisa de um planejamento a longo prazo e o quanto antes começar,
melhor.
O Consumidor será o protagonista da
Black Friday
O consumidor está cada vez mais
exigente, então o foco deve ser nele. Principalmente na experiência que ele vai
ter na loja virtual. Por isso, é essencial que o seu E-commerce esteja com as
otimizações adequadas tanto para o conteúdo (on
page), quanto para as questões técnicas (page experience e core web vitals).
Um outro ponto importante é a entrega. O
consumidor cansou de comprar na Black Friday e depois ter problemas na entrega.
E, sim, ela precisa ser expressa. O comprador quer receber rápido o seu
produto, por isso ele escolhe mais as entregas pelo SEDEX. Então, pense em ter
esta questão, também, bem organizada.
Já o atendimento continua como ponto
principal. Ele precisa ser de primeira linha. E mesmo que exista um problema, o
que é comum, ele precisa ser resolvido de maneira rápida e transparente.
E um ponto tão essencial quanto os
demais é a identificação com a empresa. A afinidade é uma questão importante
para os compradores.
E o que fazer com o SEO?
Para poder ter uma loja virtual que
esteja apta a receber todas as compras que a Black Friday vai proporcionar, o
site precisa estar adequado. E entenda por adequado os seguintes pontos:
- Respostas direcionadas às
intenções de compra;
- Bom conteúdo;
- Boa experiência de navegação;
- Navegação e carregamento
rápido.
Para ajudar as lojas virtuais, pequenas
médias e grandes, a entender o que fazer para se preparar para a Black Friday,
Felipe Bazon, C.S.O da Hedgehog Digital, com mais de 15 anos de experiência em
SEO tanto no Brasil quanto Reino Unido, Espanha e América Latina, ministrou um
webinar gratuito para dar dicas de como usar o SEO para vender
ainda mais na Black Friday!
Segundo Bazon, o mais importante é
entender, acima de tudo, qual a intenção do usuário. "A jornada de compra
não é mais linear. Não sabemos exatamente o momento que o comprador vai entrar
no site, navegar em um comparador de preços ou marketplace… mas, sabemos que
independentemente do fim, ele começa pelo Google e é neste momento que o site
precisa estar a postos para ofertar as melhores opções", pontua.
Bazon comenta ainda sobre as estratégias
com palavras-chave long tail,
que vão ser a cereja do bolo para ganhar espaço e atrair consumidores. Por
exemplo: "qual o melhor celular para comprar na Black Friday". Ao
cuidar desta palavra e entender que o usuário está querendo saber qual o melhor
aparelho, se houver um conteúdo no blog da sua loja virtual sobre o tema, a
venda pode ser certeira!
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