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UX Writing: conheça 5 dicas para trabalhar!



Atualmente, os consumidores valorizam muito mais do que apenas a compra de um produto ou serviço, dando maior destaque para a sua experiência, proporcionando atração, conversão e manutenção dos clientes, possível com a ajuda do UX writing

O que significa UX Writing?

O UX é a sigla para “user experience”, traduzido para “experiência do usuário” e writing para “escrita” em português. 

Em outras palavras, esse mecanismo se refere a materiais textuais com o objetivo de otimizar a experiência do usuário. 

Basicamente, é referente a selecionar todos e cada um dos elementos que fazem parte de um texto de acordo com uma visão estratégica, garantindo maior facilidade na jornada do leitor ao entrar em um site ou aplicativo. 

A partir dele, o usuário consegue entender de forma muito mais prática o caminho pelo qual ela deve seguir para chegar aonde deseja, garantindo uma experiência de qualidade e que seja agradável para ele. 

Dessa forma, ele engloba diversos processos de análise, desde a linguagem segundo o público-alvo daquela empresa, o tom de voz, a localização de cada informação e muitas outras características relacionadas com esse objetivo. 

Por exemplo, um cliente entra em um site de uma loja de assistência técnica Iphone, ele terá a estrutura de informações feita de acordo com as especificações apropriadas para proporcionar a melhor experiência e deixá-lo encantado com o conteúdo. 

Nesse contexto, o principal foco da empresa deve estar em entender como o usuário irá se sentir ao ler os textos da sua página. 

Isso deve acontecer, principalmente, em situações negativas ou de erro, permitindo acalmar os clientes apenas através desse contato.

A mensagem tem alta capacidade de influenciar na forma como as pessoas se sentem de acordo com a sua interpretação e a forma com a qual ela é transmitida. 

Sendo assim, ela acaba sendo muito variada de acordo com cada situação e grupo. 

Isto é, um chaveiro 24 hrs que precisa entregar uma mensagem de erro, por ter um público mais moderno e descolado, pode utilizar o humor e transformá-la em algo mais descontraído, estreitando a relação com o cliente. 

Como consequência disso, a mensagem é melhor aceita pelos leitores, que diminuem o peso do erro e aumentam a empatia com a marca. 

Dessa maneira, fica clara a influência da forma como um texto é escrito impacta na transformação de algo negativo em positivo.

Portanto, o UX writing engloba os textos enviados por e-mail, nas notificações, nos artigos de um blog, no portal de ajuda de um site, nas redes sociais e em qualquer outro canal de comunicação com o usuário. 

É preciso destacar que o profissional responsável por essa atividade não fica restrito apenas a ler e revisar os textos, mas sim à criação de toda uma estratégia a ser implementada através das palavras.

Como trabalhar UX Writing?

Dessa maneira, é possível concluir que trabalhar o UX writing é algo mais complexo do que se imagina e exige conhecimento sobre alguns pontos importantes. 

Por esse motivo, serão analisadas algumas dicas para sua implementação. 

1- Estude a fundo o público

O primeiro passo para implementar uma estratégia de UX writing que seja eficiente é conhecer o público detalhadamente, uma vez que a comunicação será estabelecida diretamente com eles, necessitando entendimento de como realizar essa abordagem.

Dessa maneira, é essencial que seja realizada uma coleta de dados sobre todos os consumidores, contendo diversas informações, como:

  • Localização geográfica;

  • Classe social;

  • Idade;

  • Gênero;

  • Interesses e necessidades. 

A partir do momento que o profissional conhece todos esses dados sobre as pessoas que irão consumir o seu conteúdo, ele é capaz de direcionar as suas estratégias de linguagem para agradá-los de forma muito mais eficiente do que algo no escuro e generalizado. 

Por exemplo, uma empresa especializada em contabilidade sabe que o seu público é de idade mais madura, sendo algo mais adulto e trata de um assunto mais sério. 

Com isso, ele cria uma mensagem com linguagem mais séria e sem gírias. 

Consequentemente, os seus leitores irão se identificar mais com o texto que aparece, sem assustar ou não compreender uma grande quantidade de expressões usadas pelo público jovem, o que aumenta a eficiência da mensagem.

Ademais, é imprescindível que seja compreendida também a jornada do cliente, por meio do acompanhamento do seu comportamento. 

A partir desse controle, diversas ideias concretas podem surgir sobre o desenvolvimento da estratégia e pontos que precisam de atenção. 

Isso se torna tão importante, uma vez que, por exemplo, a página de um nutricionista esportivo consegue entender em qual página a maioria de seus usuários interrompem o acesso, deixando claro que o texto é confuso e criando formas de reverter a situação. 

2- Realize reuniões com certa periodicidade

Outro ponto muito importante durante o estabelecimento da estratégia de UX writing é a realização de reuniões com certa periodicidade.

Uma vez que a cada novo projeto, pode haver uma mudança das especificidades necessárias para atingir o público. 

Além disso, para que ela funcione, é preciso que diversos setores estejam de acordo com o que será feito e tendo colhido todas as informações necessárias para a sua criação e desenvolvimento de forma correta, como os designers e desenvolvedores. 

A partir desses encontros, o profissional deverá entender um novo projeto ou como anda o desenvolvimento de um atual, pesquisar sobre os desejos da equipe com ele e as informações sobre os alvos dele. 

Por exemplo, uma empresa de placas de sinalização deseja enviar um e-mail para seus consumidores mais fiéis agradecendo pelo serviço. 

O responsável deverá entender quem são essas pessoas, suas características e a melhor forma de abordá-las. 

Com isso, ele precisa conversar com outros profissionais, como com os criadores do projeto que irão explicar o objetivo da mensagem, como abordá-los, além de fornecer todo o material necessário para encontrar os dados desses clientes. 

3- Usufrua dos feedbacks

É muito importante que o profissional compreenda como as pessoas se sentiram ao ler o seu texto desenvolvido, uma vez que ele precisa saber se está alcançando os seus objetivos com as palavras ou se precisa mudar algo. 

Nesse sentido, a principal fonte de respostas para as dúvidas é por meio do feedback, pois é um meio direto de os leitores expressarem como se sentiram e não incomodá-los, auxiliando na criação de novas mensagens que se tornarão mais eficazes. 

Um exemplo, uma empresa de higienização de sofás fez uma publicação nas redes sociais e deseja entender se os seus leitores sentiram as sensações durante sua leitura, então pede a opinião nos comentários. 

Conforme as pessoas postam o que acharam do que leram, ela consegue entender da forma mais objetiva possível como melhorar e como adaptar as suas estratégias, como utilizando mais do amor para tirar um pouco da seriedade excessiva do conteúdo. 

Assim, a empresa consegue economizar nas estratégias, pois se for consenso geral que uma mensagem não estava de qualidade para o público-alvo, ela nem chega a ser publicada, impedindo o fracasso do investimento e garantindo o conserto previamente. 

4- Defina um guia de escrita

O guia de escrita nada mais é do que a padronização das mensagens a serem escritas, ou seja, tudo que for escrito por aquela empresa terá como referência esse documento, garantindo que a marca seja unificada e tenha uma única percepção.

Para isso, é necessário estabelecer informações específicas sobre a marca e os seus produtos, como uma forma de garantir que quem escreve saiba como a marca fala, se comporta e pensa. 

Dessa forma, deve-se incluir conceitos e padrões de redação, regras de estilo, maneiras de garantir uma comunicação eficiente com os diferentes públicos e tipos de conteúdo criados, além de um direcionamento para a escrita de diferentes textos. 

Por exemplo, uma empresa de comunicação visual deve contar em seu guia de escrita que ela deseja tratar o público mais jovem com grande uso de piadas, enquanto os projetos mais sérios precisam utilizar linguagem bem formal e quando adequar esses grupos. 

É a partir desse documento e do acesso a essas informações que o redator consegue fazer com que os textos não fiquem completamente diferentes um do outro dependendo do local de acesso, como das redes sociais completamente diferente do via e-mail. 

5- Valorize ser o mais claro possível 

Por fim, é imprescindível focar na clareza durante os textos, para que o usuário consiga entender o que ele precisa fazer e qual caminho seguir, sem gerar dúvidas devido à má interpretação e realizando o trabalho da forma mais eficiente possível. 

Mesmo para conteúdos mais sérios, é essencial evitar o uso de termos muito rebuscados ou arcaicos ou frases que deixem o conteúdo maçante e muito complexo. 

O ponto principal para foco deve ser na experiência do usuário e que a leitura seja algo agradável. 

Para isso, deve-se fornecer a informação que o usuário procura rapidamente, sem enrolar muito, garantindo que seja algo ágil e eficiente. 

Fora isso, é preciso realizar uma priorização das explicações ao longo do conteúdo para não gastar espaço de forma desnecessária. 

Por exemplo, uma página de guincho 24hrs não precisa ficar explicando o que cada conceito relacionado a automóveis significa, uma vez que os interessados, muitas vezes, já têm conhecimento prévio sobre o assunto. 

Caso ela deseje explicar, o material pode se tornar muito longo e cansativo, já que a todo momento ele é interrompido para explicar o que significa algo que os leitores já conhecem e entendem. 

Conclusão

Em suma, o UX writing surgiu como uma forma muito eficiente de valorizar a experiência do usuário e focar em garantir que ela seja de qualidade. 

Sendo assim, as empresas precisam seguir algumas dicas, como as fornecidas ao longo deste artigo, para o desenvolvimento correto e eficaz da estratégia. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.









 

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