Últimas

Como cuidar de pisos de madeira?


 

O piso de madeira é uma opção muito presente nos lares brasileiros, já que oferece vantagens que os demais tipos de pisos não são capazes de trazer.

Esteticamente falando, essa opção é muito atraente, mas para manter seu brilho e beleza, são demandados diversos cuidados. Ao contrário do que muitos pensam, nesse tipo de piso, não basta apenas passar um pano úmido.

Existem produtos e utensílios de limpeza apropriados e que visam conservar a beleza desse elemento. Ao fazer isso, você evita os gastos comuns relacionados ao reparo e manutenção contínua do piso.

No entanto, antes de comprar qualquer tipo de produto, é necessário conhecer o que precisamos para cuidar desse piso, considerando seu estilo, tom e outras características.

Mais do que prezar pela estética do material, é uma forma de valorizar o investimento que você fez nesse revestimento. A tendência é que ele dure muito anos, desde que você saiba cuidar adequadamente.

Caso você tenha esse tipo de piso em casa ou pretende instalá-lo, mas tem dúvidas sobre como fazer isso, leia este artigo até o final.

Vamos explicar como aplicar o piso de madeira, quais os cuidados necessários com ele e as vantagens trazidas por esse tipo de acabamento. Confira!

Como fazer a instalação

A instalação de piso de madeira é considerada uma das últimas etapas de uma obra e depois que a parede já recebeu a devida pintura ou, pelo menos, a primeira demão. Também deve ser feito depois que o gesso e as esquadrias forem aplicados.

Isso é importante porque se um material contaminante entrar em contato com a superfície, pode ser absorvido por ela e é muito difícil de remover.

Antes de instalar um deck de madeira para piscina, é necessário se certificar de que a quantidade de pisos que você tem é suficiente para cobrir toda a superfície. Assim, não é preciso interromper o trabalho para providenciar novas peças.

Outro cuidado necessário é separar todos os elementos por tonalidade, visto que a distribuição harmônica depende muito do aspecto visual que você quer proporcionar ao ambiente.

É necessário pensar sobre a existência do espaço, que pode variar entre 1 cm e 1 cm e meio, no local onde está o piso e a parede. Esses espaços são conhecidos como juntas de dilatação e possibilitam o trabalho da madeira.

Mas, lembre-se de que essa medida deve ser uniforme para evitar peças empenadas ou soltas ao longo do tempo, tendo em vista que o movimento de uma pode empurrar a outra e causar um efeito dominó.

Se você estiver fazendo a instalação com cola PU, certifique-se de que a temperatura do ambiente seja entre 15°C e 25°C. Espalhe a cola em todo o contrapiso utilizando uma espátula dentada, que pode ser de plástico ou metal.

A quantidade que você vai usar depende do tipo de produto, informações que você pode conferir na embalagem. Depois de fazer isso, instale as réguas de madeira, evitando ao máximo frestas ou espaços.

Se o material for muito fino, recomenda-se a impermeabilização de piso e a utilização de um peso sobre ele para garantir a aderência.

Além da cola PU, você pode encontrar outros produtos para a instalação, como adesivos à base de água, conhecidos como PVA ou os adesivos que além de fixarem, ajudam a corrigir irregularidades do contrapiso.

Também é possível fazer a instalação com parafuso preso no contrapiso ou pregos feitos de arame de aço. Se você pretende colocá-los em concreto, é necessário utilizar barrotes.

Eles melhoram consideravelmente os resultados, mas dependem de um gerenciamento melhor da obra.

Se os pisos forem instalados com parafusos ou pregos, é necessário avaliar o encaixe, sendo possível colocar entre o piso e o barrote, além de utilizar pedaços de borracha ou EVA.

São estratégias que diminuem os barulhos causados enquanto caminhamos, além de amortecer os esforços.

Feito isso, coloque as cavilhas sobre os parafusos se o assoalho tiver peças com 20 cm de largura. Entretanto, se você estiver utilizando réguas de até 15 cm, podem ser parafusadas utilizando o sistema macho e fêmea, sem precisar de cavilha.

Agora, se você está utilizando os 2 métodos e as madeiras forem mais curtas, o ideal é priorizar a colagem, pois ela é muito mais rápida e está de acordo com as normas de instalação.

Cuidados vitais com o piso de madeira

De acordo com uma construtora de galpões, depois que o piso de madeira é instalado, é necessário tomar alguns cuidados, e dentre os principais estão:

1 - Conservar as áreas de grande circulação

Em algumas partes do imóvel, existem áreas onde a circulação de pessoas é mais intensa ou que recebem uma incidência maior de raios solares.

O ideal é colocar tapetes embaixo das janelas e em locais onde a circulação é maior, pois isso pode provocar o desgaste rápido do piso. Se isso acontecer, é necessário providenciar a renovação das réguas.

2 - Evitar a umidade ao máximo

Os edifícios que possuem piso de madeira em sua entrada podem contar como uma empresa de limpeza predial para a sua devida manutenção, mas dentro de casa, outros cuidados são necessários.

Alguns materiais são tratados para áreas externas, como no caso dos decks, mas a madeira aplicada no interior dos imóveis não pode ser exposta a umidade excessiva.

O excesso de líquido pode danificar o material e estimular o surgimento de mofos e fungos. Quando for limpar o piso, evite o excesso de água, porém, se derramar alguma coisa, seque imediatamente e deixe o local bem ventilado.

3 - Cuidado com os produtos de limpeza

Alguns pisos simplesmente não suportam produtos de limpeza, principalmente os abrasivos. Nesse sentido, evite produtos com álcool, água sanitária e outros componentes do tipo.

Na hora da limpeza, o ideal é utilizar apenas um sabão neutro e um pano úmido. A superfície ficará limpa e não sofrerá nenhum tipo de agressão.

4 - Ter cautela com riscos

Muitas pessoas procuram empresas especializadas em limpeza de piso laminado durafloor porque sabem que a madeira está mais sujeita a riscos.

Coloque pedaços de feltro embaixo dos móveis, pois assim, ao arrastá-los durante a limpeza, você evita riscos no chão. Algumas das mobílias mais problemáticas nesse sentido estão:

  • Poltronas;

  • Sofás;

  • Mesas;

  • Cadeiras.

A utilização do filtro é um cuidado necessário e que pode colaborar bastante com a durabilidade e o aumento da vida útil do seu piso.

5 - Evitar o uso de cera e verniz

Atualmente, os pisos de madeira já contam com envernização para se manterem bonitos por mais tempo.

Utilize cera apenas quando as peças estiverem muito opacas, optando por uma camada bem fina e transparente.

Para madeira plástica ecológica ou qualquer outro tipo, o verniz não é recomendado, sendo necessário apenas se você precisar de uma renovação completa do material.

Vantagens do piso de madeira

Apesar de todos os cuidados que são necessários, o uso de pisos de madeira traz muitas vantagens para os imóveis.

Em primeiro lugar, você fará uso de um material único e exclusivo, já que seu componente é natural, possuindo cores, tonalidades e aspectos únicos.

Existe uma grande diversidade de madeiras, por isso, é normal notar a variação de tons, que nem sempre são uniformes, e é exatamente aqui que vemos a beleza e cria-se um ambiente mais aconchegante.

Se você tiver todos os cuidados durante a limpeza de pisos de madeira, outra vantagem deste produto será um maior conforto acústico.

Caso o assentamento seja feito à base de cola, o espaço terá mais qualidade acústica, algo muito empregado em espaços comerciais, escolas e teatros.

Outra vantagem desse tipo de piso é a sua durabilidade, uma vez que ele pode ser revitalizado com o passar do tempo. A técnica utilizada para isso é a raspagem e aplicação de verniz.

Mais uma vantagem que se destaca é o conforto térmico e, por essa razão, esse tipo de piso é muito utilizado em regiões frias ou extremamente quentes.

A madeira tem o poder de estabilizar a temperatura do local, algo indispensável em espaços pensados para crianças, para que elas tenham mais conforto ao pisar ou engatinhar.

Por fim, mas não menos importante, é que assim como no caso do piso industrial polido, o piso de madeira é bastante versátil.

Em um projeto de decoração, é possível fazer diversas composições, utilizando diferentes tipos de elementos e combinando com vários mobiliários e estilos de iluminação.

Conclusão

O piso de madeira é um recurso natural e muito valorizado em diferentes tipos de projetos. Podem ser usados em casas e apartamentos, imóveis residenciais ou comerciais e sempre serão confortáveis e esteticamente agradáveis.

No entanto, como vimos, é necessário ter alguns cuidados específicos antes, durante e após sua instalação. Como resultado, você terá um imóvel mais elegante e que conta com um recurso natural que valoriza ainda mais a propriedade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.




Nenhum comentário