Frango no Pote participa da Expo Franchising ABF Rio 2021 pela primeira vez
Rede que nasceu em 2012 em Brasília e hoje tem
46 unidades em operação tem uma unidade no estado do Rio e mais cinco em fase
de implementação
Carlos Augusto Jr, CEO da Frango no Pote
Divulgação
A rede de franquias Frango no Pote,
fundada em 2012 em Brasília, no Distrito Federal, vai participar pela primeira
da Expo Franchising ABF Rio 2021, que acontece de 11 a 13 de novembro,
presencialmente, no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro.
Carlos Augusto Jr, CEO da Frango no
Pote, diz que a rede tem expectativas altas com sua participação no evento,
devido à reabertura do mercado e aquecimento da economia. “Entendemos que o
boom econômico está para acontecer”, diz.
Atualmente, a Frango no Pote tem uma
unidade em operação no estado do Rio de Janeiro e mais cinco em implementação.
“Vemos um mercado com alto potencial de expansão e franqueados focados em fazer
acontecer”, afirma Jr.
A marca está presente em 20 estados, com
50 lojas abertas e mais 54 contratos vendidos em processo de implementação. O
investimento inicial em uma loja é a partir de R$ 199 mil. O foco são unidades
de rua.
A rede fechará o ano de 2021 com 62
unidades em todo o país.
Frango no Pote cresce na pandemia
Em 2020, mesmo com a pandemia, o
faturamento da Frango no Pote subiu 17% e chegou a R$ 25 milhões. No primeiro
semestre de 2021, o crescimento alcançado foi de 18% em relação ao mesmo
período do ano passado.
O bom resultado de 2020, e também deste
ano, é consequência da estratégia de delivery adotada em 2019. “Nem
imaginávamos que a pandemia estava por vir, mas sabíamos que o delivery era uma
boa estratégia para o nosso negócio”, afirma Jr, 23 anos, filho do fundador da
marca, Carlos Augusto Nepomucemo da Silva. Os dois estarão na Expo Franchising
ABF Rio 2021.
O iFood foi um grande parceiro nessa
estratégia. Com vendas delivery exclusivas por essa plataforma, a Frango no
Pote viu o faturamento via entregas passar de R$ 300 mil por mês em 2019 para
R$ 2,3 milhões por mês em 2020. Em 2021 essa receita já subiu ainda mais, e
está na casa dos R$ 3,3 milhões por mês somente com delivery. “Estruturamos
nosso processo de entregas, melhoramos o delivery e focamos na parceria
exclusiva com o iFood, que nos deu bastante visibilidade”, explica Jr.
Da churrasqueira de casa para todo o
Brasil
Em 2012, a Frango no Pote nasceu de uma
forma bem caseira – literalmente. Em uma viagem aos Estados Unidos em 2011,
Carlos Augusto Nepomucemo da Silva, conhecido como Carlão, hoje com 49 anos e
diretor financeiro da rede, conheceu o frango frito vendido no balde e tão
apreciado pelos americanos. De volta ao Brasil, teve a ideia de “abrasileirar”
a iguaria.
“Desenvolvemos uma marinada do gosto do
brasileiro para temperar o frango e usamos uma farinha exclusiva”, comenta Jr,
formado em gastronomia e responsável pelo cardápio que a Frango no Pote oferece
hoje aos clientes.
Na época da fundação da empresa, no
entanto, ele tinha apenas 12 anos. “Meu pai fritava os frangos e eu cuidava das
embalagens”, lembra. “Eu já era apaixonado por culinária, assistia vários
programas sobre o tema e fazia cookies para vender na escola e ganhar meu próprio
dinheiro.”
Os frangos começaram a ser fritos em uma
fritadeira na churrasqueira da casa de Carlão. No primeiro dia foram cinco
pedidos, aumentando sucessivamente. A qualidade do produto se espalhou e logo
ele abriu uma loja em frente ao condomínio onde morava, em Brasília.
Com o sucesso das vendas, os amigos
começaram a querer abrir unidades da Frango no Pote em outros locais da cidade,
e o empreendedor formatou o modelo de franquia. Em 2014 a marca se associou à
Associação Brasileira de Franchising (ABF) e começou a vender novas lojas pelo
sistema de franquias.
Cada unidade aberta da Frango no Pote
emprega entre 7 e 14 pessoas. A franqueadora, que começou com três
colaboradores, hoje emprega cerca de 40 funcionários.
FICHA DA FRANQUIA
Fundação: 2012
Início no Franchising: 2014
É associado ABF: Sim
Associada ABF desde: 2014
Investimento total aproximado: a partir
de R$ 199 mil
Taxa de Franquia: R$ 50 mil
Capital de giro: de R$ 10 mil a R$ 30
mil
Royalties: 5% do faturamento
Fundo de propaganda: 2% do faturamento
Área mínima de uma unidade: 50 m²
Número de pessoas na operação: de 8 a 16
Faturamento médio: R$ 115 mil
Taxa de lucratividade: de 12% a 25%
Prazo de retorno do investimento: de 18
a 36 meses
E-mail da área de expansão: mauro@frangonopote.com.br
Para mais informações: www.frangonopote.com.br
Telefone: 61 98133-7039
Serviço:
Expo Franchising ABF Rio
Data: 11 a 13 de novembro de 2021
Horário: das 11h às 20h
Local: Centro de Convenções SulAmérica
Endereço: Rua Paulo de Frontin, 1 – Cidade Nova –
Rio de Janeiro
SOBRE A FRANGO NO POTE
Rede de franquias especializada em frango frito fundada em 2012 em Brasília. Tem hoje 50 lojas em operação, sendo 21 no Distrito Federal. Vai encerrar 2021 com mais de 60 unidades em funcionamento.
Nenhum comentário