Últimas

Neuropsicóloga catarinense especialista em testes de QI indicada pelo neurocientista Dr. Fabiano de Abreu conta como funcionam os testes de inteligência

Com vasta experiência no assunto, Leninha Wagner revela como a procura pelos testes vem aumentando e de que maneira eles abrem portas para o futuro da pessoa. 

 

É muito comum ouvir na sociedade que uma pessoa é mais inteligente do que a outra. Mas, o que define isso? Quais os critérios que devem ser considerados para qualificar um indivíduo como superior a outro? Como funcionam os famosos testes de QI? Especialista no assunto, a neuropsicóloga Leninha Wagner já realiza esta atividade há muitos anos. Com base em suas pesquisas, ela já aferiu o potencial de muitas pessoas, dentre elas o PhD, neurocientista, psicanalista e biólogo Fabiano de Abreu em dois dos seus cinco testes.

 

Primeiramente, Leninha explica como se define a inteligência: “Ela é a ‘qualidade mental’ que consiste nas habilidades de aprender com a experiência, adaptando-se a novas situações, compreendendo e gerenciando conceitos abstratos e o uso do conhecimento para manipular o próprio ambiente". Já o Quociente de Inteligência, ou simplesmente conhecido por QI, “se refere a uma medida padronizada da capacidade cognitiva de uma pessoa, estipulada cientificamente a partir de testes”. 

 

Como se mede o QI 

 

Leninha conta que a testagem é realizada através de testes padronizados, visando à mensuração da inteligência da pessoa: “Baseia-se em um conjunto de tarefas, verbais ou não-verbais, em que são exigidos tipos particulares de comportamentos. Esses testes buscam determinadas respostas diante de situações problemas, que permitem verificar as habilidades e os tipos de relações que o indivíduo é capaz de estabelecer com o meio”. 

 

Quais os valores de QI: 

 

Feito o resultado, é preciso saber interpretar o resultado. A neuropsicóloga explica os valores encontrados: “Quando uma pessoa se submete a testagem de QI e alcança resultado entre 115 e 129 ele está acima da média. Superdotado de 130 a 144 pontos e gênio acima de 144 pontos”. 

 

Características de pessoas com alto QI 

 

Como identificar aqueles que possuem QI elevado? Segundo Leninha, isso é algo muito objetivo. “Pessoas com altas habilidades, ou superdotados, ou ainda gênios, podem ter um comportamento super normal socialmente. Porém, certamente irão apresentar uma maior velocidade no processamento de dados”.

 

E as crianças?

 

Para os pais e responsáveis que desejam avaliar o QI de seus filhos, a boa notícia é que não há empecilhos para que os pequenos passem pelos testes. “As crianças podem ser testadas e confirmar que são portadoras de alto QI e/ou altas habilidades”, acrescenta. “Com o resultado em mãos, os pais podem procurar as melhores escolas que permitirão o pleno desenvolvimento dos pequenos, o que irá ajudar e muito na construção de um futuro brilhante para eles, pois eles se sentirão desafiados e poderão desenvolver ainda mais suas capacidades”, conclui.

Nenhum comentário