Por que migrar um negócio para a web?
Não é de hoje que os negócios podem fazer parte do ambiente virtual e trazer bons lucros para as organizações.
A compra e venda pela internet está se tornando um hábito cada vez mais comum entre as pessoas.
Essa modalidade de compra e venda cresceu tanto que se acredita que, no futuro, ela vai substituir as compras presenciais.
Quando pensamos por esse lado, percebemos a importância para as empresas de estarem presentes na internet.
Mais do que construir um site, estar nas redes sociais, fazer anúncios pelo Google, dentre outras possibilidades, é fundamental começar a vender pelos meios digitais.
Esse tipo de venda está crescendo, justamente, porque existem muitas empresas investindo e muitos consumidores interessados.
Para eles, é um tipo de negócio confortável porque eles podem comprar tudo o que precisam, sem sair de casa e por um preço muito mais competitivo.
Para os empreendedores, por sua vez, é uma forma de vender mais, a qualquer momento do dia e da noite e para qualquer lugar do mundo.
Pensando nisso, vamos falar por que você deve levar o seu negócio para a internet, como fazer isso e quais são as vantagens desse tipo de venda.
Entenda por que você deve estar na internet
Se você parar para pensar, praticamente todas as empresas que existem no mundo são ativas na internet, e atualmente, a maioria vende seus produtos e serviços nesse ambiente.
As empresas estão na internet porque os consumidores também estão. Para se ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa, cerca de 58% dos brasileiros (102 milhões de pessoas) usam a internet todos os dias.
A web é o canal usado para estudar, trabalhar, pesquisar informações sobre os mais variados assuntos, como clínica para pets, estar por dentro das notícias, usar as redes sociais, dentre outras possibilidades.
O acesso tende a aumentar cada vez mais porque o preço dos smartphones diminui constantemente, o que facilita ainda mais o acesso à internet.
Assim como falamos anteriormente, as pessoas se conectam à internet por várias razões, portanto, o público-alvo do seu negócio certamente está conectado.
Todavia, assim como a sua audiência está online, a audiência dos seus concorrentes também está.
Isso significa que ter presença online não é modernizar a sua empresa, mas sim, fazer com que ela acompanhe uma necessidade.
Para que você compreenda ainda mais a importância desse processo, cerca de 81% dos consumidores, segundo uma pesquisa, procuram informações e comparam preços de produtos na web.
Se as suas mercadorias não estiverem lá, não poderão ser vistas por essas pessoas. Em linhas gerais, se você quiser se manter competitivo, precisa estar disponível para o público no ambiente digital.
Todavia, para ter acesso a todas as vantagens dessa transição, é importante saber como fazê-la do jeito certo.
Dicas para levar o seu negócio para a internet
Não importa se você vende compressor a parafuso ou qualquer outro tipo de produto ou serviço, para digitalizar o seu negócio, você precisa saber como fazer essa transição, e as principais dicas para isso são:
Planejar as mudanças
Quem tem um negócio sabe que é essencial fazer um planejamento antes de começá-lo ou antes de implementar qualquer tipo de mudança, o que se aplica quando vamos levar a empresa para a internet.
Precisamos montar um plano de negócios e ter como foco algumas características importantes do comércio eletrônico, como:
Meios de pagamento;
Precificação dos produtos;
Conhecer o mercado;
Pensar sobre o frete.
Também é muito importante que você entenda quais são os custos dessa transição, estimar o retorno sobre os investimentos (ROI), encontrar bons fornecedores e levantar alguns números desse segmento.
Escolher uma boa plataforma
Uma loja de cortina de rolo sob medida escolheu bem a plataforma por onde vende seus produtos, e você precisa fazer a mesma coisa.
Muitas empresas utilizam as redes sociais porque elas oferecem um baixo custo, entretanto, você não deve descartar o seu próprio site de vendas e as plataformas de marketplace.
O mais importante, sem dúvidas, é o site do seu negócio, visto que ele assume o canal oficial da sua marca, o que traz mais credibilidade para ela.
Entretanto, é necessário escolher uma plataforma segura e que garanta uma boa experiência para os usuários.
Atentar-se à LGPD
A LGPD (Lei Geral de Proteção dos Dados) tem como missão impor cuidados com as informações que os usuários fornecem para as organizações.
Uma loja de persiana romana quarto, por exemplo, precisa pedir o consentimento de seus clientes para obter informações pessoais sobre, como:
Nome;
CPF;
Endereço;
E-mail.
As pessoas também têm direito de solicitar a retificação de suas informações, o que obriga as companhias a apagá-las.
Por fim, um vazamento de dados pode acarretar em multas e outras penalidades para os negócios, portanto, esteja atento a essas questões.
Trabalhar o pós-venda
Quando falamos sobre pós-venda, não nos referimos apenas a ouvir as reclamações dos clientes.
Você precisa entender como é a experiência dele com o seu negócio e disponibilizar um setor de atendimento acessível em seu site.
Um fabricante de porta com fórmica, por exemplo, precisa garantir vários canais de contato para os usuários, como:
Chat na plataforma;
WhatsApp;
Telefone;
E-mail;
Redes sociais.
Outro ponto importante do pós-venda é pensar em uma boa política de devolução e trocas, visto que é direito do cliente realizar esses procedimentos.
Estar presente nas redes sociais
Os negócios digitais dependem exclusivamente das estratégias de divulgação do marketing digital, e uma das principais plataformas para isso são as redes sociais.
Além de falar sobre seus produtos e serviços, elas podem ser usadas como canal de relacionamento com as pessoas.
Além de poder se comunicar com seus clientes e potenciais clientes, por meio das redes sociais, você pode divulgar conteúdos de valor para seus seguidores, e assim construir a credibilidade da sua empresa.
Vantagens de levar o seu negócio para a internet
Uma loja de itens para instrumentos musicais que vende, por exemplo, capa de violão acolchoada, tem muitas vantagens ao levar seu negócio para a internet, portanto, dentre as principais estão:
Aumentar a satisfação dos clientes
Um negócio virtual traz mais comodidade para os seus clientes, o que aumenta consideravelmente a satisfação deles.
Hoje em dia, muitas pessoas não têm mais tempo para visitar com calma uma loja física, por outro lado, o acesso à internet está na palma da mão, por meio dos tablets e smartphones.
Elas podem comprar tudo o que precisam sem sair de casa, por conta disso, muitos consumidores preferem esse tipo de comprar.
Ademais, você pode optar por um preço mais competitivo em seus produtos e serviços, o que vai atrair uma quantidade maior de consumidores.
Excelente custo-benefício
O escritório de arquitetura especializado em Licença ambiental simplificada também pode impossibilitar a negociação de seus serviços diretamente pela internet, e assim como no caso de lojas, não existe a necessidade de fazer altos investimentos.
Mesmo que você queira investir em softwares e aplicativos para o seu negócio, não vai precisar gastar muito.
Tendo em vista que o principal investimento é ter uma boa ideia e conhecer bem o seu negócio.
Flexibilidade de horários
Uma loja física precisa funcionar dentro de um horário fixo, o que costuma ser o horário comercial.
Depois que suas portas se fecham, ela só poderá atender seus clientes no dia seguinte.
Isso não existe quando falamos do comércio eletrônico, visto que você pode vender suas mercadorias a qualquer hora do dia ou da noite, nos 7 dias da semana.
O cliente pode solicitar um orçamento de estudo de impacto de vizinhança simplificado às 3 da manhã, assim como uma loja de roupas pode vender uma peça aos domingos.
O que queremos dizer aqui é que o seu negócio estará disponível para os consumidores no momento em que for melhor para eles, por conta disso, você não perde oportunidades de vendas, o que aumenta os seus lucros.
Redução de custos
Se você já tem uma loja física, ao invés de abrir outro ponto comercial, pode optar por vender pela internet.
Isso traz mais economia porque você não precisa gastar com aluguel, água, luz, entre outras despesas comuns.
Você vai vender a qualquer momento e não vai precisar pagar mais por isso, melhorando muito a lucratividade do seu negócio.
Conclusão
Resumindo, digitalizar a sua e começar a trabalhar e a atender os seus clientes pela internet é acompanhar uma tendência promissora para o futuro.
A tendência é que essa modalidade de compra e venda ganhe cada vez mais espaço na vida das pessoas, e se o seu negócio não possibilitar essa transição, vai perder espaço e competitividade.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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