Últimas

Qual a importância dos primeiros socorros?


 Aprender técnicas de primeiros socorros pode salvar vidas, ainda em um primeiro momento de acidente ou ter um mau súbito.

Para que a situação esteja controlada até que um profissional da área da saúde chegue ao local do acontecido.

Diante da distância de alguns lugares em relação aos pontos de pronto atendimento, essa ação imediata é necessária e totalmente eficiente para evitar qualquer tipo de problema.

Além disso, praticar primeiros socorros com uma pessoa que está precisando pode fazer com que algumas consequências naturais do corpo logo após um incidente, como sequelas, deixem de aparecer, justamente pela qualidade e rapidez do atendimento.

Para isso, se faz mais do que necessário que todos possam ter acesso a um treinamento, com diploma, certificado ou laudo corpo de bombeiros devidamente assinado.

No texto abaixo vamos saber um pouco mais sobre os primeiros socorros, pontuando sua importância e mostrando alguns exemplos de procedimentos utilizados nessa situação, que podem ser a ajuda necessária para um momento de perigo.

O que são os primeiros socorros?

Os primeiros socorros são ações feitas por uma pessoa em outra que esteja em uma situação de saúde delicada, logo após o momento que se constata o ocorrido. 

Um bom exemplo disso são doenças e problemas comuns, como:

  • Acidentes de carro;

  • Queda de escada;

  • Parada cardíaca;

  • Engasgo;

  • Pressão alta.

De modo geral, podemos caracterizar esse tipo de socorro como uma ajuda que pode ser facilmente feita por pessoas sem grandes instruções, no caso, sem uma formação médica.

Portanto, um professor em uma sala de aula e uma atendente em um projeto de arquitetura corporativa podem aprender mais sobre essas técnicas e colocar em prática em um momento necessário, tendo apenas um treinamento próprio para isso.

É importante pontuar que para fazer um primeiro socorro com alguém está em necessidade, é necessário o conhecimento prévio das principais ações, sobretudo os modos de realizar.

Isso porque, apesar de serem métodos que envolvem um tipo de socorro próximo, esses atendimentos devem ter o intuito de facilitar a situação de um paciente até que um médico ou um socorrista chegue até o local e possa dar prosseguimento a algo profissional.

Caso uma pessoa não reconheça as ações que devem ser feitas, desde a posição do corpo ou até mesmo no uso das mãos, existe uma grande possibilidade de que algo pior.

Por exemplo, uma das mais conhecidas formas de colocar em prática o primeiro socorro em uma queda de escada é fazer com que a pessoa que caiu não se mexa ou que seja removida, tendo em vista que movimentações podem vir a piorar.

Logo, nem sempre o primeiro socorro é de fato uma movimentação a ser feita com as mãos e com o tronco em cima de alguém com problemas.

Em grande parte dos casos o principal intuito do socorro é pensar na melhor maneira de deixar com que a pessoa necessitada possa estar em uma situação favorável, para que possa ser melhor atendida minutos e até mesmo horas depois.

Por que é importante aprender?

Como dito acima, os primeiros socorros são ações que devem ser tomadas imediatamente, logo após o contato com uma pessoa que está em algum tipo de necessidade relacionada a um acidente ou um problema de saúde, dentro das mais diferentes situações.

Essa é uma maneira de potencializar o atendimento que vai ser feito em seguida, podendo inclusive possibilitar o desaparecimento de qualquer tipo de sequela.

Saber isso, é importante justamente porque qualquer pessoa em necessidade pode ser auxiliada, evitando problemas de saúde maiores relacionados pela demora no atendimento e resolução de um problema, e até mesmo impedindo um falecimento.

Por exemplo, saber disso dentro de casa é importante, principalmente, na convivência com pessoas mais velhas ou crianças, que podem apresentar problemas de saúde.

Morar longe ou em espaços com nenhum tipo de contato próximo com médicos e locais de atendimento também se mostra um problema, e potencializa o aprendizado dessas ações.

Afinal, até o momento que um atendimento oficial chega, pode ser que a pessoa acidentada não resista, ou acabe tendo o seu quadro agravado, por uma questão que muitas das vezes pode ser suavizada pelo uso certo de algumas modalidades de cuidados.

Em relação ao ambiente corporativo, por exemplo, entender os primeiros socorros é uma condição que pode tranquilizar os profissionais e as equipes.

É o caso de uma fábrica de produção de utensílios para cozinha industrial, onde o trabalho com equipamentos pesados e materiais que podem fazer algum mal à saúde estão sempre presentes. Com a ajuda certa, todo problema pode ficar menor.

Os primeiros socorros também são importantes em lugares com alta concentração de pessoas que não podem se defender ou se proteger devidamente, como em escolas.

Uma última situação que pode ser pontuada é aquela relacionada a viagens, principalmente, para lugares mais distantes, onde grupos de amigos ou até mesmo casais estão.

Até que haja uma conexão com internet ou um contato por telefone com uma assessoria de segurança do trabalho depois de um acidente ou um problema cardíaco, por exemplo, pode acabar sendo tarde demais.

De modo geral, os primeiros socorros dizem respeito às antecedências de atendimento em relação a um momento de necessidade, e salvar vidas sempre pode ser uma possibilidade para qualquer pessoa que esteja bem treinada e atenta às ações a serem feitas.

Alguns dos principais procedimentos

Abaixo vamos conhecer alguns dos principais procedimentos de primeiros socorros, que podem ser essenciais em praticamente grande parte dos casos de problemas relacionados a acidentes e problemas de saúde.

Antes de entender mais sobre eles, é preciso estar ciente da condição física e psicológica para colocar em prática, bem como a atenção para a realização dos procedimentos da forma correta, tal como ensinado em um AVCB bombeiros.

  1. Desengasgo

No momento em que uma pessoa se engasga o ideal é agir rapidamente, tendo em vista que um alimento ou algum objeto pode estar obstruindo a passagem de ar.

Comece se voltando às costas da pessoa que está sem sufocamento e a abrace, apertando então a região do umbigo, justamente para fazer com que o objeto seja expelido.

Repita até que o objetivo do primeiro socorro seja concluído, e que a pessoa possa voltar a respirar com tranquilidade.

  1. Estancar sangue

Em uma tarefa comum de corte de chapa ou até mesmo no dia a dia de cuidados com a casa, todos estão sujeitos a apresentarem cortes, e em seguida, sangramentos.

Aqueles menores são menos preocupantes, mas muitas vezes ocorrem os sangramentos intensos, que podem afetar o organismo com a alta perda de sangue.

O melhor passo de primeiro socorro é estancar, pressionando a região do sangramento e evitando que o sangue saia, mantendo essa ação até que a ajuda profissional chegue.

  1. Massagem cardíaca

Em casos de desmaios e problemas cardíacos, a melhor atitude é iniciar uma massagem cardíaca, que como o nome diz, consiste em movimentos que façam uma espécie de revival do órgão que pode ter parado em meio a uma construtora de galpões.

Com as mãos abertas, localize-as na região entre os mamilos e pressione repetidas vezes, em tempos curtos, até que a pessoa volte a ficar consciente.

É importante mesclar esses movimentos com a respiração boca a boca, que também consegue trazer rápidos resultados à vítima.

  1. Desafogar

Nos casos de afogamento, o primeiro socorro é entender se a vítima está respirando. 

Caso elas estejam, o ideal é que ela seja virada para o lado, para que a saída de água do corpo não provoque um novo afogamento.

Caso a respiração não esteja acontecendo, o ideal é abrir a boca, levantar a cabeça da pessoa e começar uma respiração boca a boca, levando o ar da sua boca para ela, em intervalos de um segundo, até que ela volte e comece a jogar água pela boca.

  1. Transportar vítimas

No caso do transporte de uma vítima em meio a um serviço de reforma com acidente, o ideal é mover o mínimo do corpo dela, e sempre que houver a necessidade, fazer movimentos leves, direcionando a pessoa para um pano ou uma maca.

É importante entender se existe a necessidade de mexer no corpo da pessoa, se preocupando ainda em deixar o pescoço sempre reto e para cima.

Considerações finais

Sendo assim, os primeiros socorros podem salvar vidas, e não é à toa que de fato são necessários nas mais diferentes situações e ambientes da vida em sociedade.

Saber entender a situação e utilizar as ações mais comuns pode fazer com que um conhecido ou desconhecido fique fora de perigo até o atendimento ideal chegar.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.









Nenhum comentário