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Conheça 4 ferramentas que podem ajudar a aumentar as vendas de um negócio!


 

Todo empresário que já tem algum tempo de estrada sabe como é importante aumentar as vendas de um negócio, coisa que os bons gestores também entendem. O que poucos sabem é quais ferramentas implementar para ajudar nisso e como fazê-lo.

De fato, a dinâmica do departamento comercial pode exigir tanto esforço, que não é raro ver os líderes se deixando levar pela correria do dia a dia. Isso ocasiona a perda de um horizonte maior, que é onde deveriam estar as estratégias mais promissoras.

Por exemplo, uma empresa especialista em limpeza não pode se limitar a conseguir alguns poucos clientes e depois sair correndo atrás das vontades deles, sem padronizar o atendimento, o suporte e toda a comunicação.

Pode até parecer que um esforço desses seria algo positivo, mas é tudo aparência. Na verdade, é depois de ganhar um maior domínio sobre os processos e a operação comercial que os clientes serão mais beneficiados.

Lembrando que o departamento comercial precisa ter uma ligação muito grande com o próprio marketing, já que sempre que as duas equipes trabalham juntas os resultados se multiplicam, justamente por reforçar e unificar a estratégia da empresa.

Basta imaginar o caso em que o blog de uma firma de limpeza de estofados de carros capta leads frequentemente, repassando os novos contatos para os vendedores entrarem em contato por telefone ou presencialmente, fechando a negociação.

Neste caso, os times estão em harmonia e favorecem o trabalho um do outro. Já quando cada um trabalha por sua conta, ou sem as devidas ferramentas que unificam o esforço, o que predomina é a dispersão e a perda de oportunidades.

Exatamente por isso decidimos elaborar este material, que ajuda o leitor a conhecer as 4 ferramentas que podem realmente ajudar a aumentar as vendas de um negócio, dando controle aos donos e gestores sobre as equipes.

Algumas empresas nunca implementaram ferramentas desse tipo, então podem ter um certo ceticismo a respeito, imaginando que seja um luxo contar com a tecnologia a seu favor. Mas, depois que fazem um teste, ficam encantadas.

Inclusive, um aspecto bem interessante disso tudo é justamente o fato de que, atualmente, as ferramentas comerciais e de marketing evoluíram tanto que já podem ajudar qualquer empresa, seja de serviços como limpeza de estofados ou de venda no varejo.

Deste modo, se o interesse do leitor é compreender como alguns recursos relativamente simples podem revolucionar os resultados do seu negócio, aumentando as vendas e fortalecendo a marca, então basta seguir adiante na leitura.

Qual é o papel das vendas?

Primeiramente, é preciso esclarecer alguns aspectos conceituais sobre o papel das vendas, bem como algumas características que ajudam a entender do que se trata.

Até porque não é possível melhorar e automatizar aquilo que não se entende, sendo que ainda tem muitas empresas que mantêm uma visão antiga sobre as vendas.

Por isso, é preciso reconhecer que nos últimos anos e décadas o mercado passou por verdadeiras revoluções, o que obviamente acaba impactando a relação das pessoas com as marcas, seja para venda de produtos ou prestação de serviços.

Por exemplo, antes uma empresa de higienização de estofados tinha quais recursos comerciais à mão? Os principais eram:

  • Panfletagem;

  • Boca a boca;

  • Outdoor e busdoor;

  • Revistas e jornais.

Entre outros, como televisão e rádio, que na verdade eram restritos a um grupo muito seleto de marcas, já que tais veículos eram bem caros e inacessíveis para a maioria. Hoje, no entanto, a maior vitrine do mundo são os motores de busca e as redes sociais.

Sendo que qualquer empresa pode ganhar destaque ali com pouco investimento, crescendo organicamente. Como quando um blog sobre torre de resfriamento de água escreve os melhores artigos do seu segmento, dominando as primeiras páginas.

Ou então crescendo por meio de impulsionamento e propaganda, o que também é mais acessível do que a televisão e o rádio, já que você pode customizar quanto vai investir, bem como o público que será impactado, gerando mais assertividade.

Portanto, é preciso entender que o papel das vendas é, como sempre foi, impactar as pessoas certas, do jeito certo e na hora certa.

Hoje, o modo mais efetivo de fazer isso é por meio das estratégias de marketing online, pois elas são as que mais levam em conta o fato de que as novas gerações mudaram seus hábitos e suas expectativas, como explicado acima.

Do mesmo modo, aqueles que já testaram e obtiveram bons resultados, logo percebem que o modo mais certo de ampliar ainda mais os resultados, potencializando aquilo que já era bom em si mesmo, é por meio de ferramentas, como as que exploramos aqui.

1. Funil de Vendas

Assim como é importante explorar o papel conceitual e característico das vendas no dia a dia de uma companhia, também é fundamental explicar que “ferramenta” não quer dizer necessariamente um programa em específico, mas sim, uma plataforma.

Dito de outro modo, uma ferramenta é uma funcionalidade que a empresa implementa, e  não a marca de um software, programa ou aplicativo em específico.

Por exemplo, falar em Google, Bing e Yahoo! é falar sobre motores de busca, mas a ferramenta da qual se fala é o próprio buscador, seja qual for a marca.

Neste sentido, uma das funcionalidades ou ferramenta mais importantes para ajudar a aumentar as vendas de um negócio é o funil de vendas, que não consiste em um programa específico ou limitado, mas sim em um padrão de trabalho.

Assim, se a empresa lida com placas de homenagem, ela precisa perguntar-se quais são as etapas da jornada de compra que seu cliente médio percorre.

Achar que um consumidor salta do estágio de alguém que nem sabe que sua empresa ou solução existe, para o de cliente fiel e satisfeito, é um erro.

Então, é preciso desenhar estrategicamente as etapas de pré-venda, negociação e pós-venda. Isso inclui a captação de leads, a nutrição deles, a qualificação dos mesmos contatos, a prospecção e passagem para os vendedores, e daí em diante.

2. Programas de CRM

Depois de desenhar um funil de vendas bastante detalhado e que seja capaz de dialogar com os clientes, aí sim é possível, e até necessário, automatizar esses processos da maneira mais minuciosa possível.

O melhor modo de fazer isso hoje em dia é por meio da ferramenta chamada CRM, que é uma sigla para o termo em inglês Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente).

Com algo assim, uma empresa que trabalha com madeira ecológica para deck pode criar uma verdadeira máquina de geração de leads, novas oportunidades e clientes.

Por exemplo, é possível criar um histórico de cada contato comercial, desde o primeiro dia em que a empresa falou com ele, já registrando quais são suas necessidades e expectativas.

Também é possível realizar ações coletivas, embora segmentadas. Ou seja, disparos de e-mail em massa, bem como de mensagens de SMS e similares.

Ao contrário do que alguns pensam, isso não torna a comunicação robotizada e fria, mas sim, personalizada e customizada, em consonância com as expectativas das novas gerações.

3. WebPhone

Outra ferramenta incrível que ajuda a transformar as vendas de qualquer negócio são os programas ou aplicativos do tipo WebPhone, que unem o melhor da tecnologia computacional com a telefonia mais indispensável.

De fato, engana-se quem pensa que fazer ligações é algo que se resume a puxar um telefone fixo ou um celular. Na verdade, é preciso que esse recurso seja entendido como parte intrínseca do processo de venda e igualmente absorvido pela empresa.

Assim, a firma consegue manter um controle muito maior sobre a operação e sobre cada um dos funcionários, a começar pelo fato de que as ligações ficam gravadas.

Depois, é possível fazer uma avaliação delas, melhorando onde é preciso e premiando aqueles colaboradores que já estão conseguindo os melhores resultados.

Lembrando que o foco deve ser sempre a meritocracia, que é o que mais estimula os vendedores, bem como a melhoria do atendimento ao cliente, o que ainda aumenta incrivelmente as vendas.

4. Outras automações

Por fim, além de softwares e programas de automação do processo de vendas, também é possível contar com recursos integrados em plataformas já pré-existentes, como os blogs e as próprias redes sociais.

Por exemplo, um especialista em persianas pode instalar a ferramenta de chatbot em seu blog, pois ela trabalha 24h por dia, sete dias da semana, sem cobrar nada por isso. É um dispositivo que responde as perguntas mais básicas automaticamente.

As mídias sociais também têm esse recurso, que basta ser ativado e alimentado com as informações básicas para começar a rodar, podendo trazer uma série de vantagens e funcionalidades para as vendas da empresa.

Considerações finais

Falar sobre vendas e ferramentas que podem ajudar a aumentá-las é um dos pontos principais de toda empresa que deseja crescer de modo sólido e sustentável.

Com as informações e as ferramentas que aprofundamos acima, fica muito mais fácil começar esse esforço com o pé direito, mirando os melhores resultados.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.





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