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Escale sua empresa em 2022 com o Comportamento do Consumidor


Chegamos naquela época do ano na qual começamos a nos preparar para as possibilidades que 2022 pode trazer. No caso das empresas, esse é o momento ideal para descobrir novas estratégias que te ajudem a crescer cada vez mais.


Com uma rápida busca no Google podemos encontrar milhares de possibilidades que vão desde de estratégias de marketing mais tradicionais e conhecidas, como o SEO, até frameworks inovadores, como o ZMOT.


Entretanto, ainda que estes pontos sejam sim importantes, há um entre eles que precisa ser sempre priorizado se quiser atingir bons resultados. Estamos falando sobre os clientes.


Nos últimos anos as estratégias com foco total no público deixaram de ser um diferencial para se tornarem parte obrigatória do que constitui uma boa empresa.


Contudo, não é apenas de personas e pesquisas de mercado que se faz um bom relacionamento com o cliente. Na verdade, a melhor maneira de se aproximar e tornar ele o centro da sua marca é conhecendo o comportamento do consumidor!


Venha entender porque essa estratégia de gestão do cliente é tão importante e aprenda a colocar ela na sua empresa ainda hoje!


O que é o comportamento do consumidor?

Podemos entender o comportamento do consumidor como as tendências de ação que os clientes costumam seguir quando consomem, quase que como um padrão.


É claro que cada compra terá sua particularidade, bem como cada público, mas já vamos comentar mais sobre isso. A ideia nesse momento é que você entenda o comportamento do consumidor como uma forma de metrificar e prever os passos seguintes que serão tomados durante a jornada de compra.


Exatamente por esse motivo que entender e utilizar o comportamento do consumidor é uma tarefa um tanto difícil, mas não impossível. Por mais complicada que pareça, ela na verdade se torna bem simples quando bem feita e aprendida.


De forma sucinta, devemos ter em mente que o comportamento de cada grupo de compradores é distinto. Ou seja, o cliente de uma loja X de calçados terá um comportamento diferente do cliente da loja Y de eletrônicos.


Ainda que o cliente seja o mesmo para as duas lojas, a forma como ele compra se altera de acordo com o produto ou serviço. Assim, a única maneira certa de compreender o comportamento do cliente de forma que ele seja proveitoso para a sua marca é conhecendo os seus clientes e os estudando.


Uma forma eficaz e simples de fazer isso é através do mapa da jornada do cliente, o qual vamos explicar agora!


A jornada do cliente

Um mapa da jornada do cliente é um documento visual que detalha cada um dos passos tomados por um consumidor desde o pré até o pós venda, passando por todas as etapas de decisão, consumo e uso.


Ele é extremamente personalizado e precisa ser feito de acordo com uma única persona foco. Ou seja, se a sua empresa tem 3 personas, por exemplo, serão necessários 3 mapeamentos diferentes.


Acredito que já tenha conseguido entender como ele vai nos ajudar, mas para deixar claro, o mapa da jornada do cliente vai ser importante para que entendamos como o nosso cliente compra e possamos nos preparar para oferecer o que ele deseja, na hora que ele deseja e da melhor maneira possível.


Ainda que o processo de mapeamento seja demorado e precise ser refeito constantemente, ele vai ser ideal para acrescentar em outros pontos da sua empresa como na usabilidade e na customer experience.


Caso queira saber mais sobre como fazer um mapa da jornada do cliente, acesse esse conteúdo aqui!


Conclusão

O comportamento do consumidor é algo que está disponível ao nosso alcance, mas nem sempre damos a devida atenção.


Pense nele como uma abertura que seus clientes estão dando para que você os conquiste e use seu modo de agir para fidelizar cada vez mais o público!

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