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Faça seu consultório medicinal alavancar com a tecnologia e o marketing digital


 


A relação entre o seu consultório médico e o marketing digital é um aspecto que comumente deixa de ser tido como prioritário para os empresários, no momento da abertura de uma clínica. Esse é um elemento muito importante para a sobrevivência da empresa.


Afinal, com o aumento da competitividade do setor e com a constante integração de novos profissionais ativos no mercado, fazer com que o seu serviço seja bem divulgado e com que os pacientes conheçam a reputação da sua marca, tem sido cada vez mais desafiador.

A introdução de estratégias do marketing digital em consultórios médicos pode ser uma ótima forma de tornar a marca estável e o trabalho mais eficiente. Para  isso, é essencial entender mais sobre essa técnica publicitária e seu funcionamento no meio da medicina.

A importância de investir no marketing digital

Muitos médicos saem do curso superior com a intenção de abrir seu próprio consultório. No entanto, também é bastante comum que esses profissionais não possuam a formação necessária em administração de negócios ou em técnicas para atrair novos pacientes.

Por isso, além da formação profissionalizante, também é crucial investir em um curso de gestão financeira online ou em outros tipos de formações que tornem o consultório em um negócio rentável e bem sucedido.

Neste contexto, a aquisição de conhecimentos sobre o marketing digital é uma indispensabilidade para os empreendedores de todos os segmentos de atuação. Pois, é por meio dessas ferramentas digitais e da internet que você torna possível a:

  • Atração de novos pacientes;

  • Fidelização do atendimento;

  • Personalização das interações comerciais;

  • Construção de uma reputação mais positiva para sua marca;

  • Obtenção de um título de autoridade na área, entre outros.

Afinal, com o auxílio de sites, blogs, redes sociais e plataformas de busca, os consultórios podem construir um relacionamento mais próximo com o público em geral, tornando os anúncios mais eficientes, interessantes e capazes de trazer retornos mais positivos.

Além disso, em conjunto com os conhecimentos adquiridos em cursos de gestão de pessoas e liderança ead, as ações de marketing digital também podem servir para adaptar o atendimento médico, aprimorando o serviço e o nível de satisfação dos clientes.

Como aplicar essas estratégias no consultório médico

Ainda que a especialização em uma faculdade de vendas e marketing seja uma característica importante nos funcionários de publicidade de qualquer empresa, a introdução do marketing nos consultórios médicos pode exigir uma formação ainda mais específica.

Isso porque, ao contrário dos demais setores do mercado, o serviço médico e odontológico devem seguir um conjunto de regras de diretrizes que são direcionadas a todas as áreas da saúde e que visam à proteção dos pacientes e a garantia de um atendimento qualificado.

Por isso, além de garantir que as ações sejam realizadas da forma mais adequada, é crucial que esses colaboradores estejam sempre alertas sobre as determinações e limitações impostas pelo Conselho Federal de Medicina ou pelo Conselho Federal de Odontologia.

Com essas normas em mente, os gestores podem iniciar a realização do Marketing Digital através da construção de um banco de dados sobre os pacientes, coletando informações importantes e definindo o perfil do cliente ideal.

Em seguida, a criação de um espaço digital exclusivo para a sua marca pode ser a melhor forma de trazer mais visibilidade para o consultório e, consequentemente, novos pacientes. Para isso, recomenda-se a criação de um blog ou site empresarial.

Outras estratégias que também pode ser exploradas são:

  • E-mail marketing;

  • Produção de conteúdo;

  • Utilização das redes sociais;

  • Publicidade paga;

  • Cultura do Feedback, entre outras.

Mas para que todas essas ações sejam executadas, os funcionários precisam estar bem treinados e organizados. Assim, os donos e responsáveis pelo negócio devem investir em um curso de gestão de recursos humanos e nas técnicas utilizadas por esse setor.

Principais tecnologias que auxiliam na modernização das clínicas

Além do conhecimento acerca das principais técnicas publicitárias e das melhores formas de aplicá-las, o uso de ferramentas tecnológicas, softwares e plataformas digitais podem ajudar muito na execução das estratégias de marketing nos consultórios médicos.

Por meio de dispositivos pagos ou gratuitos, os gestores podem aprimorar a organização do ambiente de trabalho, otimizar o tempo dos funcionários, tornar o atendimento mais assertivo e até automatizar a publicação de textos e postagens nas redes sociais.

Entre as principais ferramentas utilizadas pelos negócios do setor de saúde, as mais recorridas são:

  1. Software de Gerenciamento de relacionamento

Determinadas formações auxiliam a gerar uma construção de uma experiência positiva e encantadora com a empresa é uma das maiores prioridades para todas as instituições comerciais. 

Contudo, no ambiente médico essa característica é ainda mais necessária e fundamental.

Por isso, os softwares de Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente (CRM) são uma das estratégias essenciais. 

Esse dispositivo permite o controle de todos os pontos de contato que o público tem com a marca, desde o descobrimento da empresa até o momento pós consulta.

E isso é feito por meio da coleta, armazenamento e análise dos dados dos pacientes, permitindo a construção de um funil de vendas que viabiliza o gerenciamento dos leads e melhora as oportunidades de conversão de novos pacientes.

Essa ferramenta é tão importante que o curso gestão de pessoas e liderança a indicam, inclusive, como forma de realizar um monitoramento sobre a produtividade dos colaboradores, a efetividade das interações com os clientes e como medida da qualidade do atendimento.

  1. RD Station Marketing

O RD Station Marketing é uma plataforma que permite a automatização de diversos processos distintos do marketing digital, auxiliando na organização de informações, criação de pautas e publicação de conteúdos em diferentes redes sociais simultaneamente.

Desta forma, os gestores do consultório são capazes de administrar as atividades de Inbound Marketing com maior facilidade, tornando a presença digital mais possível e eficiente. Afinal, esse recurso viabiliza a :

  • Geração e gerenciamento de leads;

  • Automação das publicações em redes sociais;

  • Acompanhamento das interações do público;

  • Planejamento de estratégias de SEO;

  • Análise do desempenho das ações;

  • Disparo automático de E-mail Marketing;

  • Estudo de relatórios, entre outros.

Assim, essa plataforma permite a conquista da atenção dos clientes e a disponibilização dos materiais mais apropriados para cada perfil de paciente. Mas para isso, é crucial que sejam contratados funcionários capacitados para essa função.

Por isso, o investimento em um curso tecnologo de gestão de pessoas a distancia também pode ser fundamental, mesmo nos menos consultórios.

  1. MailChimp

Como dito anteriormente, o e-mail marketing é uma das principais técnicas do marketing digital que podem ser utilizadas pelo setor médico, trazendo muitos benefícios e vantagens para o crescimento da marca.

Afinal, esse é o canal de comunicação mais pessoal disponível no ambiente virtual, permitindo a construção de uma audiência mais engajada e viabilizando um contato em longo prazo com os prospects, leads e pacientes.

Neste contexto, o MailChimp é uma das principais ferramentas de marketing digital, portando funcionalidades que abrangem desde a segmentação da lista de contatos até o disparo automatizado dos conteúdos em e-mail.

Essa plataforma permite a adaptação mais facilitada dos conteúdos produzidos, para o formato aceito nos e-mails e ainda auxilia no direcionamento desses materiais para os clientes que possuem características semelhantes.

O mailChimp é uma ferramenta capaz de  impactar nas atividades relacionadas com o curso de gestão financeira empresarial, aumentando o nível de satisfação dos pacientes com o atendimento e tornando o relacionamento com o público ainda mais pessoal e íntimo.

  1. Google Ads

O Google Ads é uma plataforma que permite a criação de anúncios pagos que serão divulgados em todos os sites, blogs, vídeos do Youtube ou propaganda em redes sociais. 

Desta forma, por meio de um pagamento – com valores bastante acessíveis – os consultórios podem ter seus anúncios destacados na página de busca.

No entanto, essa ferramenta também permite que a divulgação seja direcionada para um público segmentado, que se encaixe com a persona da sua clínica. Assim, os empresários têm mais certeza de um retorno positivo e uma probabilidade maior de conversão de leads.

  1. SEO

O Search Engine Optimization (SEO) é um conjunto de técnicas que aplicadas nos conteúdos produzidos para os blogs – sejam eles em texto, vídeo, infográfico e etc. –, fazendo com que o algoritmo das plataformas de busca considere o seu material relevante.

Deste modo, quando o público consumidor buscar algum assunto relacionado ao seu conteúdo, o Google indicará a sua página logo nas primeiras opções de busca. Isso aumenta o tráfego no seu site e reforça a relevância da sua clínica.

Em decorrência do impacto econômico que essas ações podem trazer para a empresa, o curso de gestão financeira indica muito a utilização dessas estratégias como forma de aumentar a rentabilidade e lucratividade da sua companhia. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas.


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