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4 dicas para criar conteúdo de conversão


 

O marketing digital vem se tornando cada vez mais importante no cotidiano das empresas, estendendo-se em diversas variantes, como o SEO, marketing de conteúdo e conteúdo de conversão, que é essencial para atrair leads e gerar mais vendas. 


No mercado atual, a competitividade aumentou de forma significativa, obrigando os donos de negócio a encontrar formas de lidar com isso se desejam se destacar de seus concorrentes e sair na frente, se estabelecendo por definitivo no ambiente digital. 

Marketing de conversão: o que é?

Antes de mais nada, é necessário entender o conceito de conversão como um todo, que se refere a uma métrica fundamental do marketing digital utilizada para acompanhar o sucesso de uma campanha específica ou alguma página do blog ou site do negócio.


Portanto, com o auxílio da taxa de conversão, uma empresa consegue analisar se a estratégia que aplicou teve um bom andamento e trouxe os resultados esperados ou não, necessitando de ajustes e adaptações.


Logo, se o site de uma imobiliária que divulga hospedagem para idoso e afins está apresentando alta taxa de conversão, significa que o seu público-alvo está tendo acesso ao seu conteúdo de conversão e se tornando cliente, demonstrando sucesso.


Nesse contexto, o marketing de conversão entra como um conjunto de estratégias aplicadas em um determinado recurso, com o objetivo de transformar visitantes em leads e clientes, cujo transporte é realizado através do funil de vendas até o estágio final, que é a compra.


Para acontecer essa conversão, primeiramente é preciso fazer com que o visitante deixe o seu contato na página, visto que assim ele demonstrará que o site tem utilidade para ele.


Por exemplo, se um usuário entra no site de uma empresa de manutenção de próteses capilares através de uma publicação em rede social e se interessou pelo conteúdo, ele pode solicitar um orçamento através de um formulário, passando a ser um lead.


A próxima etapa é a conversão de leads em clientes, em que há a necessidade de fechar a compra. Existem ainda casos de transformação dos visitantes em clientes de forma direta, mas é necessário investimento em diversas outras ações.

Por que investir em conteúdo de conversão?

Aplicar as estratégias de conteúdo de conversão é uma ótima opção porque permite o encurtamento da jornada de compra, demandando menor investimento financeiro e diminuindo a necessidade de anúncios pagos em outras plataformas.


É preciso ter em mente que utilizar a conversão como um foco é mais fácil do que investir em aumentar o tráfego, quando se refere aos resultados.


Isso acontece graças ao fato que com a conversão já existe um público definido e que possui interesse inicial pelo tópico. Já no caso do aumento do alcance, a empresa precisa atingir muitas pessoas e convertê-las.


Ou seja, se uma confecção de roupas promover uma publicação em determinada rede social para aumentar o seu tráfego, ela chegará para mais pessoas, mas parte delas não estará interessada em contratar seu serviço. 


Mas se ela investir em um conteúdo de conversão, terá no radar leads específicos que estão relacionados com o seu tópico, uma vez que estes passaram seu contato para envio de dados e os visitantes entraram na página de forma voluntária.


Portanto, o marketing de conversão faz com que o Custo de Aquisição de Clientes (CAC) seja menor, pois o número de visitas ao site não precisa ser aumentado, além de que ele otimiza as campanhas de anúncio pago, melhorando os resultados. 


No entanto, é preciso levar em consideração a importância da experiência do usuário na página, uma vez que ela será a responsável por garantir a retenção do visitante por mais tempo, aumentando as chances dele se tornar um lead, por conhecer a marca. 


Outra consequência fundamental do conteúdo de conversão é justamente o fato de que eles conseguem ajudar no SEO, ou Search Engine Optimization, que se refere ao conjunto de estratégias destinadas a melhorar o posicionamento de uma página nos motores de busca. 

Como desenvolver esse tipo de conteúdo?

Sendo assim, torna-se essencial conhecer as etapas do desenvolvimento de conteúdos de conversão, de maneira a torná-lo o mais vantajoso possível e a garantir os resultados esperados. Alguns dos principais pontos a serem analisados são:

1 - Crie um planejamento

Antes de tudo, pelo fato de se tratar de uma ferramenta que precisa atingir um público em específico e seus gostos, é fundamental elaborar um planejamento sobre as ações e onde se deseja chegar, partindo do ponto atual. 


Para isso, crie um perfil desejado para seu lead ideal. Isso porque é preciso conhecer a fundo as características do público para quem o conteúdo será desenvolvido. É muito importante saber seus gostos, hábitos de consumo, localização digital e necessidades. 


Assim, por exemplo, uma empresa de entrega de medicamentos consegue saber exatamente o que as pessoas que ele deve atingir procuram, direcionando suas estratégias para tal e conseguindo se mostrar como uma solução, trazendo bons resultados.


Em seguida, é preciso analisar o funil de vendas e suas etapas, definindo em quais momentos a conversão precisa acontecer para garantir que foi no momento certo, sem pressionar o usuário ou parecer algo forçado. 


Por fim, deve-se estabelecer qual o tipo de conversão vai acontecer. É preciso ter em mente que conversão não é sinônimo de venda.


Ou seja, uma organizadora de eventos pode desejar que o visitante assine sua newsletter, ou que peçam por um orçamento para o Isolador para barramento, que curtam sua página nas redes sociais ou façam a compra.


Dessa forma, existem diversas maneiras de realizar a conversão e elas precisam ser bem definidas para que a estratégia tenha um objetivo específico e possam aplicar seus recursos, de acordo com os resultados esperados pela companhia.

2 - Definição das palavras-chave 

Quando uma visão geral sobre os planos e o público já foi criada, é preciso definir qual será o conteúdo propagado para eles, levando em consideração a necessidade de ser algo relevante e que vá de fato ajudá-lo de alguma forma.


Para isso, a determinação de palavras-chave que eles mais utilizam é uma ação muito indicada, uma vez que facilita o desenvolvimento de material e estabelece de forma clara o ponto que se deseja atingir.


Esse ponto tem o grande objetivo de criar autoridade para o negócio, auxiliando os mecanismos de busca a saberem do que o site se trata, deixando mais simples para que os usuários o encontrem.

3 - Compreensão dos resultados

Um ponto fundamental para qualquer estratégia a ser aplicada é a compreensão dos resultados, pois isso deixará claro se o público está gostando do que foi entregue ou se alguns ajustes são necessários. É um modo de identificar a reação do público.


Para isso, deve-se prestar atenção ao engajamento, ou seja, a interação do público com o conteúdo, seja por meio de compartilhamentos, comentários, curtidas, feedbacks diretos ou os números de visita à página da web.


Nesse ponto, a empresa será obrigada a identificar os pontos que não estão sendo benéficos para realizar ajustes, além de possibilitar que os resultados sejam sempre melhores do que os anteriores.


Por exemplo, se uma empresa criou uma publicação sobre o seu novo kit gnv 5 geração e publicou nas redes sociais, mas percebeu que poucas pessoas se interessaram de fato pelo conteúdo, ele pode analisar suas informações e optar por outro tipo de conteúdo.


Logo, essa ação é imprescindível para impedir que ela insista em determinada ferramenta que não está garantindo os resultados esperados, focando apenas naquilo que a fará chegar nos seus objetivos.

4 - Tenha equipes unidas

Não é novidade para nenhuma empresa que todos os seus setores estão, de alguma forma, relacionados, o que exige a necessidade de ter o time todo unido, compartilhando suas informações para tornar o trabalho mais simplificado.


Para isso, um passo essencial é a realização de reuniões no início do projeto e ao longo do seu desenvolvimento, para que seja criada uma base de qualidade para começar o trabalho e acompanhar as suas influências e resultados. 


Assim, uma empresa ppra eletricidade consegue ter o time de vendas explicando o funil de vendas para cada tipo de lead e indicando em que etapa o lead deve ser abordado para o momento de conversão. 

Quais as vantagens dos conteúdos de conversão?

Aplicar o marketing de conversão pode ser uma alternativa muito benéfica para as empresas, auxiliando-as no seu desenvolvimento e estabelecimento no mercado. 


Nesse sentido, é importante considerar seus benefícios que envolvem desde uma melhora na produtividade, levando a um ganho a mais no mesmo tempo gasto, além de:


  • Possibilitar a economia de tempo;

  • Aumentar o lucro em geral; 

  • Permitir a criação de uma experiência melhor com a marca;

  • Estreitar o relacionamento com os usuários. 


Desse modo, se uma marca de ar condicionado procura formas de lucrar mais sem desperdiçar tempo com usuários que não estão interessados no seu nicho, ela pode investir na criação de conteúdos de conversão, garantindo melhores resultados. 

Considerações finais 

Em geral, o marketing de conversão serve para facilitar o trabalho das empresas, direcionando suas ações apenas para transformar usuários em clientes, sem perder tempo com não oportunidades de negócio. 


Nesse sentido, é muito importante saber de que maneira criar um conteúdo de conversão adequadamente, de modo a garantir resultados efetivos, conforme abordamos ao longo deste material.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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