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Com dúvidas sobre volta do ensino presencial, modelo de gestão inovadora em EAD é aposta para ajudar instituições brasileiras de ensino superior

Foco da Alumia é quintuplicar o número de alunos EAD no país e estar no máximo em dois anos dentro das 10 maiores instituições de ensino superior do Brasil, através de novas e diferentes formas de Educação, com mais tecnologia, aplicativos e realidade virtual

Gustavo Rahmilevitz, especialista em EAD e CEO da Alumia
Divulgação

A nova variante Omicron, o aumento de casos de Covid no Brasil e a proximidade do início do calendário escolar colocam em xeque sobre como, quando e se haverá retorno presencial nas escolas e universidades do país.

A única solução para atenuar esse dilema é adotar novamente o Ensino à Distância (EAD), método que está em franca expansão no Brasil, principalmente nas instiuções de ensino superior (IES). Enquanto o ensino presencial registrou queda de 8,9% no volume de matrículas do primeiro semestre de 2021 das instituições de ensino superior (IES) privadas, os cursos a distância cresceram 9,8%. Os dados são do Mapa do Ensino Superior 2021, estudo divulgado pelo Instituto Semesp. 

Para capacitar e apoiar as IES no Brasil, a Alumia, edtech e startup, que atua no segmento de Gestão de Programas Online desde 2017, contribuiu com sua fórmula inovadora na formação de mais de 8 mil alunos em cursos de graduação, pós-graduação e capacitação profissional, oferecendo modelo inovador de negócios às IES, ao assumir todo o risco e investimento necessários para o lançamento e operação dos cursos oferecidos. 

"Dessa forma ajudamos as instituições a trazer mais resultados sem precisar de novos recursos financeiros ou humanos. Somos remunerados no sucesso do negócio, através de uma participação nos resultados, apenas após o pagamento dos alunos, ou seja, a IES só tem fluxo de caixa positivo", explica Gustavo Rahmilevitz, CEO da Alumia e um dos fundadores, ao lado de Marcelo Vasserman, Antônio Álvaro Moura e Rodrigo Vodola. "A modalidade de EAD é um caminho sem volta", conclui Rahmilevitz. Em 2020, a Alumia faturou cerca de R$ 6 milhões e projeta aumentar em 5 vezes esse faturamento agora em 2022.

A inovação alavancou cursos de tradicionais instituições de ensino como a ESPM, FECAP, UNIFEMM, Executive Academy, Instituto Singularidades, entre outras. Além disso, a média de valores das mensalidades em educação superior na modalidade EAD é bem mais atraente do que a presencial. No modelo presencial a média das mensalidades gira em torno de R$ 758,44, enquanto a da EAD fica R$ 259,98, em média.

O foco da Alumia é estar no máximo em dois anos dentro das 10 maiores instituições de ensino do Brasil quintuplicando o número de alunos impactados que utilizam o sistema EAD, através de novas e diferentes formas de Educação, com mais tecnologia, aplicativos e realidade virtual. Somente em novembro de 2021 foi lançado um portfólio de mais de 29 cursos de graduação, bootcamps e conteúdos tecnológicos (programação, UX, UI, BI, entre outros). Além dessa expansão, pretende também lançar cursos internacionais com instituições dos EUA, Europa e Oceania. 

Segundo o Censo de Ensino Superior, o ranking e histórico dos 15 maiores cursos de EAD procurados em 2019 foi o seguinte:

1. Pedagogia
2. Administração
3. Educação Física
4. Gestão de Recursos Humanos
5. Ciências Contábeis
6. Logísitica
7. Processos Gerenciais
8. Serviço Social
9. Desenvolvimento de Sistemas
10.Letras
11. Enfermagem
12. Gestão Comercial
13. Gestão Pública
14. Marketing
15. Gestão Financeira

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