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Marcas mistas: O que é este recurso?


 

As marcas funcionam como uma ponte que comunica empresa e usuário, elas podem ser representadas de várias formas como as marcas mista.

No momento do registro, muitas dúvidas surgem em relação ao que pode ser associado exclusivamente à identidade da empresa, as marcas mista lançam luzes sobre a questão. 

De acordo com a legislação nacional, a aquisição da exclusividade de uma marca ocorre com o registro de seu nome no INPI, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial, uma autarquia responsável por gerir recursos da propriedade privada corporativa. 

Quando se pensa em registrar, oficialmente, uma marca, o primeiro recurso é o nome referente à empresa ou à etiqueta de determinado empreendimento. 

Contudo, é possível associá-lo a um recurso de imagem exclusivo, a logotipo, originando uma marca mista. 

Importância de um impacto visual

Os logotipos são desenhos criados exclusivamente para representar uma marca nos rótulos do produto e em todas as ações de marketing que envolvem o contato com o público. 

Ela define a postura visual da empresa, imprescindível para gerar impacto. Os humanos são, em sua maioria, seres movidos pelo que enxergam. 

Em estudos relacionados ao estilo de aprendizagem favorito de amostras da população, cerca de 60% respondem mais facilmente a estímulos visuais do que auditivos e sinestésicos. 

A linguagem verbal, por outro lado, cria um impacto reduzido na experiência visual do indivíduo, sendo usualmente mais atraído por formas não-verbais, como um balão de luz LED, mais compatíveis com sua experiência de interação com o mundo. 

Em outras pesquisas, a amostra analisada foi capaz de reter 10% das informações que ouviram, 20% das que leram e 80% das que visualizaram. 

Isso acontece porque a linguagem não-verbal predomina a captação de dados sobre o ambiente. O cérebro humano analisa e cataloga informações o tempo inteiro. 

Desde o momento de acordar até a hora de dormir, dados sobre o ambiente são assimilados com os olhos e ganham níveis maiores de detalhes pelos demais sentidos. 

Por isso, a inserção de uma imagem a uma marca é de grande importância para a geração de uma impressão duradoura no público. 

É importante que essa logo possa ser usada tantas vezes que torne natural a associação gráfica com os produtos da empresa. 

O que fazer para registrar?

Para registrar uma marca mista, é importante atentar-se para as regras estabelecidas pelo INPI, baseadas na Lei de Propriedade Industrial que regulamenta o registro de patentes, licenças, certificados e marcas estampadas em caixa para transportar bolo

De acordo com as definições do documento, existem três tipos de marcas: a marca de um produto ou serviço, referente para distinguir mercadorias idênticas, mas de origens distintas; a marca de certificação, usada em normas técnicas, e a marca coletiva. 

No terceiro caso, esse registro é usado para identificar produtos e serviços variados provenientes de um mesmo fabricante ou entidade empresarial. 

Usualmente, as empresas usam essa classificação para registrar seus nomes. 

A legislação também prevê a inserção de um recurso de imagem ao nome da marca, sendo esta a categoria mista. 

No entanto, é importante atentar-se para as proibições que impossibilitam o registro de certos sinais, como: 

  • Brasão, medalhas e sinais oficiais de entidades nacionais ou internacionais; 

  • Bandeira, emblema e monumentos oficiais de um país; 

  • Letras, datas ou números isolados, sem estilização que o diferencie; 

  • Sinais ou representações de crimes variados; 

  • Sinais de autarquias não requeridas pela instituição detentora; 

  • Sinais genéricos, sem estilização que o diferencie; 

  • Indicação geográfica; 

  • Sinais já registrados por terceiros; 

  • Sinalização de falsa procedência; 

  • Nomes civis e pseudônimos sem autorização do titular/familiares; 

  • Obras artísticas ou científicas sem autorização do autor. 

Marcas notoriamente reconhecidas como sinais de determinado produto ou mercado ganham proteção especial da autarquia, ainda que não estejam oficialmente registradas no órgão. Isso vale para organizações pioneiras ou com grande autoridade de mercado. 

A proteção do INPI vale para marcas nascidas no cenário internacional e instaladas no mercado nacional, ganhando prioridade de registro ou proteção automática em caso de grande renome, como as corporações de tecnologia e indústrias de kit GNV 5 geração

O registro de uma marca mista possui vigência de 10 anos, que podem ser estendidos em caso de pagamento de uma retribuição que renova os direitos sobre a marca. 

Esses e outros detalhes podem ser encontrados no capítulo 3 da Lei nº 9279. 

Considerando todas as regras oficiais para a associação de uma imagem ao nome de marca, compreende-se que o principal elemento que define uma logotipo legítima é sua exclusividade, expressa na diferenciação com o que já existe. 

Órgãos como o INPI apenas tornam oficial e oferecem garantias legais à exclusividade de uso que deve ser inserida já na criação gráfica da marca. 

Algumas medidas, aplicadas em decoração simples com balão, podem facilitar a criação desse tipo de recurso, como: 

Conhecimento de tipografias e diagramação

A criação de uma representação visual de qualidade depende de conhecimentos básicos do design gráfico, uma necessidade acentuada pela originalidade do trabalho, uma vez que o logotipo não deve se assemelhar a nada do que já existe. 

As tipografias são a técnica mais empregada para a diferenciação entre o sinal de uma marca e sua simples representação escrita. 

O termo se refere à capacidade de identificar, avaliar e melhorar a disposição de letras e conexões entre uma e outra. 

Junto à diagramação, um conjunto de regras que estabelecem a relação entre posicionamento de tela e atenção do público para certo material, como uma agenda escolar personalizada, a tipografia é fundamental para as representações visuais. 

Essa é uma fase crítica, uma vez que registrada, a marca acompanhará todas as atividades de comunicação da empresa no tempo em que estiver funcionando. 

Por isso, a harmonia de suas formas vai influenciar todas as demais ações de publicidade. 

Para marcas nominativas, onde o símbolo é a representação escrita de seu nome, a tipografia e disposição de cores é o elemento identificador. Toda a expressão da marca está expressa em fontes, contornos e tonalidades. 

Habilidades de desenho 

Uma das inspirações para a criação de um símbolo de marca está na alusão de seu nome ou do principal produto fabricado ou vendido pela empresa. 

Uma empresa que oferece plano de manutenção de ar condicionado split pode encontrar no vento uma fonte. 

Alusões à neve e outras expressões ligadas ao frio podem ser incluídas no plano de criação da marca, mas são as habilidades de desenho que transformarão ideias e referências em algo exclusivo. 

Se o empreendedor não possui habilidades de desenho, contratar um profissional especializado é imprescindível nessa fase. 

Sem ele, a criação de um logotipo exclusivo para uma empresa de Limpeza de Galpão seria impossível. 

As habilidades de um designer também podem se estender até o item vendido, como na construção de embalagens que expressem o logotipo da marca. 

O design de produtos prevê a moldagem exclusiva de garrafas, caixas e outros recipientes. 

Trata-se das marcas figurativas e tridimensionais, com exemplos numerosos no mercado consumidor atual. 

Ao invés de depositar sua diferenciação na expressão verbal, os modelos empregam linguagem não-verbal para identificar-se para seu público. 

Vantagens das marcas mistas para seu negócio

As marcas mistas podem ser construídas e criadas por qualquer empresa, desde que respeitados os critérios estabelecidos pelo INPI. 

A mistura entre elementos verbais e não-verbais torna a marca mista mais competitiva por provocar efeitos como os seguintes. 

Autoridade de marca

A exclusividade das marcas mistas permitem sua identificação rápida em qualquer produto, o que cria uma memória da experiência para o consumidor. 

Assim, uma experiência positiva passa a ser vinculada à percepção de sua marca, conferindo autoridade.

Expressão de valor agregado

Valor agregado é todo benefício percebido pelo consumidor e independente das consequências evidentes do uso de determinado produto. 

Muito do que se entende por valor agregado são expressões subjetivas de status da marca. 

Grifes famosas possuem um grande valor agregado expresso em suas marcas, de modo que a própria representação gráfica torna-se um elemento encarecedor do item. Marcas de qualidade expressam seu valor agregado em suas marcas.

Uma indústria de ar condicionado central para residência de alto padrão expressa sua sofisticação, design e potência por meio de sua marca, estampadas nos produtos, embalagens e na comunicação pública. 

Direcionamento de ações de marketing

Como uma ação que promove a identidade da empresa, as marcas mistas atuam no direcionamento de ações de marketing ao estabelecer o tom da comunicação. 

Isso facilita o processo de humanização da marca continuado pela publicidade.

Conclusão

Sendo assim, as marcas mistas são excelentes recursos de identificação de uma empresa, importantes para o posicionamento de empreendimentos no mercado consumidor ao criar uma conexão direta entre item vendido e empresa do setor. 

Com efeitos mais vistosos em segmentos concorridos, onde a produção industrial padronizou todas as mercadorias de determinado setor, as marcas mistas atuam sobre a preferência do cliente e a sinalização social de seu valor agregado. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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