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O que é comunicação ativa?



 Cada vez mais implementada nas empresas, a comunicação ativa é uma forma de melhorar a cultura organizacional conhecida como speak-up culture, referindo-se a uma necessidade para os funcionários e uma vantagem para a instituição. 


Contudo, no dia a dia das pessoas, esse modo de troca de informações também vêm sendo aplicada, garantindo que os envolvidos consigam conversar de maneira produtiva, ao mesmo tempo em que de fato escutam o que o outro está falando. 


Ou seja, se duas pessoas estão conversando sobre forro de pvc madeirado, a comunicação ativa garante que o envio e o recebimento da mensagem foram completos e que houve uma total compreensão, tornando a comunicação mais dinâmica e fluida. 


Dessa maneira, há uma mudança na maneira em que os colaboradores conversam entre si, bem como estabelecem a comunicação com seus clientes, promovendo experiências positivas e resultados efetivos.

O que significa a cultura de comunicação ativa, afinal?

Basicamente, a comunicação ativa se refere a um processo em que uma pessoa tem a iniciativa de conversar com o outro, seja no ambiente em que trabalha, para compartilhar suas ideias, opiniões e preocupações, ou em qualquer outra situação. 


Portanto, para que essa cultura seja inserida nos locais de trabalho, é preciso levar em consideração diversos pontos, assegurando aos funcionários o sentimento de conforto, incentivo à manifestação e acolhimento do diferente e novo. 


Além disso, a comunicação ativa também se refere a uma forma de estabelecer uma comunicação produtiva com as pessoas, assegurando que seja algo mais profundo, fugindo da ideia superficial de jogar palavras fora.


Isto é, está relacionada à ação de levar a comunicação para uma pessoa, para que ela compreenda com profundidade e leve de volta, fazendo com que toda a complexidade de uma conversa seja entendida e fornecida adequadamente. 


Assim, por exemplo, se duas pessoas estiverem conversando sobre a troca de categoria cnh, a comunicação ativa aparece quando elas se escutam com atenção, participam do assunto, compreendem em sua totalidade as informações e adquirem repertório. 

Qual a importância da comunicação ativa?

Sua importância se comprova pelo simples fato de pensar na extrema necessidade de estabelecer a comunicação simples para conquistar clientes, bem como o desenvolvimento de projetos, participação e compreensão integral entre os emissores. 


Quando uma empresa consegue investir na comunicação ativa, além de se abrir para inovações e a pensar “fora da caixa”, ela consegue estabelecer uma situação de maior eficiência no compartilhamento de informações. 


Ou seja, em outras palavras, trata-se de uma forma de sair do costume e experimentar coisas novas, as quais podem ser muito benéficas no final das contas, graças ao seu potencial de ser diferente do comum. 


Dessa maneira, os benefícios que a comunicação ativa traz consigo para a transmissão de informações entre as pessoas são muito evidentes. 


Portanto, além de promover uma melhora no ambiente de trabalho de uma distribuidora de bateria heliar 60a, algumas de suas principais vantagens são:


  • Ajuda no estabelecimento de boas relações interpessoais;

  • Aumenta a produtividade dos colaboradores;

  • Diminui o tempo de resposta;

  • Permite a troca de informações com mais liberdade;

  • Fortalece o trabalho em equipe;

  • Aumenta o engajamento;

  • Diminui as taxas de rotatividade.


Para qualquer empresa que deseja se destacar no mercado, é fundamental a implementação de uma cultura de comunicação ativa, uma vez que ela favorece a qualidade do trabalho dos funcionários e torna os resultados mais eficientes. 

Como elaborar a comunicação ativa?

Nesse contexto, torna-se evidente a importância que a implementação de uma comunicação ativa pode proporcionar nos mais diversos ambientes. Sendo assim, a seguir, compreenda como elaborar essa estratégia. 

1 - Inicie a conversa

O ato de conversar é necessário para qualquer pessoa, seja no ambiente de trabalho ou na rotina pessoal dos indivíduos. Nesse cenário, trabalhar a comunicação se torna ainda mais essencial, uma vez que a prática tende a levar à perfeição. 


Portanto, uma boa ação é iniciar a conversa. Demonstre interesse e esteja atento às respostas, afinal, isso irá certificar que se está prestando atenção às argumentações de seu parceiro de comunicação.


É importante observar e fazer perguntas sobre o ponto de vista do outro, assim como o fornecimento do seu ponto de vista, para que seja algo dinâmico e a troca de mensagens não seja limitada a respostas de uma única palavra.


Logo, se uma pessoa comenta sobre a compra de um plano de manutenção preventiva ar condicionado, é interessante perguntar sobre a sua experiência, pedindo conselhos e expressando os seus interesses nesse assunto. 


Como consequência da implementação desta ação, fica perceptível aos envolvidos a realização de uma conversa dinâmica, mas que, especialmente, flui com facilidade. 

2 - Garanta o respeito

Para que uma conversa se desenvolva com qualidade, é imprescindível que haja o respeito recíproco, mesmo com as divergências de opinião e pontos de vista. 


É preciso ter em mente que a conversa serve como forma de trocar experiências e opiniões, então é preciso ouvir os argumentos da outra pessoa e respeitá-los, pois garantirá que a conversa continue e permite a criação de um vínculo e de liberdade.


Nesse sentido, um lembrete essencial é que aceitar a opinião divergente da outra pessoa não significa que se esteja concordando com ela. 


Assim, se uma pessoa está contando sobre sua opinião sobre a necessidade de vistoria cautelar moto, mas a outra não concorda, ela deve apenas absorver o que ela diz e trocar sua opinião, sem ofender. 


Isso permitirá a sensação de que é possível falar de tudo com o outro, sem o medo de ser reprimido ou silenciado, além da ideia de conexão estabelecida.

3 - Demonstre que se importa

Um dos piores sentimentos ao conversar com outra pessoa é ter a sensação de que se está compartilhando informações, mas o receptor não liga para o que está sendo falado, pois passa a impressão de não estar ouvindo. 


Portanto, é importante demonstrar que se dá importância para o que o outro está compartilhando e esteja presente no momento. 


Para isso, é extremamente importante se libertar de possíveis distrações, como silenciar o telefone e não checar as mensagens, evitando olhar para o relógio, além de evitar ao máximo perder o foco do assunto. 


Uma dica totalmente relevante para este tópico é ouvir genuinamente o outro, evitando pensar no próximo assunto que irão falar. 


Logo, se está conversando com seu colega de trabalho sobre o design da nova bomba hidráulica de pistão, não fique pensando no que vai fazer no jantar ou quais atividades faltam para terminar o dia. Ouça sua opinião, afinal, é uma oportunidade de ideias. 

4 - Compreenda a dinâmica

Como outra forma de estabelecer uma comunicação ativa, é importante compreender a dinâmica da conversa, sabendo seus momentos de falar e os momentos de ouvir, afinal, a troca de informações só acontece de maneira recíproca entre mais de uma pessoa.


Tenha em mente que é uma via de mão dupla, da qual pode ficar mais clara durante conversas que acontecem pessoalmente, uma vez que há a oportunidades de compreender os gestos e sentimentos do receptor.


Para isso, é imprescindível dar a oportunidade do outro falar, sempre prestando atenção se está falando muito e o outro não está conseguindo se expressar, pois a frustração pode ser um prejuízo enorme nesses casos.


Ademais, a interrupção não pode acontecer durante a conversa, pois bloqueia a linha de pensamento do comunicador e o faz se sentir ignorado, prejudicando o andamento e diminuindo o desejo de permanecer nesta situação.


Uma boa dica é, por exemplo, se uma pessoa está comentando sobre seu negócio de martelete para alugar, pergunte para ela sua opinião, convidando para a conversa, como um modo de dar a chance dele falar também.

Dicas para utilizar essa comunicação

Um grande aliado da comunicação ativa são as perguntas, visto que elas fazem com que quem está ouvindo se sinta cada vez mais confortável para participar da conversa e expressar a sua opinião. 


No entanto, é fundamental que os questionamentos não ultrapassem o limite de privacidade. Deve-se ter em mente a ideia de deixar o outro confortável para participar, e não desconfortável a ponto de fugir. 


Logo, se um grupo de pessoas está considerando a compra de uma janela pivotante vidro para o edifício, é importante perguntar sobre a experiência deles com o produto e o que acham sobre a ação, e não ultrapassar esse limite. 


Por fim, uma outra dica válida é ser ousado, ou seja, simplesmente conversar com os outros, ao invés de ficar procurando por técnicas de aperfeiçoamento ou estratégias específicas, pois o treino e a aplicação tornam tudo cada vez mais natural e simples. 

Considerações finais

A comunicação ativa, presente no cotidiano corporativo e pessoal, refere-se às simples trocas de informações, que garantem que o outro seja ouvido e que de fato haja uma transmissão de experiências produtivas. 


Sendo assim, é relevante compreender de que maneira aplicar essas técnicas no dia a dia, como foi tratado ao longo deste artigo, visando uma melhoria nas relações e uma participação ativa na comunicação com o outro.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.










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