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O que são embaixadores de uma marca?


 

Poucas coisas têm mudado tanto nas últimas décadas quanto o universo corporativo, que passa por inovações cada vez mais rápidas. Um exemplo é a estratégia dos embaixadores de uma marca, que é algo incrível e bastante inovador.

Claro que em si mesma a ideia de associar uma celebridade a uma marca não é algo exatamente novo, já que existe desde que as marcas começaram a surgir. Porém, o conceito e o nome de embaixador da marca é algo relativamente recente.

Basta imaginar uma empresa que vende copo long drink para casamento, ou mesmo uma marca que vende as próprias bebidas, para imaginar os efeitos que esse tipo de recurso pode gerar em termos de valor agregado e de resultados.

Basicamente, uma celebridade bem escolhida tem o poder de oxigenar a marca perante o público, afastando a concorrência e gerando um capital simbólico incomparável, em alguns casos exclusivo e realmente insubstituível.

Alguns podem ver essa afirmação como um certo exagero, contudo, é preciso lembrar que atualmente nós vivemos um tempo de ativos intangíveis, no qual as grandes marcas enxergam valores que vão muito além do óbvio ou do meramente financeiro.

Por exemplo, hoje entende-se que a maior riqueza de um negócio não está no seu capital de giro, ou mesmo no banco ou nos cofres da empresa, mas sim, no seu banco de talentos, já que dali é que virão as inovações que manterão a marca no mercado.

Se estamos falando de uma fábrica de confecção de persiana vertical para sala de estar, afinal, quem vai garantir que ela mantenha um portfólio interessante, inovador e capaz de continuar chamando a atenção das pessoas no médio e longo prazo?

Obviamente, só um time de campeões é capaz de fazer isso pela empresa, de modo que sua riqueza não está no dinheiro acumulado, mas nos talentos acumulados, por meio dos seus funcionários e colaboradores em geral.

É justamente nesse sentido que surge a estratégia dos embaixadores de uma marca, haja vista que tal pessoa não é contratada por valores objetivos e diretamente comerciais, mas por questões simbólicas e até semióticas bem sutis.

Assim, existe toda uma teoria por trás dessa tática que vai muito além de pegar determinado valor em dinheiro para fazer tal propaganda. De fato, um embaixador vai muito além de um garoto propaganda, como veremos.

Por isso decidimos escrever este artigo, explicando melhor não apenas o que são esses atuais embaixadores, mas também as vantagens e benefícios de recorrer a eles, bem como as principais maneiras de colocar isso em prática.

Um aspecto indiscutivelmente positivo disso tudo é que, atualmente, o recurso está tão evoluído que ele já pode ser aplicado a qualquer segmento, seja uma marca popular que vende cortina romana no varejo ou serviços industriais super nichados.

Posto isto, se o seu interesse mais urgente e genuíno é justamente o de compreender de uma vez por todas como uma estratégia relativamente simples pode revolucionar a história da sua empresa, fortalecendo a marca e as vendas, basta seguir adiante até o fim.

O que são embaixadores, afinal?

Até aqui, já ficou claro que falar nos embaixadores de uma marca não é algo tão simples, uma vez que esse conceito vai muito além de um simples garoto propaganda, ou de uma celebridade ou influencer que fará apenas um comercial de TV.

Trata-se de algo muito mais abrangente, cuja relação entre a pessoa famosa e a marca será mediada por valores difíceis de colocar no papel e de serem definidos.

Aliás, uma dica de ouro é justamente colocar tudo isso no papel, criando verdadeiramente um documento que sirva como planejamento de marketing de embaixador de marca, tornando o recurso muito mais profissional e até mais promissor.

Por isso, é fundamental que a empresa já conheça muito bem o seu público, a concorrência e o mercado de modo geral, mesmo para além do seu segmento e nicho de atuação.

Até porque o embaixador não necessariamente é alguém que já faz sucesso dentro do seu nicho de trabalho, mas certamente precisa ser alguém que vai agregar valor.

Se a empresa atua com chave canivete codificada, ela pode até contratar um embaixador que nunca trabalhou ou atuou nessa área. Desde que a marca conheça sua própria filosofia e seja capaz de indicar como a pessoa vai impactar nesse conjunto.

Como vimos acima, trata-se de mensurar um valor intangível, portanto, é muito mais complicado do que contratar alguém para uma campanha de marketing, coisa que ao fim poderia gerar métricas e números bem específicos.

No caso do embaixador, não necessariamente ele fará uma campanha de marketing ou um comercial específico de televisão. Mas nem por isso ele deixa de agregar valor ao panorama empresarial, inclusive internamente, entre funcionários.

Neste sentido, o que realmente importa é que haja uma conexão de missão, visão e valores entre a marca e o embaixador, o que vai muito além de relações diretas entre produto ou serviço.

Na verdade, hoje as grandes marcas nem sequer vendem apenas uma solução no sentido comercial do termo, mas justamente uma filosofia de trabalho e um estilo de vida.

Lembrando que a ação do embaixador pode ir desde um posicionamento global, como quando falamos de uma marca ou corporação grande, que contrata uma celebridade internacional, até atuações mais restritas e mais simples, como pelas redes sociais.

Os motivos para utilizar

Até aqui, já ficou claro que o principal motivo pelo qual um embaixador pode ou precisa ser utilizado é o fato de que hoje as marcas precisam de valores intangíveis.

Mas, o que isso significa na prática? Bem, há vários modos de remeter a isso, porém, um dos mais famosos e fáceis de expor é o da humanização das marcas.

Adiante detalharemos como fazer isso, mas um ponto importante é justamente a compreensão dos motivos por que isso precisa ser feito.

O fato é que, atualmente, toda empresa tem de passar por esse esforço, a não ser que ela não queria amadurecer. Engana-se muito quem pensa que apenas setores como os de aparelho auditivo invisível precisam se humanizar.

É claro que a área de saúde e outras similares exigem ainda mais empatia e idoneidade. Contudo, hoje todas as marcas precisam se aproximar do público, pois é isso o que as novas gerações esperam em troca de sua fidelidade e de seu poder de compra.

Um exemplo são as próprias redes sociais, onde um negócio marca presença como modo de falar a mesma língua que seu público por meio de postagens descontraídas, gifs, memes e muito mais. No fundo, o embaixador apenas potencializa isso.

Os passos fundamentais

Uma coisa que realmente não pode ficar de lado quando falamos sobre os embaixadores de uma marca é a definição dos perfis da persona daquele público almejado.

Antigamente, bastava falar em público-alvo, como o fato de que quem compra bateria 60 para carro são pessoas que possuem ao menos um automóvel.

Hoje a compreensão é bem mais profunda, indo atrás de definir não apenas traços como profissão, poder aquisitivo e gênero, mas hábitos muito mais enraizados. Por exemplo:

  • Onde encontrar meu cliente ideal?;

  • Quais portais de notícia ele acessa?;

  • Como ele consome novidades?;

  • Quais programas de TV ele curte?;

  • Quais as redes sociais que mais acessa?;

  • Quais músicas, filmes e séries ele curte?;

  • O que ele odeia em uma marca?;

  • O que ama que façam por ele?

Enfim, quando uma empresa de disco abrasivo de corte consegue definir esses perfis, ela cria a persona de sua marca, tornando-se muito mais assertiva perante o público.

Quando essa compreensão é conciliada com a decisão correta de um embaixador, então é aí que a mágica começa a acontecer, trazendo resultados incríveis.

Alguns cuidados a tomar

Além de todas as dicas de marketing que já demos, também podemos falar sobre alguns fatores que precisam ser evitados a todo custo, justamente como modo de entender ainda melhor por que utilizar os embaixadores e como defini-los.

Por isso mesmo, um ponto a se levar em conta é o da dinâmica atual das crises de imagem. Obviamente, vivemos a era da internet, em que tudo acontece muito rápido e nem sempre é possível reverter determinado posicionamento mal dado.

Se a empresa atua com bobina picotada 20x30, ela precisa entender quais são suas prioridades e como não se deixar levar apenas por fama.

É preciso tomar cuidado com embaixadores ou influencers que já tenham se envolvido em polêmicas, pois se a associação positiva entre eles e a marca ocorre de modo orgânico, associações negativas também podem acontecer, de modo até incontrolável.

Daí novamente a importância de ter um documento de planejamento em função da escolha do embaixador, uma clareza muito grande sobre a missão, a visão e os valores da marca, bem como da pessoa que também seja escolhida para representá-la.

Considerações finais

Falar sobre os embaixadores de uma marca é algo bastante interessante, pois se trata de um dos assuntos mais em voga hoje em dia.

No fundo, é algo que vai muito além do simples marketing, podendo envolver toda a história de uma marca, ressaltando a importância dos conceitos e conselhos que trouxemos acima.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



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