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O que são tribos digitais?


 

As tribos digitais são um grande fenômeno das plataformas online, o motor que move os mecanismos de engajamento, recomendação de conteúdo e propaganda direcionada, sendo seu funcionamento vital para campanhas de marketing. 


Como um cenário que imita condições naturais, o mundo online permite a limitação da interação social pelo usuário, que pode escolher o tipo de conteúdo que gostaria de visualizar e quais são as pessoas que gostaria de interagir. Nesse artigo, saiba: 


  • A natureza das tribos digitais; 

  • A importância dos espaços de discussão virtuais; 

  • O valor que as tribos digitais geram para o marketing; 

  • Como incluir o conceito em uma campanha publicitária.


Como um indivíduo escolhe seus amigos e constrói um círculo social de personalidades compatíveis com as suas preferências, a internet adapta a experiência que entrega ao consumidor de maneira a mantê-lo interessado por mais tempo. 


Por essa razão, o espaço online pode ser considerado o mais revolucionário e efetivo entre os meios de comunicação em massa, concentrando todas as principais fontes de entretenimento em seus domínios, como uma reforma predial, expressos pelo link. 


Os algoritmos de busca e indexação catalogam cada conteúdo produzido e os impulsionam com base em critérios pré-estabelecidos. Muitos deles são analisados com base na rede de recomendações que um endereço web é capaz de gerar.


Uma vez que determinada postagem cai nas mãos de uma tribo digital, seu caminho pode ser sufocado por temas mais relevantes ou transformar-se em um novo hit.

Anatomia das tribos digitais

As tribos digitais são formadas pela segmentação orgânica de público, possível nas plataformas de discussão. Iniciadas pelos fóruns, em meados dos anos 1990 até os anos 2000, a reunião de usuários com interesses semelhantes se tornou regra. 


Os interesses podem ser dos mais distintos, desde o gosto por determinado filme, por certo gênero de entretenimento, por fazer parte da mesma religião ou discutir a mesma opinião política, as tribos digitais ganharam forma e identidade própria, separadas do mundo offline.


Quando se fala em fenômenos sociais da internet, é importante mencionar as bolhas sociais e os echochambers, termo que pode ser traduzido como “câmara de eco”. Designa a repetição contínua de uma ideia entre usuários que atendem a certo perfil. 


Desta maneira, um novo conceito pode viajar entre plataformas e tornar-se tão grande a ponto de gerar impactos fora, como na compra de kit gnv 6 geração. O potencial de propagação da ideia depende da compatibilidade com perfis demográficos populares. 


Esses perfis são definidos por categorias inatas e circunstâncias aprendidas, como o tipo de moral adotada. Um exemplo de perfil demográfico é o acrônimo WEIRD, usado para estudar uma amostra do tipo Western, Educated, Industrial, Rich e Democratic


A tradução desses termos é, respectivamente, ocidental, altamente educado, industrializado, rico e democrático. Reúne características geográficas, circunstanciais e de comportamento para definir um grupo que apresenta alguns padrões comportamentais. 


Outros fenômenos sociais foram expandidos pela internet e ganharam a atenção de especialistas em comportamento humano, mencionados em anúncios de manutenção de próteses capilares. Alguns efeitos gerados pelas tribos digitais atuam sobre: 

Preferências de consumo

As preferências de consumo representam tudo aquilo que pode ser usado em favor de uma empresa para alcançar um número maior de consumidores, além de fidelizá-lo naquela marca. Então, as tribos digitais segmentam e influenciam as decisões daquele público. 


A influência que as tribos digitais exercem sobre o grupo demográfico é descrita por alguns meios de identificação, isto é, maneirismos na linguagem, estética e interesses em comum. 


Assim, uma marca de aplicação de botox na testa pode reconhecer alguns símbolos e replicá-los. 


A produção de conteúdo para marketing digital é profundamente influenciada pelas preferências de consumo das tribos digitais, uma vez que elas são o motor que impulsiona o processo de viralização, ou seja, a popularidade imediata de certas publicações. 


Os influenciadores digitais são um exemplo do efeito do crescimento dessas tribos. Influencers do mundo fitness realizam campanhas voltadas para marcas de esportes, uma segmentação orgânica que torna esse novo profissional em ponte para o cliente.

Engajamento social

As tribos digitais também impulsionam a discussão sobre diversos temas da atualidade, como a questão do meio ambiente. 


Esses espaços permitem a livre circulação e desenvolvimento de ideias, como novidades no segmento de urnas funerárias, onde todos podem registrar suas impressões. 


Desde o advento da internet, as marcas passaram a demonstrar um interesse mais elevado em pautas sociais, de extrema importância para o desenvolvimento da vida pós-industrial. Essa mudança foi um resultado de pressões das tribos digitais em suas empresas. 


Atualmente, o indivíduo determina um valor moral naquilo que consome, interessado na procedência do produto para além da qualidade técnica, mas atento ao compromisso que o empreendimento assume com a ética que se identifica, publicamente. 

Tribos digitais na estratégia de marketing

As tribos digitais são uma ferramenta para a segmentação de público em uma estratégia de marketing para uma decoração para bares, por exemplo. Sabe-se que encontrar o consumidor certo é de extrema importância para qualquer metodologia de prospecção. 


O marketing de atração, também chamado de Inbound Marketing, é definido pela estratégia de nutrição do lead, o consumidor mais propenso a comprar o produto de sua marca. Até mesmo a definição desse cliente depende de um contato estabelecido por ele. 


Diferente do antigo paradigma que delegava à empresa a construção do primeiro contato com o consumidor, o novo modelo se utiliza da criação de conteúdo para a web como uma demonstração de valor da empresa, atraindo sua atenção pelos temas de seu interesse. 


Considerando esses aspectos, estudar o comportamento das tribos digitais e quais delas apresentam a maior quantidade de traços compatíveis com seu cliente ideal, é uma ação de grande peso para uma estratégia de marketing. Alguns passos nessa direção são:

1 - Siga o rastro da ideia

Ideias de grande repercussão não surgiram do nada. Em muitos casos, o rastro de determinado conceito percorreu várias redes sociais e plataformas, atuantes como uma mesa corporativa para recepção, amadurecendo e conquistando mais adeptos. 


Seguir o rastro de alguma ideia que esteja nos holofotes pode facilitar a compreensão de como as tribos digitais funcionam, bem como quais são os gatilhos que contribuem com a propagação de conteúdo, conhecimentos que enriquecem a estratégia de marketing digital. 


As pesquisas de opinião ajudam a encontrar como o público-alvo se comporta na plataforma que será base de atuação em alguma empresa. Uma vez conquistada a informação, mergulhe mais fundo e encontre tribos similares em outros locais.

2 - Estude influenciadores da área

Os influenciadores digitais são excelentes comunicadores, especialistas nos interesses de seu público, naquilo que chama sua atenção e em quais assuntos está o maior potencial de viralização e engajamento. 


Escolha um grupo de influenciadores bem sucedidos entre o perfil de usuário que mais se encaixa em sua estratégia de marketing. Observe o que essas personalidades públicas estão fazendo e como são capazes de manter-se em evidência. 


O trabalho de influenciar grandes grupos, no contexto da internet, exige um constante esforço de criação de conteúdo que seja mais interessante que o último, bem como mais agregador que aquele produzido por seus concorrentes. 


Muitos influenciadores estabelecem um canal direto de comunicação com seu público, pedindo sugestões de assuntos e construindo suas próximas peças com base naquilo que é solicitado pela audiência, como persiana para janela pequena em blogs de arquitetura. 

3 - Realize benchmarks

Os benchmarks são uma técnica que consiste no estudo da concorrência para conhecimento de forças, fraquezas e oportunidades em seu mercado. Usada no planejamento estratégico administrativo, pode ser adaptada às tribos digitais. 


Esse processo pode se iniciar com a calibração dos métodos de comunicação e reprodução de símbolos da tribo digital para a qual a campanha é direcionada. 


Com o estudo do que marcas bem e mal-sucedidas fizeram, é possível acertar o tom da abordagem. 


É importante que as marcas aumentem a identificação com as tribos digitais, emulando parte de suas características na interação com o usuário. Contudo, esse tipo de estratégia deve ser usada com parcimônia, evitando um efeito artificial e desagradável. 

4 - Humanize a marca

A humanização de marcas é a etapa final do aproveitamento das tribos digitais e da segmentação orgânica de público que originou esses grupos. Trata-se da criação de uma voz e características semelhantes às encontradas em um usuário humano. 


Uma marca humanizada responde comentários e interage com o público de maneira informal, criando um ambiente propício para o desenvolvimento de uma relação mais confiável entre cliente e empresa. 


Além de melhorar os índices de satisfação do consumidor, a prática fideliza o consumidor e transforma a audiência em embaixadora do negócio. 

Conclusão

As tribos digitais são o evento sociológico mais interessante da internet, um espaço que viabiliza a segmentação orgânica de público pela personalização da experiência do usuário, onde algoritmos recomendam conteúdo com base no histórico da audiência. 


Investir em pesquisa e técnicas de rastreamento e análise dessas tribos pode enriquecer uma estratégia de marketing digital, criando pontes mais sólidas na comunicação com o cliente em todas as fases, desde a prospecção até o fechamento da compra.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.










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