Tendências para o treinamento virtual em 2022
Estudo da pesquisadora Cindy Huggett mostra os
impactos da pandemia na EAD, formato e duração das aulas e tecnologias que
serão empregadas
Pelo quarto ano
consecutivo, Cindy Huggett, pesquisadora e autoridade mundial no tema
Treinamento Virtual, realizou uma pesquisa global sobre este assunto com
líderes de diversas organizações. A pesquisa The
State of Virtual Training visa analisar as melhores práticas,
percepções e recomendações sobre treinamento virtual ao redor do globo.
The State of Virtual
Training 2022
traz insights,
tendências e recomendações específicas que podem ser implementadas por sua
organização.
Essa última pesquisa
teve mais de 700 participantes e foi conduzida no período de julho a outubro de
2021. Os resultados estão disponíveis no site:
https://www.cindyhuggett.com/blog/2022sovt/
Impacto COVID-19
Quase todos os
entrevistados (91%) disseram que suas organizações têm aplicado mais
treinamento virtual nos últimos dois anos devido ao isolamento social causado
pela pandemia.
Com base em pesquisas
recentes da ATD – Association
for Talent Development, 88% das organizações planejam manter os
mesmos níveis de investimentos com treinamento virtual em 2022. Baseada nestas
pesquisas, a autora conclui que “o treinamento virtual continuará sendo um
método de aprendizagem de escolha para a maioria das organizações”.
Em 2021, a novidade foi
a modalidade de treinamento híbrido — aqueles que engajam os participantes
presenciais e remotos no mesmo conteúdo simultaneamente. 62% dos entrevistados
disseram que suas organizações já estão oferecendo ou planejam oferecer esse
formato em breve.
Na nossa experiência
prática, o treinamento híbrido funciona muito bem. Em 2021, nós conduzimos
vários workshops
com os líderes de Marketing, Vendas e P&D presentes conosco em estúdios e a
força de vendas e áreas de suporte remotas.
Duração
A maioria das aulas
virtuais permaneceram em torno de 60 minutos (semelhante aos resultados de
pesquisas dos anos anteriores). No entanto, um número muito maior do que o
esperado (29%) disse que seus treinamentos virtuais têm mais de duas horas de
duração. Este é um aumento substancial em relação ao relatório do ano passado
(19%) e foi quase insignificante no ano anterior. Nesses casos, a autora indica
que para melhorar os resultados de aprendizagem e engajamento dos
participantes, os workshops
presenciais devem ser transformados e reorganizados quando transferidos para a
modalidade on-line.
Uma parte específica do
conteúdo pode ser aprendida de forma assíncrona, com colaboração, estudos de
casos, games e
discussões significativas em aulas virtuais. Na nossa experiência, temos
resultados expressivos de treinamento on-line
e híbridos de um dia (ou mais), com os participantes movendo-se entre
atividades síncronas e assíncronas ao longo do programa, com o uso de
ferramentas e atividades colaborativas e práticas.
A autora complementa:
“Reprograme intencionalmente suas experiências de aprendizado para maximizar o
tempo dos participantes na sala de aula virtual. Invista em recursos de design de aprendizagem e
aumente o engajamento”.
Quantidade ideal de participantes
no virtual
A pesquisa aponta que a
maioria das aulas virtuais (83%) ainda tem menos de 25 participantes. E apenas,
7% têm mais de 50 participantes.
Na opinião de Cindy
Huggett, “só porque você pode colocar mais pessoas em uma sala de aula virtual,
não significa que você deve. O número certo de participantes depende dos
resultados do programa que você está tentando alcançar”.
Nos últimos dois anos
desta pesquisa, ela também perguntou: “Qual das opções a seguir se alinham mais
a sua definição de treinamento virtual?”
Cerca de 15% escolheram
“apresentação com um ou mais palestrantes” e 80% escolheram “aula de
treinamento interativo”. A maioria das respostas restantes disse que são os
dois ou é uma combinação dos dois.
Quando vejo esses
dados, eu lembro dos insights
do livro “Telling Ain’t
Training” (Falar não é treinar, em tradução livre) do autor Harold
D. Stolovitch e me questiono se as organizações confundem suas inúmeras
apresentações com aprendizagem. Cindy Huggett ainda adiciona que “uma coisa é
incluir aulas em vídeo em um programa de aprendizagem combinada, outra é
substituí-los pelo treinamento prático”.
Webcams
O uso de vídeo continua
a crescer nas aulas de treinamento virtual. 70% dos entrevistados disseram que
estão usando mais webcams
do que nos anos anteriores. 83% dos facilitadores usam câmeras digitais (60% o
tempo todo, 23% em pelo menos parte da aula) e 64% dos participantes as usam
pelo menos parte do tempo.
Não uso da webcam
Quando questionados
sobre os motivos do não uso, as preocupações com largura de banda foi o motivo
nº 1 citado (4%), seguido por restrições organizacionais e que alguns
participantes ainda não estão equipados com webcams.
Fadiga do vídeo
A fadiga do vídeo
também está aumentando, portanto, é importante estar atento ao uso da webcam. Por exemplo,
ative-os para conversas e discussões em grupo e, em seguida, desligue-os
durante outras atividades. Além disso, compartilhe técnicas para evitar o
cansaço, como ocultar sua visão própria e usar o botão mudo quando não estiver
falando para obter privacidade adicional.
Tempo de
Desenvolvimento
Uma pergunta frequente
entre os profissionais de T&D é quanto tempo leva para desenvolver uma hora
de treinamento virtual interativo. Em 2009, a carga horária era de 69 horas.
Uma atualização de 2017 relatou 28 horas. E no início deste ano, uma pesquisa
atualizada por Robyn Defelice, consultora e estrategista de aprendizagem e performance, apontou 55
horas.
Na pesquisa deste ano,
embora a tendência aponte para queda em relação aos anos anteriores, houve um
ligeiro aumento neste ano, com 12,5 horas de tempo de desenvolvimento para cada
uma hora de treinamento virtual interativo.
No entanto, é
importante observar que neste tópico a autora fez uma pergunta específica: “O
que você gostaria que sua organização fizesse de forma diferente em relação ao
treinamento virtual?”. E a esmagadora resposta foi desejar mais adesão, tempo e
recursos para criar um treinamento virtual de qualidade. A realidade pode até
ser de 12,5 horas de tempo de design,
mas o desejo é muito maior do que isso.
Plataformas e
ferramentas
As plataformas virtuais
estão se atualizando em um ritmo sem precedentes, adicionando novos recursos e
ferramentas para interação. É impressionante ver as melhorias exponenciais.
A pergunta simples da
pesquisa, “Qual a plataforma você usa?” revelou o seguinte:
- Zoom continua sendo a
ferramenta mais popular em uso, aumentando para 65% (em 2020 foi de 51% e
no ano anterior apenas 30%)
- Microsoft Teams deu o maior
salto, para 51% em 2021 (28% no ano anterior)
- WebEx passou para 29% (ante 25%
de 2019),
- Adobe Connect caiu para 14%
(24% em 2019).
- GoToTraining se manteve estável
em 14%.
Ferramentas de
Colaboração
Neste ano, a autora
perguntou sobre o uso de ferramentas de colaboração de terceiros durante as
aulas virtuais. Isso pode significar usá-los além (separados) da plataforma da
sala de aula virtual ou integrá-los à plataforma.
- Ferramentas como Kahoot (24%),
- Poll Everywhere (23%),
- Mentimeter (22%),
- Miro (13%),
- Mural (9%) e
- Jamboard (7%) estão em alta.
Nós usamos bastante o
Mentimeter nos nossos workshops
em 2021, pois trouxe muito engajamento, boas discussões e alguns elementos de
gamificação. Em anos anteriores, alguns participantes tinham algumas
dificuldades para fazer o login
ou se atrapalhavam um pouco para usar a ferramenta, mas atualmente a maioria
dos participantes utiliza com maestria e envolvimento.
Desafios
A autora fez duas
perguntas abertas na pesquisa deste ano: “Qual é o seu maior desafio
relacionado ao treinamento virtual?” e “O que você gostaria que sua organização
fizesse de forma diferente em relação ao treinamento virtual?”
- Eles querem mais adesão dos
líderes e outras partes interessadas.
- Eles querem que os
facilitadores aprimorem as suas habilidades técnicas de entrega virtual.
- Eles querem que o suporte de TI
seja capaz de usar plataformas de sala de aula virtual mais robustas, em
vez de serem forçados a usar plataformas projetadas para reuniões.
- Eles querem que os
participantes estejam equipados com tecnologia para se envolverem
totalmente (webcams,
fones de ouvido, etc.).
- Eles querem suporte para os
“produtores” ajudarem a gerenciar a tecnologia.
- E, por fim, desejam dedicar
tempo ao desenvolvimento de aulas on-line
E o futuro do
Treinamento Virtual?
O que está mudando e o
que vai mudar? Com as possibilidades de expansão do Metaverso, a autora
acredita que estamos no início de uma nova era do treinamento virtual, que terá
cada vez mais experiências de aprendizagem imersivas e envolventes.
No entanto, o resultado
desta pesquisa ainda apontou uma participação modesta dessas tecnologias, com
apenas 7% dos participantes indicando que estão incorporando tecnologias
imersivas, como realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR) em suas aulas
virtuais. No entanto, com todo o hype
e investimento massivo em Metaverso, os próximos anos parecem promissores para
este espaço de aprendizagem.
Sobre Tatiany Melecchi
Tatiany Melecchi é
mestre em Marketing pela Massey University, Nova Zelândia, a primeira
brasileira certificada como Professional in Talent Development pela
ATD
(Association for Talent and Development) nos EUA, Coach ACC pela ICF pela International
Coach Federation e Facilitadora Internacional Certificada pela LTEN (Life
Sciences Trainers & Educators Network) nos EUA e facilitadora Internacional
certificada em Neurociência da Gestão da Mudança pela 7th Mind, Inc nos EUA.
Top performer em Vendas
na indústria farmacêutica no Brasil e Nova Zelândia, Tatiany Melecchi reúne
mais de 20 anos de experiência nas áreas de vendas, marketing e treinamento e
desenvolvimento de times comerciais em empresas globais com resultados
expressivos no Brasil, Nova Zelândia e Estados Unidos.
Atualmente é autora da
ATD Sales Enablement Community of Practice e CEO Fundadora da Consultoria
Transforma People & Performance, onde dedica a sua carreira à pesquisa e
desenvolvimento de metodologias e soluções inovadoras de aprendizagem. que
visam facilitar a transferência do aprendizado para prática nas organizações e
consequentemente maximizar a performance e resultados.
Temas de palestras e
workshops
- Vendas na era
phygital
- 5 Princípios de
mindset de crescimento para times comerciais
- Seja um gestor da mudança
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