Últimas

Verão: conheça as frutas, verduras e legumes da estação mais quente

Divulgação

É preciso ter atenção especial com a alimentação durante todo o ano, mas em algumas épocas, como o verão, o organismo precisa de vitaminas, minerais e fibras provenientes de alimentos mais refrescantes que combinam com a alta temperatura da estação. Uma forma de atingir esse objetivo é priorizar os itens da época. O consumidor ganha no preço, na qualidade e no sabor, já que frutas, verduras e legumes quando colhidos no auge de sua produção têm um sabor mais acentuado.  

O Quitanda, mercado de produtos frescos localizado na rua Mateus Grou, em Pinheiros, selecionou alguns alimentos para você incluir na sua compra semanal. O estabelecimento trabalha com um vasto hortifruti, incluindo uma área dedicada aos orgânicos. O cliente ainda encontra uma grande variedade de carnes, peixes, temperos gourmet, produtos de mercearia, pães, vinhos, veganos e itens de marca própria, como geleias, molhos, sucos e refeições congeladas.  

Abacate: a fruta é repleta de nutrientes, além de ter fibras, potássio, magnésio e vitaminas do complexo B, K e C, ideias para o bom funcionamento do organismo. O abacate também apresenta um aminoácido chamado triptofano que ajuda na produção de serotonina, responsável pela sensação de bem-estar no corpo.

Laranja: a fruta é rica em vitamina C, cálcio, fósforo e ferro que vai melhorar a imunidade. Os antioxidantes presentes ajudam a diminuir o colesterol, além de bloquear células cancerígenas. As fibras presentes também auxiliam na diminuição de problemas intestinais.

Ameixa estrangeira: a fruta possui boas doses de fibras, vitamina C, potássio, ferro, cálcio e magnésio. O seu alto poder antioxidante ajuda a combater os radicais livres o que, consequentemente, pode diminuir o risco do desenvolvimento de doenças como o câncer, por exemplo. 

Pitaya: a fruta possui propriedade termogênica que potencializa a queima de gorduras favorecendo o emagrecimento. A fruta mais utilizada para esse fim é a com polpa vermelha. Além desse benefício, a pitaya é rica em polifenois, vitaminas e minerais, que são importantes para proteger o organismo.

Limão: o suco da fruta já é conhecido por suas propriedades alcalinas e digestivas, que facilitam a desintoxicação do organismo. O limão também é rico em vitamina C e minerais como cálcio, ferro e magnésio que são importantes para a manutenção da saúde. 

Gengibre: com vitamina B6, potássio, cobre e magnésio, o gengibre protagoniza muitas ações benéficas, como no tratamento de gripes e resfriados ao fortalecer o sistema imunológico. A raiz também atua no controle da pressão e tem  ação anti-inflamatória que melhora os sintomas de artrite, dores musculares e doenças respiratórias, como asma e bronquite.

Abobrinha: o alimento ajuda a perder peso de forma saudável por ter em sua composição boas doses de água. A presença de vitaminas do complexo B, zinco e magnésio, regulam os níveis de açúcar no sangue. A concentração de vitamina C faz com que ela seja considerada um alimento coringa no combate das doenças do sistema respiratório, como a asma. 

Abacaxi: a fruta tem propriedades anti-inflamatórias, além de ter boas doses de vitamina C, ser rica em água e fibras que estimulam o funcionamento do organismo. Uma enzima conhecida como bromelina é a responsável pelo alto poder digestivo do abacaxi.

Pimentão: o vegetal possui 22% de proteínas e apresenta boas quantidades de vitaminas C e A e minerais como cálcio, fósforo e ferro. Ele também é rico em capsaicina, uma substância com propriedades vermífugas que ajudam a limpar o estômago.

Além dos alimentos citados, compõem a estação: abóbora, banana, atemoia, batata-doce, beringela, canjica, caqui, cará, carambola, cebola, chuchu, cupuaçu, ervilha-torta, figo, graviola, inhame, jiló, kiwi, lima-da-pérsia, louro, mamão, mandioca, mandioquinha, mexerica, milho, pêra, pinhão, rabanete, salsa, tangerina, tomate e uva.

Sobre Quitanda: 

Nascido em 2007, o Quitanda é um mercado de produtos frescos de altíssima qualidade muito bem estabelecido no bairro de Pinheiros. O estabelecimento, que pertence ao grupo familiar Raízes, fincou pilares sólidos no universo da gastronomia, da saudabilidade e da sustentabilidade, cativando um público fiel e atendendo atualmente cerca de 60 mil clientes ao mês.

Nenhum comentário