A importância das mulheres no mundo do empreendedorismo
Adriana Walter, sócia fundadora da hubkn,
detalha as dificuldades que as mulheres devem superar para alcançar o sucesso
em um mercado tão competitivo
Cada vez percebemos
mais mulheres exercendo múltiplas atividades, assim funções importantes e
cargos de liderança em empresas. Mas a desigualdade de oportunidades no mercado
ainda é perceptível, obrigando muitas delas, em especial as de baixa renda, a
começar a empreender por conta própria, ou a aceitar cargos e salários abaixo
dos praticados para os homens que trabalham na mesma função.
Segundo Adriana Walter,
especialista em Marketing e Comunidades e sócia-fundadora da hubkn, startup
que vem contribuindo para acelerar as operações de vendas por meio do uso da
Inteligência Artificial, existem alguns fatores sociais que contribuem em muito
para esse cenário. “Elas
precisam complementar suas rendas e, em muitos casos, sustentar suas famílias.”
O Brasil tem 67 milhões de mães, segundo pesquisa do Instituto Data Popular, e
dessas, 31% são solteiras e 46% trabalham.
A pandemia piorou ainda
mais a situação, em especial para quem, sem ter de onde tirar uma renda e com a
falta de flexibilidade nos horários, apostam no empreendedorismo como a única
saída para conciliar uma vida pessoal com uma carreira profissional. A situação
é ainda mais difícil para mulheres negras e de baixa renda.
Exercendo um
papel de liderança em uma empresa de tecnologia, Adriana revela que a posição é
desafiadora, entretanto, a vê com bons olhos. “É uma responsabilidade muito grande, mas ainda são poucas
as mulheres que ocupam um cargo de liderança em startups de tecnologia. Venho
enfrentando desafios diariamente, mas os encaro com naturalidade. No entanto,
para alcançar o sucesso, tive que me dedicar e aprender as principais camadas
do meu trabalho para colaborar com minha equipe”, explica.
De acordo com a
especialista em Comunidades, o sexo feminino tem uma sensibilidade maior com
clientes e colaboradores, algo que pode ser considerado uma característica
importante pelas empresas. “Elas
prestam atenção em cada detalhe, porque isso faz parte da integralidade das
mulheres e, consequentemente, somos mais detalhistas nos negócios também. As
relações são mais fáceis e acolhedoras, já que na maioria dos casos buscamos
entender as dificuldades de nossos companheiros de trabalho enquanto tentamos
ajudar na resolução dos problemas”, pontua.
Sendo uma das
fundadoras da hubkn,
Adriana Walter resolveu empreender após notar sua insatisfação com o mercado de
consultorias no setor de marketing. “Eu
não achava satisfatória a forma que as pessoas trabalhavam o marketing nas
consultorias para os clientes. Eu
acreditava que as empresas precisavam de uma operação que entregasse mais
resultados e de maneira mais eficiente, e a proposta da HeadRocks Marketing
Inteligente, minha empresa anterior, era justamente essa. Na hubkn nós também melhoramos o resultado das
empresas e a relação dos vendedores com os clientes”, revela.
Segundo a
especialista, muitas mulheres sofrem de síndrome do impostor, mas é necessário
ter ciência de sua importância no mundo do empreendedorismo. “Embora o mundo dos negócios seja
extremamente solitário para as mulheres, nós somos um ser coletivo, que sempre
busca soluções para a sociedade. Meu conselho é: nunca duvide de você mesma e
siga seus sonhos, acredite que você é capaz de realizá-los mesmo com a sociedade
dizendo o contrário”, finaliza.
Adriana Walter é apaixonada por
empreendedorismo, especialista em Marketing e Comunidades e sócia-fundadora da hubkn startup que
vem contribuindo para acelerar as operações de vendas por meio de Inteligência
Artificial.
Sobre a hubkn
Desde a sua fundação, a hubkn vem contribuindo para acelerar as operações de vendas via Inteligência Artificial, fazendo com que as equipes de vendas tenham as informações necessárias para alcançar os melhores resultados. Para mais informações, acesse: @hubkn_inc
Nenhum comentário