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Cinco pós-graduações e sete cursos de extensão para professoras

É consenso universal que uma boa formação continuada de professoras e professores é um dos pilares de uma aprendizagem completa dos estudantes. Um bom professor ninguém esquece. Com as portas abertas para o mundo do conhecimento, toda professora tem oportunidade de estudar mais e ensinar melhor. Hoje, além dos tradicionais e essenciais cursos presenciais, há também cursos remotos ao vivo, cursos remotos assíncronos, cursos autoinstrucionais e híbridos.

Atento às novas formas de conhecimento, o Instituto Singularidades, referência em formação de professores, inicia 2022 com vários cursos de formação continuada de pós-graduação e extensão. Os cursos abordam desde a tradicional pedagogia, passando por novas metodologias de ensino, como pensamento computacional, neurociência, inclusão, habilidades socioemocionais, STEAM, bilinguismo e muito mais.

Confira SETE cursos de extensão e CINCO cursos de pós-graduação do Singularidades

EXTENSÃO

A palavra é sua: princípios, repertórios e contextos da narração de histórias na escola (parceria Boca do Céu)

Coordenação: Regina Machado

Pensando na importância das histórias narradas, especialmente às crianças, que ouvem tais narrativas e podem assimilá-las à sua própria experiência e recontá-las posteriormente, este curso foi desenvolvido com foco nas Artes da Palavra. Palavras que vivem nas culturas tradicionais brasileiras, amalgamadas enquanto raízes, transformações históricas, trocas dinâmicas e diversidades expressivas. O curso propõe a interconexão de situações de desafios perceptivos, conceptivos e reflexivos, individuais e grupais, com o objetivo de fundamentar e instrumentalizar práticas teórico-poéticas autorais a serem realizadas pelos participantes junto a seus estudantes.

Neste curso, são oferecidas duas bolsas integrais para professores de rede pública.

Todas as informações do curso estão em

https://institutosingularidades/a-palavra-e-sua-principios-repertorios-e-contexto-da-narracao-de-historias-na-escola/

 

Como faço esse tal de STEAM?

Coordenação: Nathan Rabinovitch e Michael Filardi

Em linhas gerais, o termo STEAM é o acrônimo em inglês para as disciplinas Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática . O curso promove a integração entre conteúdo e processo através de ciclos de atividades práticas seguidos de reflexões pedagógicas, oferecendo condições para a integração de vários componentes curriculares.

Para saber mais, acesse:

https://institutosingularidades/como-faco-esse-tal-de-steam/

 

Gestão das aprendizagens: trabalhando dados na prática

Coordenação: Karen Martins de Andrade

O objetivo do curso é aprofundar os conhecimentos dos diretores de escola sobre os dados resultantes das avaliações educacionais internas, externas e internacionais. A participação contribuirá para análises de dados e da realidade da escola em que atua e guiará para a construção de um plano de ação colaborativo com vistas ao acompanhamento e fortalecimento das aprendizagens dos estudantes, com reflexões que contribuam de forma efetiva para a proposição de projetos e estratégias na perspectiva da igualdade de oportunidades e do alcance da equidade.

Detalhes do curso em

https://institutosingularidades/gestao-das-aprendizagens-trabalhando-dados-na-pratica/

 

Identidades em jogo: ser professor em um mundo em transformação

Coordenação: Patrícia Rossi Torralba e Paula Nascimento

Há alguns anos, era comum definirmos o professor como aquele que detinha o conhecimento e o transmitia em mão única aos estudantes. No entanto, a sociedade já não é mais a mesma. Os estudantes e os professores também mudaram. Este curso vai identificar discursos vigentes e suas origens na definição do papel do docente na relação professor-aluno, com o objetivo de identificar seus referenciais teóricos, a influência de verdades constituídas, as acomodações, resistências e contradições presentes nas demandas relativas ao exercício dessa função.

Conheça o currículo em

https://institutosingularidades/identidades-em-jogo-ser-professor-em-um-mundo-em-transformacao/

 

Páginas urbanas: ensinando literatura na cidade

Coordenação: Márcia Moreira e Daniel Viana

De que maneira a professora deve trabalhar a literatura com os estudantes? Curso aborda as várias possibilidades de se ensinar literatura, empregando o espaço urbano como instrumento de ensino e objeto de aprendizagem. A cidade torna-se não apenas o ponto de partida para uma reflexão mais aprofundada do ensino de literatura, mas também o elemento nuclear de uma ação educativa pautada em práticas pedagógicas alternativas e emancipadoras: a cidade se transforma em um espaço real de experiência educacional não formal e libertária, um espaço potente de aprendizagem.

Saiba mais em

https://institutosingularidades/paginas-urbanas-ensinando-literatura-na-cidade/

 

Pesquisa e Prática em Educação Bilíngue (parceria Unisinos)

Coordenação: Antonieta Megale

A educação bilíngue tem, a cada ano, atraído mais a atenção de pais em todo o Brasil, o que leva a dois questionamentos centrais: como trabalhar o planejamento pedagógico de modo que ambas as línguas sejam igualmente valorizadas?; E de que modo avaliar a efetividade do ensino bilíngue no nosso país? O curso organiza o conteúdo a partir da perspectiva de investigação científica e de desenvolvimento de propostas de intervenção como forma de aliar teoria e prática.

Conheça mais em

https://institutosingularidades/pesquisa-e-pratica-em-educacao-bilingue-parceria-unisinos/

 

Pensamento computacional: para além de encontrar o valor de X

Coordenação: Amanda Oliveira e Flávia de Fatima Santos

Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a competência geral aposta na criação de soluções tecnológicas para a resolução de problemas, e a maneira como esta competência e´ descrita permite diferentes interpretações.  O participante do curso vai conhecer tipos de interação que podem criar oportunidades para ele intervir precisamente, identificar os algoritmos utilizados e debater diferentes estratégias de resolução para um mesmo problema com o foco no percurso da aprendizagem, valorizando como aquilo foi aprendido, passando a ter como objetivo o estudo do erro e um constante chegar ao conhecimento.

Confira em

https://institutosingularidades/pensamento-computacional-para-alem-de-encontrar-o-valor-de-x/

 

PÓS-GRADUAÇÃO

Neurociência na escola

Coordenação: Adriessa Santos

Como compreender as relações entre Neurociência e educação para criar processos de aprendizagem mais eficazes? Ao contrário de algumas abordagens, essa ciência não propõe metodologias para a sala de aula, tampouco pretende biologizar os processos de aprendizagem. As descobertas da neurociência podem contribuir para a educação fazendo a professora (re) pensar suas práticas e entender mais como o cérebro aprende. O curso está estruturado em módulos que perpassam os fundamentos da Neurociência, as bases biológicas da aprendizagem e a promoção de diálogos com a educação.

Acesse https://institutosingularidades.edu.br/neurociencia-na-escola/

 

Metodologias ativas para uma educação inovadora

Coordenação: Lilian Bacich

Planejar aulas que contemplem as metodologias ativas requer uma reflexão sobre alguns componentes fundamentais, como: o papel do professor e dos estudantes em uma proposta de condução da atividade didática que se distancia do modelo considerado tradicional; o papel formativo da avaliação, a organização do espaço, o papel da gestão e a influência da cultura escolar nesse processo. Um dos aspectos centrais a serem explorados neste curso é a contribuição das tecnologias digitais e de atividades “mão na massa” na valorização da criatividade, da colaboração, do pensamento crítico, da autoria e do protagonismo do estudante.

Detalhes em

https://institutosingularidades.edu.br/metodologias-ativas-para-uma-educacao-inovadora-modalidade-hibrida/

 

Psicopedagogia: práticas educacionais e contextos de intervenção

Coordenação: Elizabeth dos Reis Sanada

A Psicopedagogia aborda as relações do sujeito com a aprendizagem, que pode acontecer em contextos institucionais diversificados, como escola, organizações não governamentais, clínica, associações educacionais, entre outros. O curso ensina diferentes modos de avaliar e intervir na prática psicopedagógica por meio de atividades supervisionadas e de reflexões sobre diversas concepções da aprendizagem e do desenvolvimento humano. Na interface entre psicologia, educação e saúde, serão abordados temas relacionados às questões educacionais de forma ética e reflexiva, de modo a explorar fundamentos teóricos e práticos para intervenção.

Conheça em

https://institutosingularidades.edu.br/psicopedagogia-praticas-educacionais-e-contextos-de-intervencao/

 

Formação Integral: autoconhecimento, habilidades socioemocionais e práticas educacionais inovadoras

Coordenação: Ana Maria Diniz, Letícia Lyle e João Paulo Almeida

Como o autoconhecimento e as habilidades socioemocionais podem aprimorar o nosso desenvolvimento pessoal e profissional? De que forma podemos utilizar esses conhecimentos para criar ações educacionais mais inovadoras? Este curso se propõe a formar, em nível de especialização, profissionais éticos e com alto nível de consciência quanto à sua própria identidade e sua prática junto a crianças, jovens e adultos. O foco central está na ampliação de repertório e de experiências que incorporem teorias sobre a educação para o século XXI e habilidades socioemocionais, instrumentalizando os cursistas a aplicá-las em sua prática profissional e cotidiana, no currículo e na preparação de atividades educativas inovadoras.

Acesse https://institutosingularidades.edu.br/formacao-integral-autoconhecimento-habilidades-socioemocionais-e-praticas-educacionais-inovadoras/

 

Inclusão Escolar e Diversidade: questões conceituais e instrumentalização de práticas

Coordenação: Carolina Videira e Pâmela Carolina Tezzele

Curso estabelece um espaço de discussões críticas acerca de questões conceituais e práticas relacionadas à educação e à educação especial, pautadas nas contribuições de diferentes áreas do conhecimento. Objetivo é instrumentalizar profissionais da educação e áreas afins para o trabalho inclusivo diante da heterogeneidade presente na escola e em instituições de caráter educacional, de modo que os recursos humanos e materiais sejam organizados para superar ou diminuir barreiras de diferentes ordens.

Todas as informações estão em

https://institutosingularidades.edu.br/inclusao-escolar-e-diversidade-questoes-conceituais-e-instrumentalizacao-de-praticas/

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