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Especialista aponta tendências de marketing para observar em 2022

Social listening, crescimento no consumo de dados, utilização do vídeo em múltiplas plataformas e evolução de indicadores de performance são alguns dos pontos para acompanhar de perto

Se as mudanças tecnológicas e as inovações no marketing digital estão cada dia mais rápidas, é inegável que a pandemia acelerou ainda mais muitas das novas aplicações nos últimos dois anos. Por isso, o início do ano é o momento de respirar fundo, observar tendências que devem se fortalecer, entender o momento do mercado e ouvir especialistas.

Um dos documentos que aponta tendências importantes para o próximo ano é o State of Marketing, sétima edição do relatório encomendado pela Salesforce, que entrevistou mais de 8 mil profissionais, apontando ideias e análises para 2022.  Entre os destaques estão o social listening, utilização de plataformas de vídeos, a evolução de métricas e KPIs e dados.

Cada vez mais presente, o social listening (ou ‘escuta social’) ´é uma forma mais abrangente de entender o comportamento dos consumidores, indo além do monitoramento de redes sociais. Nela, os times acompanham os usuários em diversos canais e pontos de contato com a marca, avaliando o sentimento em relação à mesma e à concorrência.

“Mais que avaliar se a escuta trouxe tópicos positivos ou negativos, ou até mesmo gerar interação, aqui a ideia é entender o que chama a atenção do público e de que forma, buscando detectar oportunidades e pontos a melhorar. A partir daí, os dados são empregados no planejamento de ações e estratégias de comunicação direcionadas, que aprimorem o atendimento e a experiência global do cliente”, destaca Raquel Lebrão, Head de Marketing da Gentrop, empresa de tecnologia especialista em ecossistemas de colaboração, produtividade, relacionamento e inteligência. 

Outro ponto bastante abordado no relatório é a crescente utilização do vídeo em múltiplas plataformas: 78% dos profissionais entrevistados disseram que engajam os clientes em tempo real em um ou mais canais de marketing. Com o digital cada vez mais valorizado e as possibilidades de experiências mais envolventes – alô, Metaverso! - o formato deve seguir como uma ferramenta importante na estratégia das empresas.

Uma tendência também destacada é a evolução das métricas e indicadores de performance. O tema vem crescendo em importância, especialmente com mudanças significativas nos hábitos de consumo e de conexão entre marcas e empresas: 78% dos entrevistados afirmam que alteraram ou redefiniram as métricas utilizadas durante a pandemia.

Para 2022, repensar a  utilização de indicadores relevantes será crucial para os times de marketing. Entender desde as taxas de engajamento dos clientes na sua comunicação até os custos de aquisição de leads fará parte  das conversas dentro de relatórios que visam a inteligência do negócio. 

“Vimos nos últimos anos um aumento exponencial no número de possíveis métricas e indicadores disponíveis para os times de marketing. Mas é preciso entender que os  dados são mais valiosos quando podem ser absorvidos para gerarem ações práticas e insights, especialmente durante campanhas, permitindo ajustes em tempo real e otimização do ROI”, diz Raquel Lebrão.

Complementar aos indicadores, a palavra que se tornou quase um sinônimo de marketing digital, especialmente nos últimos dois anos: "dados". Soluções de dados, conhecidas como Data as a Service (DaaS)  podem apoiar de forma prática e automatizada os dados sobre o seu público e suas campanhas, determinando a sua próxima ação como gestor. 

“Ter equipes e plataformas para a tomada de decisão utilizando os dados tem sido fundamental na disputa por clientes. Seja na definição de uma nova mensagem ideal que o cliente deve receber, na construção de uma comunicação omnichannel, buscando estratégias diferentes a partir de dados de comportamento ou até mesmo possibilitando a compreensão dessa audiência em outras campanhas”, completou Raquel Lebrão. 

A Head de Marketing da Gentrop também lembra que muitas das soluções e inovações surgem conforme a necessidade do mercado, assim como aconteceu durante a pandemia. Desta forma, é importante ter capacidade de adaptação, estar aberto às novidades e se manter atualizado acompanhando eventos e lançamentos do setor.

Sobre a Gentrop

Desde 2016 com operações no Brasil, a Gentrop é o advisor em tecnologia com expertise em criação de processos de transformação corporativa e gestão de dados, tendo como missão auxiliar empresas a inovarem e se desafiarem na nuvem, com projetos que apoiam a inovação além do digital. Ao lado de seus maiores parceiros, Google e Salesforce, a empresa desenvolve soluções tecnológicas para gerar ambientes conectados como um mecanismo de melhora de vida do ser humano e das empresas. Com base na transformação cultural, principal pilar da Gentrop, os produtos e serviços são focados em desenvolver um ambiente de inovação dentro de cada cliente, a partir dos ecossistemas - colaborativo, produtivo, de relacionamento, inteligência e comportamento -, diferencial criado pela marca. Ao longo de sua trajetória, a Gentrop consolidou um portfólio com as melhores e mais eficientes tecnologias, atendendo grandes empresas ao redor do país e do mundo, com soluções que incluem segurança, colaboração, comunicação, gestão, marketing e vendas.

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