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Gestão de ESG não pode ser terceirizada, avalia especialista

Algumas empresas buscam alternativas para "surfar" nessa onda sem de fato mudar o que realmente importa: a cultura de valores da organização

Luiz Fernando Lucas
Divulgação

A agenda ESG tem ganhado cada vez mais importância e espaço no meio corporativo, tanto na tomada de decisão dos gestores e conselhos administrativos quanto na própria imprensa, que dedica atenção especial ao assunto. Esse movimento tem levado muitas empresas a buscar alternativas para “surfar” nessa onda sem de fato mudar aquilo que realmente importa: a cultura de valores da organização.

Para o especialista em ESG Luiz Fernando Lucas, terceirizar a gestão do tema em uma empresa é já começar errado na busca por melhores indicadores ambientais, sociais e de governança. “O ESG tem de fazer parte da cultura de valores de uma empresa e deve começar de cima, de sua liderança. Caso contrário, vai se transformar apenas em ações externas que não trazem nexo com o que a empresa realmente faz”, avalia Luiz Fernando.

Um fenômeno que tem chamado atenção é o surgimento de startups focadas em ESG, que, em suma, visam agir como os braços dessa agenda dentro de uma empresa maior. Desde que usadas para o desenvolvimento das tarefas diretamente operacionais que envolvem essa adaptação, elas podem tornar-se muito úteis para alinhar missão, visão e valores ao que a empresa realmente entrega ao seu mercado e ecossistema. "O que não pode acontecer é achar que ESG é uma “fachada” que se veste, se utiliza como marketing, mas que na prática não traz os resultados que a agenda ESG em si busca de fato impactar", conclui o especialista.

Sobre o especialista

Luiz Fernando Lucas é intelectual, escritor e palestrante. É autor do best-seller "A Era da Integridade - Homo Conscious - A Próxima Evolução" (Editora Gente) e especialista em integridade, ética, ESG e compliance. É formado em Direito pela Universidade de Rio Preto (URP) com MBA em Management & Marketing pela American University Kodog School of Business (UKS) em extensão da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP).

Ao longo de mais de 25 anos de carreira, Luiz Fernando Lucas ocupou cargos de liderança e direção como empreendedor e executivo em empresas de vários segmentos e portes. Atuou nas áreas de contratos, sucessão, societária e tributária, aproximando-se cada vez mais do tema integridade. Atualmente é diretor titular do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e membro da Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).

Como consultor, Lucas prestou serviços para importantes empresas, como Farmacêutica Organon, O Boticário, Totvs, Merial, Microsoft, Peoplesoft, HP, Vivo, Volkswagen, Universidade Anhembi Morumbi e Bridgestone-Firestone. Por cinco anos foi professor de pós-graduação na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), nas disciplinas de planejamento estratégico, comunicação, marcas e marketing.

Em 2012, foi selecionado para o programa FLW (Future Leaders for the World), em Istambul, na Turquia. Ativista por cidadania e consciência na área pública e política, fundou em 2009 o Instituto Acordem e Progresso, com o qual conquistou o Prêmio TOYP Brasil 2011 (The Outstanding Young Persons of the World), prêmio patrocinado pela Junior Chamber International (JCI) - ligada ao Fórum Econômico Mundial. O movimento contribuiu na disseminação de conhecimento e consciência de cidadania e política entre a população de São José do Rio Preto.

Casado há 20 anos e pai de três filhos, Lucas é ativista nas áreas cidadania, sustentabilidade e expansão da consciência individual e pública. Nas áreas institucionais e associativas, teve atuação em diversas entidades sociais, como Conselheiro da AACD São José do Rio Preto e fundador do Instituto Ilumine.

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