Mostra Movimento Armorial 50 Anos em tour virtual
Já não existem mais fronteiras para quem quer conhecer a Mostra Movimento Armorial 50 Anos, em cartaz até o dia 7 de março, no Centro Cultural Banco do Brasil de Belo Horizonte. O tour virtual foi lançado no site do CCBB, e garante uma imersão na vida e na obra de Ariano Suassuna e no Movimento criado por ele e por um grupo de artistas na década de 1970, no Recife. A plataforma, que pode ser acessada no link Movimento Armorial - 50 Anos – CCBB (https://ccbb.com.br/belo-horizonte/bh-programacao/movimento-armorial-50-anos/), conduz o visitante aos quatro núcleos da exposição e a toda a versatilidade e magia do universo Armorial.
É possível conferir os textos, apreciar obras de grandes artistas plásticos - como Gilvan Samico – as iluminogravuras e outras pinturas de Ariano, conhecer toda a sua trajetória de vida, passear pela cidade de cordel, curtir músicas e se encantar com raridades, como o figurino original da Nossa Senhora do filme A Compadecida, de 1969, primeira versão para o cinema da obra mais famosa de Ariano Suassuna, Auto da Compadecida.
A empresa Tour Virtual 360 - que conta com designers e fotógrafos especializados em desenvolver visitas virtuais - foi a responsável pela construção da plataforma. Seguiu o padrão tecnológico encontrado nos mais modernos museus e centros culturais do Brasil e do Mundo. O tour virtual é hipermídia (com imagens, sons, textos e vídeo), que se adapta a qualquer tipo de tela, como a de smartphones, tablets e computadores.
“A proponente R. Godoy e o CCBB também apostam no alcance das ações digitais, permitindo que as pessoas que não possam se deslocar até o local de realização da Mostra, tenham acesso aos conteúdos da Armorial 50 Anos. Uma ação inclusiva que permitirá que um público maior - em especial educadores e estudantes - tenham acesso ao universo do Movimento Armorial”, diz Regina Godoy, diretora da R. Godoy, empresa que idealizou e produziu a Mostra.
Para a Mostra Armorial 50 Anos, a produção trouxe uma surpresa: ao acessar o tour virtual, o público terá a opção de realizar a visita acompanhado de um vídeo da curadora da exposição, Denise Mattar, mostrando os detalhes, particularidades e muitas curiosidades da exposição.
TECNOLOGIA
Para criar a visita virtual, são empregadas técnicas de fotografia. A lente utilizada, por exemplo, é uma do tipo olho de peixe, que capta a imagem em 180 graus. Ao todo foram produzidas 62 fotos panorâmicas, cada uma montada com 12 fotos. É por isso, que quando você entra virtualmente nas salas da exposição tem a sensação de estar percorrendo, de fato, cada espaço. Sem perder nenhum detalhe.
Ricardo Macedo, um dos desenvolvedores do projeto virtual, explica que o tour também é um instrumento educativo poderoso. Pode ser aberto em sala de aula, por exemplo, e subsidiar professores e alunos. Outra coisa muito importante: o ambiente digital foi construído de tal forma que permite, ao longo do tempo, ser incrementado com novas informações e serviços. O acervo virtual, portanto, pode crescer e ficar preservado para sempre.
SERVIÇO
“Movimento Armorial 50 anos”
De 22 de dezembro de 2021 a 07 de março de 2022
De quarta a segunda, das 10h às 22 horas.
Ingressos gratuitos, retirados pelo bb.com.br/cultura.
Link para tour virtual:
https://ccbb.com.br/belo-horizonte/bh-programacao/movimento-armorial-50-anos/
Nenhum comentário