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Online-to-Offline: Como atrair clientes do digital para a loja física

Especialista da Gofind explica a estratégia e como ela pode ajudar no desempenho das campanhas


Cleison Dará - Analista de Marketing da Gofind

 

Se você trabalha com marketing ou busca aprender mais sobre tecnologia e inovação para atrair mais consumidores, já deve ter se deparado com o desafio de integrar ações online com offline, certo? Também já deve ter se frustrado por investir demais em campanhas que não trouxeram o retorno desejado.

 

Pois bem, estes dados nos mostram que é cada vez mais importante para estratégias de aquisição de novos clientes um planejamento que integre ações de marketing digital com campanhas tradicionais e ações no ponto de venda físico. Mas o que algumas empresas não sabem, no entanto, é que essa integração é mais do que positiva e pode potencializar suas vendas.

 

Isso acontece porque a presença do online no dia a dia das pessoas vem crescendo, e é possível que toda a relação com a marca seja desenvolvida antes mesmo delas pensarem em comprar um produto. Pensando nisso, Cleison Dará, analista de marketing da Gofind, empresa de inteligência de dados que digitaliza o estoque do varejo de forma rápida e fácil, explica a estratégia online-to-offline e como ela pode ajudar no desempenho das campanhas, atraindo mais consumidores.

 

O que é online to offline?

O termo O2O ou Online-to-offline é um conceito que surgiu na China, mas que vem ganhando bastante espaço aqui no Brasil. Ele nada mais é que a oferta de produtos ou serviços que o consumidor usa no mundo físico, mas que são comprados ou encontrados primeiramente no digital.

 

Ou seja, o primeiro ou o mais significativo contato do consumidor com a sua marca, serviço ou algum produto é feito pela internet e esta relação amadurece e continua no ambiente offline. Segundo dados da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), a grande maioria dos brasileiros (97%) busca informações online antes de realizar uma compra em lojas físicas.

 

Como Funciona o O2O?

O Modelo de Negócio O2O é adotado por diversas empresas que divulgam seus negócios no online para encontrar e trazer clientes para consumirem seus produtos e serviços no mundo offline.

 

Funciona por atrair usuários na internet, oferecendo ofertas, reservas, recomendações e mostrando onde as pessoas podem encontrar a marca. Isto serve para criar oportunidades de compra (Lead generation) no mundo real para varejistas.

 

Imagine o seguinte cenário: uma marca de bebidas decidiu realizar uma campanha de marketing digital, com o objetivo de se tornar mais conhecida e atrair mais consumidores para os seus pontos de vendas, lojas e supermercados. Para isto, ela realiza uma campanha baseada em geolocalização (geomarketing), ou seja, uma ação que irá impactar apenas consumidores em regiões estratégicas, próximas das lojas que revendem o seu produto.

O público é impactado pela publicidade digital que informa, em tempo real, que a bebida em questão está em promoção em uma loja que fica nas proximidades da sua localização atual, levando mais consumidores para a loja.

 

Sabemos que no ambiente digital, cada usuário tem a sua própria trilha de amadurecimento e decisão pela compra, que acaba acontecendo no momento em que mais lhe convém. No entanto, é possível que você ajude-o a tomar esta decisão, oferecendo estímulos de compra na hora e no lugar certo.

 

Os clientes que fazem parte da estratégia online-to-offline já realizaram pesquisas sobre o produto em casa e, por isso, têm noções abrangentes sobre o que desejam comprar. Dessa forma, é importante que o consumidor tenha acesso a informações relevantes e de qualidade sobre o item que você oferece e também sobre a sua marca.

 

A partir do momento em que você considere-o devidamente nutrido, ele poderá ser encaminhado para a próxima etapa da jornada e, assim, realizar a compra de forma muito mais leve e agradável.

 

Lojas Físicas

Falamos muito sobre estratégias de marketing digital, mas você deve esquecer a loja física e os pontos de vendas? Absolutamente não!

 

O atendimento na loja deve ser um cartão de visitas e mostrar aos consumidores que a experiência presencial também é tão boa quanto a digital. Além disso, é importante entender que o omnichannel veio para ficar. Ou seja, não basta ter apenas um canal de comunicação e vendas.

 

Com isso, concluímos que para se obter sucesso com o modelo de negócios Online-to-offline é preciso, antes de mais nada, investir em maturidade digital e ambientalização dos canais para uma maior integração. Também é preciso ter bons mecanismos de avaliação de qualidade dos seus produtos, para que os usuários avaliem e informem o nível de satisfação com os varejistas locais.

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