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Por que ter um canal no YouTube?



Nos últimos anos, as redes sociais se tornaram parte de nossas vidas, sendo cada vez mais procuradas como alternativa a antigos veículos, como televisão e rádio. O maior exemplo disso é um canal no YouTube, que a pessoa pode assistir quando e como quiser.

Esse simples fato de poder fazer seus próprios horários e escolher que tipo de conteúdo você quer consumir, já é algo que muda drasticamente a relação entre as marcas e o público, além de ser um traço marcante das novas gerações.

Podemos entender melhor essa tendência quando ouvimos falar, por exemplo, de uma empresa de banheira de hidromassagem individual customizada. Essa customização é justamente a personalização de produtos ou serviços.

Basicamente, até os anos de 1990 as pessoas tinham uma relação de mão única com as marcas e empresas do mercado. Tanto que era comum um cliente ligar em uma central de telemarketing e ficar o dia inteiro tentando resolver um problema.

Hoje essa mesma pessoa simplesmente entra nas redes sociais e destrói a reputação de uma empresa em poucos segundos, caso não tenha suas necessidades atendidas. O que tudo isso tem a ver com um canal no YouTube?

Primeiro que ele também é uma rede social, segundo o fato de que só vai entendê-lo a fundo quem compreender essa mudança macro estrutural do comportamento do público, tal como explicado no exemplo do telemarketing em comparação com a atualidade.

Alguns chamam essas pessoas que gostam de serviços e suportes customizados de Geração Z, que são justamente os nascidos de meados dos anos 2000 para cá. Ou seja, quem já nasce com o celular nas mãos e com acesso irrestrito à computação e à internet.

Naturalmente, não são só comportamentos culturais que mudam, mas também a relação de compra e venda, como quando a pessoa quer comprar uma persiana vertical para sala e pesquisa em um marketplace ou em um motor de busca, como o Google.

Tudo isso precisa ser levado em conta quando decidimos criar um canal no YouTube. Até porque, se por um lado esse tipo de iniciativa está cada vez mais democratizada, por outro a concorrência tem crescido e fica cada vez mais difícil se destacar.

Ou seja, ao mesmo tempo em que a internet permite que qualquer um recorra a esse tipo de estratégia saindo do zero absoluto, mesmo sem ter um grande capital inicial para tanto, ela também pulveriza a oportunidade e aumenta a competitividade.

Por isso é que elaboramos esse conteúdo completo sobre por que ter um canal no YouTube. O que implica tratar não apenas dos motivos, mas também de dicas sobre como fazer e até de melhores explicações sobre as vantagens e benefícios disso.

A começar pelo fato de que hoje o YouTube cresceu e se disseminou tanto, que qualquer empresa ou mesmo pessoa autônoma pode criar conteúdo ali, seja para falar de política, moda e vida pessoal, ou sobre venda de caixa personalizada com logomarca.

Tanto é assim que praticamente todo mundo já ouviu falar nos youtubers ou influencers, que são as pessoas que começaram essa jornada e deram super certo, tornando-se um case de sucesso desse universo incrível de criação de conteúdo audiovisual.

Deste modo, se o seu interesse mais genuíno é justamente o de compreender por que motivo ter um canal no YouTube é algo que pode mudar sua vida ou a história da sua empresa, então basta seguir adiante na leitura, até a última linha deste texto.

O que é YouTube, afinal?

Até aqui, já ficou claro que o YouTube nada mais é do que uma rede social, embora bastante diferente daquelas que investem apenas em postagens de texto ou de imagens.

O seu foco principal está nos vídeos, como algo que acaba concorrendo quase que deliberadamente com o antigo formato televisivo.

Pouca gente sabe, mas a plataforma foi criada ainda em 2005, embora tenha demorado alguns anos até realmente se popularizar e enfim chegar ao seu status atual, que é o de ser uma das maiores marcas do mundo e uma cujas perspectivas são boas.

Outro passo importante nessa história foi o que aconteceu já em 2006, cerca de um ano depois da criação da plataforma. Nada menos do que a compra dela pela gigante Google, que pagou mais de R$ 1,5 bilhão de dólares.

Isso já mostra como a ideia logo se mostrou genial entre os especialistas da área, embora para o grande público tenha demorado um pouco.

No Brasil, só por volta de 2015 os blogueiros começaram a migrar realmente para o YouTube, criando vídeos com maior frequência e divulgando suas ideias

Na sequência, as empresas perceberam que ali havia um grupo cativo muito grande e que era possível ir além, divulgando também produtos ou serviços como revitalização de piso laminado.

Hoje muitas pessoas têm no YouTube uma fonte de renda, assim como empresas que monetizam seus vídeos e já contam com isso como parte do seu balanço mensal.

Basicamente, há cinco formas de gerar receita por ali, sendo elas:

  • Os anúncios;

  • A estante de produtos;

  • O clube de canais;

  • O super chat;

  • A receita Premium.

Mas nada impede que algumas dessas sejam melhoradas ou que outras surjam, pois um dos maiores interesses da plataforma é, justamente, o de tornar a plataforma cada vez mais viável e mais interessante para seus participantes.

Lembrando que isso não inclui apenas ganhar dinheiro, mas também o compromisso de gerar conteúdos que realmente agreguem valor para o público.

Por que criar o seu canal

Até aqui já ficou claro por quais motivos você deve criar seu canal, mas podemos enfatizar um pouco mais os pontos principais para isso.

O primeiro é poder monetizar e ganhar dinheiro com o YouTube, atingindo a tão sonhada independência financeira. O segundo é a maneira como isso pode reforçar a sua marca, seja ela empresarial ou mesmo profissional.

Afinal, alguém da área de empresas de injeção de plasticos decide fazer um canal profissional, com conteúdos que se tornam referência na área, a própria marca vai se tornar isso e sair na frente da concorrência.

O que por sua vez vai atrair mais clientes e mais compradores, criando um círculo virtuoso de crescimento e de fortalecimento de marca.

Com o tempo, não só você vai se tornar uma referência na área, como ainda poderá compreender melhor o seu mercado, utilizando o próprio YouTube como mecanismo de pesquisa e de levantamento de perfis.

Assim, uma enquete ou os famosos quizzes podem contribuir para você compreender seu público e aumentar consideravelmente a relação com ele.

Os famosos passos iniciais

Todo mundo que trata desse assunto acaba chegando, em algum momento, na dúvida sobre os passos iniciais, que no fundo são bem intuitivos e acessíveis.

A facilidade é tão grande que basta você ter uma conta Gmail, logar no YouTube por ela e clicar na opção “Criar”, configurando depois o tipo de transmissão que deseja.

Se você tem um negócio e vai fazer um vídeo mais teórico, explicando como tirar seu primeiro emplacamento moto, basta escolher um local que promova um bom cenário de fundo e, contando com a luz natural, começar a produção.

No entanto, se quiser fazer algo mais profissional, vai precisar investir em iluminação, microfone, câmeras e afins. O bacana é poder começar aos poucos e, com o próprio dinheiro do retorno, ir profissionalizando seus passos.

Algumas dicas valiosas

Há alguns passos que não são tão complicados, nem vão custar muito para serem implementados, mas que podem fazer toda diferença.

Além de se preocupar com câmera, microfone e iluminação, é preciso que o conteúdo seja perfeito. Para isso, ao falar sobre porta de aço comercial é aconselhável que tenha um script diante de você, para colocar o vídeo em ordem.

Assim, falando com começo, meio e fim, pode ter certeza de que seu vídeo vai prender muito mais a atenção das pessoas.

Depois, é possível editar os vídeos fazendo cortes mais dinâmicos, com zoom, vinheta no começo e até legendas, se for o caso.

Otimização e divulgação

Por fim, há a possibilidade de otimizar o seu próprio conteúdo, de dois modos especiais. O primeiro é utilizar títulos e descrições assertivas, com palavras-chave fortes, pois assim seus vídeos aparecem com destaque nas buscas do Google.

Depois, pense na própria plataforma do YouTube, com o uso de hashtags. De fato, se o vídeo trata de piso laminado claro, as hashtags que linkam com dicas para deixar sua casa bonita, por exemplo, podem fazer o vídeo atingir muito mais gente.

Outro modo de divulgá-los é pagando para que atinjam ainda mais gente. Quando você já tiver um caixa e uma produção contínua, vale a pena pensar nisso.

Considerações finais

Nos últimos anos, os youtubers de maior sucesso se tornaram verdadeiras celebridades, inclusive migrando para a televisão e veículos tradicionais de mídia.

Mas as regras na própria plataforma são diferentes para quem quiser crescer sem limites. Com as dicas dadas acima, ficou bem mais claro como e por que motivo fazer isso.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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