Últimas

Qual a importância da matriz SWOT?


 

Análise SWOT é o nome dado a uma ferramenta de gestão que ajuda no planejamento estratégico e em novos projetos.

Esta sigla em inglês significa Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats (Ameaças). Em português, ela é conhecida como Análise FOFA ou Matriz SWOT.

Atualmente, esta é uma das ferramentas de marketing mais populares, pois ajuda a avaliar os cenários antes que os projetos sejam colocados em prática, com isso, aumentam-se as chances de sucesso.

Mas, para entender um pouco mais sobre essa ferramenta, imagine de que maneira ela poderia ajudar em seu dia a dia. Frequentemente, nos deparamos com a necessidade de fazer escolhas importantes, mas que nem sempre são fáceis.

Nesses momentos, as pessoas costumam pensar sobre seus objetivos e consideram a situação atual de vida. Também pesam os prós e contras, para que a decisão seja a melhor possível.

E as empresas conseguem tomar decisões mais assertivas, com base na análise FOFA, e para se manter competitivo no mercado, é fundamental que as tomadas de decisões sejam bem embasadas.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, neste artigo, vamos explicar o que é Matriz SWOT, por que usar essa ferramenta e quais são os seus pontos.

Entenda o que é análise SWOT

Análise SWOT ou FOFA é uma ferramenta que ajuda as companhias em seus planejamentos estratégicos e na gestão de projetos. Por meio dela, é possível analisar cenários e melhorar as tomadas de decisões.

As companhias costumam utilizá-la antes de qualquer ação que pode gerar impactos para o negócio, uma vez que oferece uma análise completa da situação da corporação e do ambiente onde ela está inserida.

Um fabricante de caixas em MDF, por exemplo, consegue correr menos riscos e aproveitar todas as oportunidades, utilizando esse recurso.

Foi criado na década de 1960, por Albert S. Humphrey Quando ele começou a fazer parte do instituto de pesquisa de Stanford. Tanto tempo depois de sua criação, essa ferramenta já passou por diversas mudanças.

Isso acontece porque ela precisa se adaptar a diferentes projetos, fazendo com que se tornasse um método popular, rápido e com excelentes resultados. 

Como falamos, sua sigla representa 4 palavras, que em português são:

  • Forças;

  • Fraquezas;

  • Oportunidades;

  • Ameaças.

Elas indicam as análises que são realizadas, portanto, procure se identificar as forças de fraquezas internas, portanto, os pontos positivos e negativos daquilo que a empresa pretende implementar.

Esses fatores estão sempre sob controle do negócio, por isso, podem ser modificados por ele, diferentemente do que acontece com as oportunidades e ameaças, visto que são provenientes do ambiente externo.

Elas estão relacionadas à análise de mercado, seus concorrentes, fornecedores, além da situação econômica, social, política e cultural do país.

Como resultado, uma empresa de manutenção de bebedouro obtém um resultado 2x2, que divide esses 4 pontos entre fatores positivos e negativos; e internos e externos.

A corporação precisa olhar para si mesma e para o que acontece fora dela, obtendo um panorama completo do que pode ser determinante para o sucesso de um projeto. A partir disso, começamos a entender a importância dessa metodologia.

Por que usar a Matriz SWOT?

Quando a companhia mapeia situações de risco e as oportunidades que seu mercado oferece, e ao mesmo tempo sabe quais são os seus pontos fortes e fracos, compreende melhor suas características.

Só que além de ter acesso a esse panorama, a corporação obtém outras vantagens com a matriz. São elas:

Análises estratégicas

A ferramenta permite que os gestores façam uma avaliação estratégica para verificar quais ações devem ser replicadas, ajustadas ou desconsideradas de seu planejamento.

Ela torna tudo mais assertivo, otimizando os investimentos de tempo e dinheiro por parte da corporação.

Promove parcerias

Para uma empresa de auto socorros, outra vantagem é a possibilidade de identificar no portfólio quais são as fraquezas e promover parcerias para supri-las.

Podemos citar como exemplos as empresas que mapeiam a oferta de serviços complementares para seus clientes, ou que desejam aumentar a abrangência de atuação, algo que pode ser feito por meio de parcerias comerciais.

Prioriza as ações corretas

A Matriz SWOT permite desenvolver planos e priorizar atividades que exigem mais foco para impactar os clientes e atender seus objetivos.

As ações podem ser organizadas de modo a atender as expectativas da companhia, que passa a priorizar as demandas mais importantes.

Melhora as tomadas de decisão

Supondo que você queira abrir uma filial, mas não tenho certeza se isso é um bom negócio, essa ferramenta pode te ajudar, tendo em vista que oferece um panorama completo acerca da empresa.

Um fabricante de janela de vidro para sala pode se deparar com vários dilemas ao longo do tempo, o que dificulta as tomadas de decisões. A análise SWOT acaba com essa indecisão de modo assertivo.

Oportunidades para produtos

Uma das maiores vantagens competitivas que uma empresa pode ter é ser inovadora, e por meio da matriz, o negócio consegue identificar tendências de produtos para seu mercado.

Para inovar não é necessário utilizar grandes tecnologias e fazer altos investimentos, na verdade, melhorar as soluções que já estão disponíveis no mercado é uma maneira de ser inovador.

Solução de problemas

Toda companhia tem problemas, e eles também são identificados por meio da análise FOFA, uma vez que ela aponta os pontos fracos.

Isso pode acontecer nos processos internos, na abordagem dos clientes e até na distribuição de tarefas, e todas as dificuldades detectadas podem ser solucionadas com ações específicas.

Melhora os produtos e serviços

Ao fazer o levantamento das informações, uma empresa de esquadrias de vidro também consegue identificar melhorias que podem ser feitas em seu portfólio.

Esses ajustes costumam ser acessíveis e só não são identificados pela falta de visão analítica da corporação.

Posição estratégica

Analisar os ambientes e fazer um levantamento das características da organização ajuda a identificar a posição estratégica em que ela está.

É necessário saber como a empresa se posiciona no mercado para comparar suas ações com as de seus concorrentes.

Mas para ter acesso a todas essas vantagens, é necessário conhecer os pontos da análise SWOT.

Pontos da análise SWOT

Como falamos anteriormente, essa matriz é estruturada por meio de 4 elementos, que vamos detalhar a seguir.

Forças

Neste elemento, vários fatores são analisados, como a abordagem aos clientes, disponibilidade de recursos e características que diferenciam a empresa dos demais.

Fraquezas

Um veterinário especialista em dermatologia também utiliza a Matriz FOFA para saber quais são suas fraquezas.

Elas podem estar relacionadas a questões internas que estão prejudicando o negócio, como custos elevados, manutenção de equipamentos excessiva, dentre outras possibilidades.

As forças de fraquezas fazem parte do ambiente interno, portanto, são questões que estão sob o controle da companhia e que se relacionam a vários aspectos, como sua capacidade intelectual, estratégias de marketing, tecnologias usadas, dentre outros.

Podemos avaliar a localização da empresa, se o relacionamento estratégico com a concorrência, acesso à matéria-prima, atendimento ao cliente, produção, dentre outros.

Oportunidades

Aqui, uma empresa de carrinhos de ferramentas consegue identificar as mudanças no mercado que podem ser positivas para ela, tais como fatores econômicos, oportunidades que estão surgindo, tendências, entre outros.

Ameaças

Nas ameaças se concentram os fatores desfavoráveis para a companhia, como quando ela perde o controle sobre algumas questões que podem ser ameaçadoras para a sua manutenção no segmento.

As oportunidades e ameaças estão relacionadas ao ambiente externo, portanto, na hora de avaliar essas questões, é fundamental considerar o macroambiente.

Dessa forma, fica mais fácil avaliar os clientes, fornecedores, concorrentes, barreiras de entrada, substitutos, entidades de classe e intermediários.

No macroambiente também se concentram os projetos de lei, correntes ideológicas, inflação, crescimento da população, surgimento de novas tecnologias, crenças, valores e costumes, escassez de matéria-prima, entre outros.

As oportunidades e ameaças ajudam a entender como os clientes costumam barganha, de que maneira uma confecção de fardas de trabalho pode negociar com os fornecedores e como os entrantes podem atrapalhar o andamento do negócio.

Essas informações também mostram com clareza soluções alternativas que podem substituir os produtos e serviços que a marca já oferece.

Considerações finais

Portanto, para crescer, as empresas precisam conhecer a fundo quais são as características de seus processos internos e situações externas que podem impactar o andamento do negócio.

Nenhuma organização é formada apenas por seus colaboradores e pelas soluções que oferece. 

Na verdade, existe uma série de outros fatores que podem impactar de maneira positiva ou negativa a sua existência no mercado.

A análise SWOT oferece informações amplas que formam um panorama completo sobre a companhia, orientando suas decisões de modo a garantir que ela tenha sucesso em seu segmento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nenhum comentário