Últimas

Renaissance São Paulo Hotel recebe a final da 9ª edição do Chef Aprendiz Vila Andrade

Jovens moradores da Vila Andrade participarão da competição gastronômica e o corpo de jurados oferecerá oportunidades de emprego

Divulgação

Dia 20 de fevereiro será uma data muito importante para os participantes da 9ª edição do projeto Chef Aprendiz. A tão esperada competição final ocorrerá no Renaissance São Paulo Hotel, das 11h às 16h, e o evento marca o encerramento das Oficinas do Chef Aprendiz Vila Andrade. 

Durante a competição gastronômica, que conta com um time de jurados composto por chefs de cozinha e donos de restaurantes, os jovens serão divididos em três  grupos para cozinhar e mostrar tudo o que aprenderam elaborando e executando um menu composto de entrada, prato principal e sobremesa.

O júri desta edição será formado por representantes das cozinhas do Casa Santo Antonio, Restaurante 31, Intercontinental, Emiliano e Renaissance. Ao final, os jovens com o melhor desempenho ao longo de todo processo garantem uma entrevista de emprego que pode se tornar a sua primeira oportunidade profissional no mercado formal. Com o apoio da Oster, todos os participantes serão presenteados com eletrodomésticos da marca para celebrar a conclusão desta etapa.

A ação social, financiada via lei de incentivo pelo Pro-Mac, conta com o patrocínio  da rede atacadista holandesa Makro. Nesta edição, os encontros do Chef Aprendiz aconteceram em uma instituição da Zona Sul da capital paulista, com jovens residentes da Vila Andrade. O projeto, que atua desde 2015 com oficinas semanais em comunidades da cidade de São Paulo, já formou mais de 130 alunos e tem como principal missão desenvolver e capacitar jovens em situação de vulnerabilidade e encaminhá-los para trabalharem em cozinhas de estabelecimentos parceiros. A 9ª edição do Chef Aprendiz teve início no dia 14 de outubro com 15 alunos.

De acordo com Beatriz Mansberger, fundadora do projeto, a finalidade principal é desenvolver pessoas utilizando a gastronomia como fio condutor de todo o currículo ao longo do processo. “Olhamos o indivíduo por completo. Durante nossos encontros, desenvolvemos atividades voltadas para habilidades socioemocionais, apresentamos o universo da gastronomia e oferecemos todo o suporte nos primeiros passos para o mercado de trabalho”, comenta Beatriz.

Protocolos de higiene e segurança

O projeto Chef Aprendiz  reitera seu compromisso com a preservação da saúde e a integridade dos jovens durante todas as aulas e a competição final. Para garantir um ambiente saudável, toda a equipe e alunos recebem equipamento de proteção individual, além de ser indispensável a medição corporal antes da entrada nas oficinas e comprovante de vacina.

Chef Aprendiz Comunidades

Somos um projeto de desenvolvimento humano e inserção social que usa a gastronomia como tema central. Capacitamos jovens em situação de vulnerabilidade social para conseguirem seu primeiro emprego em cozinhas de parceiros. Ao longo de quase seis meses, aproximadamente 20 jovens vivenciam aulas teóricas e práticas sobre gastronomia e autodesenvolvimento de modo a prepará-los para o mercado e para a vida. Uma competição final coloca à prova os conhecimentos adquiridos durante as oficinas, e encerra o processo com chave de ouro. Os jurados presentes oferecem vagas de empregos para os jovens que querem iniciar uma carreira como auxiliar de cozinha. 

Já atuamos em oito comunidades (Paraisópolis, Campo Limpo, Glicério, Jd. Colombo, Valo Velho, Capão Redondo, Chuvisco e Liberdade) e 90% dos alunos receberam pelo menos uma oportunidade na área. Alguns iniciaram carreira na cozinha e seguiram por outros caminhos, como enfermagem, engenharia e psicologia. Temos aproximadamente 74% dos jovens trabalhando ou participando de entrevista, mesmo com o cenário da pandemia. Para saber mais: assista o vídeo e visite o site.

Casa Chef Aprendiz

Recém inaugurada, a Casa Chef Aprendiz é um espaço que conta com atividades de reciclagem e apoio psicológico aos jovens que já passaram pelo projeto, além de cozinha de pré-produção para eventos. Pensando no mundo digital e nas demandas do mercado, temos também uma cozinha-modelo para a produção de conteúdos digitais para marcas parceiras e para realização de workshops. A ideia é que esta casa seja ocupada por nossa equipe, jovens, parceiros e amigos com a finalidade de fortalecer os nossos vínculos e sustentar nossas ações no longo prazo.

Renaissance São Paulo Hotel:

Com uma vista privilegiada e localizado em um dos bairros mais sofisticados e culturais de São Paulo, o Renaissance São Paulo Hotel, oferece experiências exclusivas aos hóspedes e clientes.

Para perfis de negócios ou lazer, a infraestrutura do hotel conta com uma diversidade de serviços que vão desde opções gastronômicas renomadas, de bem-estar e saúde com o The Spa at Renaissance e uma das maiores academias de rede hoteleira a espaços para eventos e encontros sociais e corporativos, além de ter o maior acervo de obras de arte em hotéis no Brasil.

O Renaissance São Paulo Hotel conta com 444 apartamentos, que variam entre apartamentos Deluxe, Club/ Suítes e uma Suíte presidencial com 309 m².

Nenhum comentário