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SEO para YouTube: Como desenvolver?



O SEO para YouTube é uma importante estratégia que tem como objetivo utilizar o canal de uma empresa nesta plataforma, e melhorar o posicionamento de seus vídeos no resultado de buscas.

Sem dúvidas, o YouTube é a maior plataforma de vídeos do mundo e por pertencer ao Google, também é um dos maiores buscadores. Nesse sentido, é fundamental saber como otimizar os materiais que são publicados por lá.

As estratégias de SEO para YouTube são cada vez mais adotadas pelas organizações, tendo em vista que todas elas querem ocupar o topo dos resultados de pesquisas na internet.

Esse site foi criado em 2005, e desde então é acessado por bilhões de pessoas no mundo todo, além de que, em 2006 foi comprado pelo Google. Em pouco tempo, a plataforma se transformou em um dos gigantes da internet.

Desde então, assumiu um papel essencial na veiculação de conteúdos em formatos de vídeo, e as marcas logo perceberam sua importância para o marketing digital.

Mas para obter bons resultados, é necessário saber como usar esse recurso. Neste artigo, vamos explicar o que é SEO para o YouTube, como deve ser trabalhado e quais são suas vantagens. Confira!

Do que se trata o SEO para YouTube?

Antes de explicar qual é o conceito dessa estratégia focada no YouTube, é importante relembrar o significado de SEO.

Sigla para Search Engine Optimization, trata-se de um conjunto de estratégias que tem como objetivo posicionar as páginas entre os primeiros resultados nos sites de pesquisa. Para isso, utiliza diferentes estratégias, como:

  • Programação;

  • Design;

  • Produção de conteúdo;

  • Relacionamento com outros sites.

É dessa forma que o Google vai considerar o site de uma confecção de uniformes profissionais femininos como uma plataforma de referência e que pode ser indicada entre os primeiros resultados de pesquisa.

O Google se compromete a entregar as melhores respostas para os usuários. Para isso, desenvolveu algoritmos que identificam as páginas e seus conteúdos, a fim de eliminar nos resultados materiais de baixa qualidade, como plágios e spam.

Sabendo qual é o conceito dessa ferramenta, então podemos compreendê-la quando aplicada no YouTube. Existem muitos sistemas de busca espalhados pela internet, a exemplo das redes sociais e sites comuns da web.

O YouTube se encaixa entre esses outros exemplos, e por meio dele, os usuários podem encontrar vídeos e canais que falem sobre seus assuntos de interesse.

Ele ocupa uma posição importante dentre outras opções, ultrapassando o Bing, Amazon e Facebook. Tendo em vista que ele pertence ao Google, não é de se admirar que utilize os mesmos algoritmos para avaliar os conteúdos.

Além disso, o YouTube também tem a missão de oferecer a melhor experiência aos seus usuários. Quando alguém pesquisar alguma informação, como fardas trabalho, os robôs vasculham os canais e vídeos para entregar um resultado satisfatório.

Para isso, vários fatores são considerados, como o histórico de pesquisa do usuário. Agora, quem cria os materiais precisa conhecer os critérios de engajamento e otimização, bem como as estratégias de SEO no YouTube.

Como trabalhar o SEO no YouTube?

Existem várias estratégias de SEO que podem ser trabalhadas no YouTube, e dentre as que mais se destacam estão:

1 - Selecionar uma boa palavra-chave

Antes de mais nada, e até mesmo antes de criar o vídeo, é muito importante escolher a palavra-chave que será trabalhada dentro do conteúdo, que precisa estar relacionada ao assunto em foco.

Este termo consiste nas palavras que o público-alvo da empresa costuma usar para procurar assuntos relacionados aos seus produtos e serviços.

Para descobrir quais são, é necessário estudar os termos relacionados à marca, antes mesmo de escrever o roteiro do vídeo. Existem ferramentas, como o Google Trends e o Ubersuggest, que ajudam a encontrar essas palavras.

Um fabricante de varais retráteis também pode descobri-las observando os melhores conteúdos dos concorrentes e quais foram os termos que eles empregaram.

2 - Inserir boas tags

As tags são palavras auxiliares do vídeo que complementam a palavra-chave escolhida. Elas aumentam a visualização dos materiais, pois eles são recomendados a partir de outros vídeos similares.

Mas é importante lembrar que o YouTube não reconhece tags em excesso, por essa razão, o ideal é utilizar entre 7 e 10.

Para saber quais são as melhores opções, procure vídeos produzidos pelos concorrentes que utilizam a mesma palavra-chave do seu conteúdo. Isso ajuda a identificar pelo menos 3 termos que podem ser usados em sua publicação.

Para entender melhor, escolha vídeos com boas visualizações e que usem a mesma palavra-chave que o seu canal. Clique com o botão direito na página e clique em “exibir código-fonte da página”, depois aperte Ctrl + F e escreva “Keywords”.

Anote quais foram as 3 tags que apareceram e utilize-as em sua publicação. Isso pode ser feito por qualquer tipo de negócio, como no caso de um veterinário especialista em gatos.

3 - Escolher um bom título para o vídeo

Você já escolheu a palavra-chave do seu conteúdo e ela também deve estar presente no título do material. Além de inseri-la, é necessário ser objetivo e despertar a curiosidade do usuário.

É assim que as pessoas vão clicar no vídeo e o próprio YouTube vai posicioná-lo melhor entre os outros concorrentes.

Para escolher um bom título, o ideal é que ele tenha entre 40 e 55 caracteres, seja objetivo, não mencione assuntos sensacionalistas ou polêmicos e que despertem a curiosidade e as emoções dos usuários.

4 - Fazer uma boa descrição

O YouTube oferece um espaço onde os criadores de conteúdo podem escrever uma descrição sobre o assunto abordado no vídeo. Mas nem sempre ele é aproveitado como se deve.

Inclusive, algumas empresas deixam esse espaço em branco ou apenas adicionam links para seus perfis nas redes sociais e para o site institucional.

Mas uma empresa de sacada de vidro fumê pode ser mais perspicaz e inserir na descrição a mesma palavra-chave presente no título e no material.

O texto pode ter até 5.000 caracteres, mas tenha em mente que apenas 150 vão aparecer nos resultados de pesquisa, e eles precisam ser muito bem aproveitados.

Utilize-os de maneira sábia, resumindo o seu conteúdo e aproveitando para inserir uma descrição resumida do canal.

Depois informe as redes sociais da sua empresa, o nome do filme ou música que mencionou durante o vídeo e peça para os usuários se inscreverem no seu canal.

Vantagens do SEO para YouTube

Investir no YouTube por si só já é muito vantajoso para os negócios, pois eles conseguem construir um verdadeiro patrimônio digital, com informações de qualidade para o público.

Afinal, as pessoas que pesquisam sobre todo tipo de assunto nessa plataforma, como dicas de limpeza de boxes de vidro, exercícios físicos, receitas, tutoriais e assim por diante.

Se a sua marca tem um canal no YouTube, valoriza as estratégias de marketing orgânico e se torna mais popular em seu segmento de mercado.

Ao longo do tempo, a companhia vai montando um acervo de publicações que fazem do canal uma plataforma mais estável do que os perfis em outras redes sociais.

Nesse contexto, as companhias precisam valorizar o YouTube e as estratégias que o envolvem, pois estamos falando de uma plataforma gratuita e que traz excelentes resultados para as empresas, independentemente de seu segmento.

Em outras palavras, um fabricante de Persiana romana só tem a crescer com esse site, além de ter acesso a uma série de outros benefícios.

Por exemplo, por meio dele, é possível explorar novos nichos de mercado e atender demandas que seus concorrentes ainda não perceberam.

A marca consegue manter um elo de comunicação muito mais próximo com sua persona, o que facilita na hora de personalizar e otimizar os produtos e serviços, bem como as estratégias de marketing.

Seu negócio consegue se destacar entre os concorrentes, algo fundamental para chamar a atenção dos consumidores e automaticamente aumentar a quantidade de inscritos, curtidas e comentários.

Isso é essencial porque, quanto mais pessoas acessarem os conteúdos, fica mais fácil monetizar o canal e aumentar os lucros do seu negócio.

Assim como acontece com os buscadores, ao investir em SEO para YouTube, uma escola de curso profissionalizante de teatro constrói sua reputação digital e fortalece suas estratégias de marketing orgânico.

Conclusão

Não é de hoje que se fala sobre a importância de otimizar as páginas de sites e blogs institucionais, para que eles apareçam entre os primeiros resultados nos mecanismos de busca.

Assim como outras plataformas, também distribui conteúdos ricos e valiosos para os usuários, por isso os materiais também precisam ser otimizados, para que apareçam entre os primeiros resultados de pesquisa.

Tudo isso é feito por meio do SEO para YouTube, e neste artigo, você conheceu as principais estratégias para potencializar o alcance de seus vídeos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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