Setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos fecha 2021 com queda de 2,8% nas vendas[1]
Inflação e os aumentos de custos enfrentados pela indústria, ao longo dos últimos 12 meses, refletem na performance negativa do setor
O setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos registrou
queda de 2,8% em vendas ex-factory de janeiro a dezembro de 2021, em
relação ao mesmo período de 2020, quando o setor apresentou
desempenho positivo de 5,8%. Para a Associação Brasileira da Indústria
de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), os dados mostram que, em
linha com os resultados abaixo da expectativa do 1º semestre de 2021, o setor
seguiu enfrentando desafios ao longo do ano.
O segmento de Higiene Pessoal foi o principal destaque e,
graças aos bons resultados, impediu que o cenário fosse ainda mais negativo
para o setor. O segmento apresentou crescimento de 4,7% em
vendas ex-factory, em comparação com o ano anterior, indicando uma
intensificação dos hábitos de cuidados pessoais, que foram reforçados para
combater a Covid-19. Já os segmentos de Cosméticos (-15,4%), Perfumaria
(-2%) e Tissue (-9,4%) registraram quedas expressivas em relação ao mesmo
período de 2020.
Diante do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo
(IPCA) acima dos 10% em 2021, o setor enfrentou durante o ano uma batalha
contra o aumento de custos, fechando o período com inflação média de
3,1%, 7 pontos percentuais, abaixo do índice geral. Embora seja um
setor essencial para a sociedade, hoje, o setor de HPPC é o terceiro setor mais
tributado do país. A alta carga tributária suportada demanda enormes esforços
das empresas em absorver os constantes aumentos de custos para evitar uma
retração ainda maior da demanda de seus produtos.
“Os impactos dos aumentos de custos não foram diferentes do que
aconteceu com outras atividades econômicas de nosso país, porém, o
comprometimento da renda dos brasileiros e a consequente cautela ao decidir
como gastar sinalizam para o empresário um limite de recuperação das margens; o
setor é extremamente competitivo e trabalha focado em manter market
share pois, perder o consumidor é fácil, mas recuperá-lo é
extremamente custoso”, comenta João Carlos Basilio, presidente – executivo da
ABIHPEC.
O avanço da vacinação e a flexibilização das restrições de isolamento
social também refletiram nas mudanças de hábitos de consumo dos brasileiros e
impactaram no desempenho do setor em 2021. Dentre os produtos com melhor
performance está o Sabonete, com crescimento de 9,7%, em relação a
2020. O Sabonete em Barra segue sendo o maior mercado, com 80% de fatia de
vendas, enquanto o Sabonete Líquido, um dos símbolos do combate a Covid-19,
ganhou mais popularidade.
Desempenho de outros segmentos e categorias de produtos
Os protagonistas do setor de HPPC em 2021 foram os produtos
relacionados ao banho de forma geral. Os consumidores brasileiros seguem
investindo, por exemplo, em cuidados com os cabelos. A categoria de shampoo se
manteve em estabilidade, com alta de menos de 1%, já a categoria de
produtos para tratamento capilar, teve crescimento de 5,8% nas vendas em 2021.
Para a categoria de Cuidados com a Pele, que vinha
de uma alta de 21,9% em 2020, indicando um maior interesse do consumidor
brasileiro em cuidar da sua pele, principalmente nos momentos em que o
isolamento social foi mais intenso, sofreu queda de 12,4% em 2021.
Tal performance pode estar atrelada, tanto à redução do tempo do brasileiro
para dedicar-se aos rituais de autocuidado, por conta de uma rotina em que
atividades fora de casa voltaram a acontecer, assim como sinaliza oportunidade
de desenvolvimento da categoria e de aumento de conhecimento do brasileiro,
sobre os benefícios de longo prazo de se adotar em definitivo o hábito de
cuidar da pele.
No segmento de Perfumaria, os indicadores
apontam que as vendas caíram (-2%), mesmo com os fortes investimentos
realizados pelas empresas do setor em ações de marketing e trade marketing.
“Dada a realidade enfrentada em 2021 - um ano ainda marcado pelos impactos da
pandemia de Covid-19, o consumidor brasileiro se mostrou mais cuidadoso e
ponderado em suas decisões de compra”, afirma João Carlos Basilio, presidente-
executivo da ABIHPEC.
Sobre a ABIHPEC - A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) é uma entidade privada que tem como finalidade representar nacional e internacionalmente as indústrias do setor, instaladas em todo país e de todos os portes, promovendo e defendendo os seus legítimos interesses, por meio de ações e instrumentos que contribuam para o seu desenvolvimento, buscando fomentar a competitividade, a credibilidade, a ética e a evolução contínua de toda a cadeia produtiva. Mais informações: www.abihpec.org.br
Nenhum comentário