5 passos para se tornar uma empresa omnichannel e melhorar o atendimento ao cliente
Conceito tem ganhado espaço após desenvolvimento de novas formas de pagamento, boom das contas digitais e a mudança do comportamento de consumo ao longo da pandemia
A pandemia da COVID-19 acelerou o
processo de transformação digital, assim como o aprimoramento nos canais de
atendimento em empresas, principalmente a partir da integração dos físicos e
digitais (telefone, whatsapps e chats integrados a sites e marketplaces). No
fim do ano passado, por exemplo, o sistema de pagamento PIX, completou um ano e
já é usado por mais de 100 milhões de brasileiros, segundo o Banco Central.
Ainda de acordo com dados divulgados do Instituto Locomotiva, 19% dos
brasileiros já possuem conta em bancos digitais.
A mudança de hábitos de consumo durante
o isolamento social também impulsionou transformações na forma de empreender.
Por isso, nesse momento, o conceito de omnichannel tem sido muito falado pelas
organizações, conforme explica Reginaldo Stocco, CEO da vhsys, empresa de
tecnologia que desenvolve plataforma de gestão para micro e pequenas empresas.
“O uso simultâneo de diversos canais para se relacionar e vender para o seu
público oferece uma experiência completa na jornada dos clientes, a
omnicanalidade deixou de ser uma tendência e já é uma realidade para quem quer
proporcionar ótimas experiências aos seus clientes e consumidores”,
afirma.
O tema em questão, também foi assunto no
Canal Fecha o Caixa, canal do YouTube da empresa, e contou com a participação
de Augusto Lins, presidente da Stone, companhia que vem transformando a
indústria de meios de pagamentos. Para o empreendedor, a experiência em
diversos canais, vai muito além do que simplesmente vender em diversos meios. A
omnicanalidade significa você atender, e vender em mais de um canal e poder
controlar tudo isso.
“A proposta de valor de um negócio está em quão satisfeito está o cliente. Para
isso, é importante que o empreendedor se profissionalize, esteja imerso no
mundo digital e invista em soluções que farão a sua empresa chegar até o
cliente, que hoje está presente em smartphones, tablets e desktop”, explica
Augusto.
E para as organizações que querem começar a se tornar omnichannel, a dica de
Augusto Lins é iniciar se profissionalizando e utilizando sistemas de gestão
que permitam a automatização e integração de todas as áreas do negócio, como
estoque, financeiro e vendas. Confira, abaixo, mais algumas dicas do presidente
da Stone para aplicar a omnicanalidade na sua empresa:
1 - Tenha um sistema de gestão - Ter um software de gestão mesmo que
básico, é fundamental para qualquer empresa. Isso porque, administrar vendas é
complicado e com um sistema fica mais fácil acompanhar seu negócio e poder
fazer sua companhia crescer, além de atender bem o cliente e não frustrá-lo em
algum processo de venda do serviço ou produto.
2 - Esteja no e-commerce - Estar onde o seu consumidor está é
essencial. Hoje todas as empresas estão indo para o e-commerce e essa transição
tem se tornado vantagem competitiva para os negócios. Esteja preparado para
atender o seu cliente, isso irá agregar muito valor quando você enxergar as
métricas de acesso, que fornecerão informações sobre quem, como e onde seu
consumidor está procurando a sua empresa.
3 - Ouça seu cliente - Hoje é de suma importância que qualquer
marca ouça seu público, entenda o que ele procura e a partir daí foque no
desenvolvimento de novos produtos, além de oferecer o atendimento que ele
espera. “O formato omnichannel permite estar mais próximo do cliente para
melhor atendê-lo, mas ele precisa estar no centro do negócio, e o core business precisa girar
em torno de suas necessidades e a experiência que ele almeja. A marca Stone só pôde
crescer e ampliar o leque de novas soluções e serviços ouvindo os clientes,
isso está no nosso DNA, com isso temos menos chance de errar”, comenta Augusto
Lins, presidente da Stone, companhia que vem transformando a indústria de meios
de pagamentos.
4 - Fidelize seu cliente - Ouvir seu cliente, fazer pesquisas com o
público e criar um relacionamento não só durante o processo de compra, mas
também no pós-venda. Fazendo com que ele se sinta importante pela forma com que
você esteve presente em todas as etapas em que ele esteve com você. “Oferecer
um bom atendimento no pré, durante e no pós venda fará toda a diferença em como
aquele consumidor irá ter a imagem sobre a sua empresa e consequentemente, será
a melhor propaganda para que outras pessoas cheguem até você”, pontua Lins.
5 - Invista em integração - A integração de sistemas é fundamental
pois vai passar pela comunicação com os marketplaces e com as empresas que
fazem a sua logística de entrega. Para se ter o melhor controle disso tudo é
preciso estar tecnologicamente capacitado, com soluções que são facilmente
integradas, principalmente aquelas que tenham APIs que te permitem
flexibilidade para poder expandir e adotar soluções que sejam complementares às
suas. Como é o caso da vhsys,
que oferece integrações exclusivas que ampliam os recursos do empreendedor e
também permite fazer toda a gestão empresarial com módulos online para emissão
de nota fiscal, controle financeiro, vendas e estoque, além de uma loja de
aplicativos.
Para saber mais sobre o funcionamento de
uma empresa omnichannel e seus diferenciais, veja a entrevista completa do
Augusto Lins, da Stone, no quadro Fiado só o Papo, do Programa Fecha o Caixa.
Sobre a vhsys
A vhsys é uma empresa
de tecnologia que desenvolve sistema de gestão empresarial descomplicado para
micro e pequenas empresas, com módulos online para emissão de nota fiscal,
controle financeiro, vendas e estoque, além de uma loja de aplicativos. A vhsys também oferece
integrações exclusivas que ampliam os recursos do empreendedor. Desde 2019, a marca é uma das
investidas do grupo StoneCo, em uma parceria que alia sua ferramenta de gestão
com o serviço de pagamentos da Stone. Além disso, a marca integra o ranking das
melhores empresas para se trabalhar, segundo o Great Place to Work, e é uma das
organizações mais amadas do Paraná, de acordo com a Glassdoor.
Sobre o canal Fecha o Caixa:
O Fecha o Caixa é um programa da 𝘃𝗵sys, pensado para o dono de negócio ter a sua disposição conteúdos relevantes sobre o universo do empreendedorismo de forma simples, divertida e gratuita. O canal conta com assuntos sobre gestão, marketing, negócios e temas que auxiliam nas necessidades dos clientes com uma abordagem leve e descontraída.
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