Últimas

Cinema, Educação e Transdisciplinaridade

Para melhorar a educação brasileira, o Canal Curta! investiu na criação de uma plataforma de filmes – Tamanduá Edu -  para ser utilizada pelas escolas, professores e alunos.

Com acervo e curadoria de qualidade, a plataforma têm mais de 6 mil títulos que possibilitam às escolas a intersecção entre o cinema, a aprendizagem e a transdisciplinaridade. Todos estão em sintonia com o pensamento do filósofo francês Edgar Morin.

Hoje com 100 anos, Morin é um grande defensor do cinema na educação. Para ele, mais do que uma fonte de entretenimento pela qual esquecemos o mundo, o cinema possibilita um potencial “mergulho em nós próprios que nos faz encontrar o melhor de nós: a capacidade de compreender e de amar”, ainda que tal encontro seja só “temporário”. Em suas obras, Morin sistematiza princípios orientadores de um conhecimento cada vez mais urgente: repensar a condição humana de um ponto de vista da universalização, religando os saberes através da transdisciplinaridade, de forma que o conhecimento se aproxime mais da vida e vice-versa.

TamanduáEdu

A plataforma TamanduáEdu integra o grupo de difusão audiovisual Curta! – Curta na Escola, Canal Curta, Tamanduá TV – especializado em curadoria de conteúdos relevantes.

“A TamanduáEdu foi criada para estar a serviço do professor, dos alunos e de suas famílias. O acervo é apresentado em planos segmentados para todas as etapas do ensino básico – infantil, fundamental 1 e 2 e médio - e formação de professores. Temos ainda planos para cadeiras especificas de humanas, do Ensino Superior”, conta Ana Gabriela. 

O custo da assinatura para as escolas é baixo. O acervo é de excelente qualidade, o streaming educacional é inédito no Brasil e escolas, educadores, alunos e suas famílias terão acesso uma vasta coleção de filmes e series classificados por aplicabilidades pedagógicas.

A TamanduáEdu permite que o professor crie seus planos de aula na plataforma associando componentes curriculares, competências e habilidades e descrevendo as situações didáticas. Os educadores também podem criar canais ou coleções de títulos e partilhar os links com seus alunos. A tecnologia utilizada permite a integração de uma rede colaborativa entre gestores, professores e pais, promovendo a exibição de filmes na escola e na família, além de fornecer métricas e relatórios analíticos a coordenadores e gestores.

Nenhum comentário