Como usar as redes sociais para promover uma empresa?
Não é de hoje que as redes sociais são essenciais para promover uma marca, além do fato de que estão entre os principais canais no planejamento de marketing digital.
Construir a presença nestas plataformas é essencial para as empresas, visto que são os canais mais usados pelas pessoas para interagirem entre si, com suas marcas e com o mundo.
Atualmente, a vida é permeada pelas redes sociais, pois são nelas que as pessoas se informam, conversam com amigos, publicam suas fotos, discutem polêmicas e acompanham as novidades das marcas.
Fazer marketing nessas mídias é essencial, principalmente para os negócios que querem se comunicar com as pessoas e se relacionar com o seu público.
Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter e muitas outras devem fazer parte do planejamento do negócio, mas é importante lembrar que cada uma possui suas características no que diz respeito ao público, formato de publicação e linguagem.
Tudo isso traz inúmeras possibilidades de atuação, portanto, o empreendedor precisa conhecer essas plataformas e fazer um planejamento de marketing compatível com cada uma delas para promover o negócio.
Neste artigo, vamos explicar como usar as redes sociais, por que investir nessas ferramentas e quais são suas principais vantagens. Acompanhe!
Como promover o negócio nas redes sociais?
Certamente, as empresas fazem parte do cotidiano das pessoas e os usuários gostam de saber sobre as novidades das marcas. Hoje em dia, as redes sociais não existiriam sem a presença das organizações.
Só que para aproveitar todo o potencial dessas ferramentas, é necessário fazer um planejamento focado nos objetivos do negócio, e algumas das principais estratégias são:
Definir os objetivos
O primeiro passo que uma empresa de limpeza a vapor automotiva precisa dar é definir seus objetivos nas redes sociais, e dentre os mais comuns estão:
Monitorar conversas sobre a marca;
Aumentar o reconhecimento do negócio;
Melhorar o atendimento ao cliente;
Aumentar o engajamento;
Construir uma comunidade;
Direcionar tráfego para o site;
Aumentar as vendas;
Gerar leads.
Para quem está começando agora, o ideal é escolher apenas alguns desses objetivos para o planejamento inicial, pois eles vão direcionar as demais ações.
Depois de fazer isso, é necessário definir os indicadores de desempenho que serão monitorados, para saber se as estratégias estão trazendo os resultados almejados.
Construir uma persona
A persona é fundamental para qualquer estratégia de marketing digital, visto que todas as ações serão direcionadas para esse perfil de cliente ideal.
Ela representa o tipo de cliente que a companhia quer atrair, e depois de definida, fica mais fácil saber como falar com as pessoas, os canais que elas utilizam, os formatos de conteúdo que preferem e em qual momento utilizam as redes sociais.
Assim, um fabricante de bateria 60 amp também descobre os interesses que pode atender, necessidades e dúvidas dessas pessoas de que maneira seu produto pode ser útil para elas.
O público-alvo é importante para direcionar as ações, mas somente com a persona a marca consegue se aprofundar no comportamento de sua audiência.
Escolher as redes sociais
Nos dias de hoje, é possível contar com uma variedade de redes sociais, isso porque a marca não precisa estar em todas elas, uma vez que administrar vários perfis é desgastante e exige muitos investimentos.
Isso também pode ser muito ineficaz, tendo em vista que o público-alvo nem sempre vai estar em todas elas. Nesse sentido, procure escolher aquelas que correspondem ao perfil da persona e do negócio.
Investir em estratégias orgânicas e pagas
Muitas redes sociais, a exemplo do Facebook, começaram apenas com publicações orgânicas, portanto, bastava criar um material de qualidade para alcançar os seguidores.
Só que conforme o número de usuários aumentou, os algoritmos dessas plataformas mudaram, e as plataformas começaram a priorizar assuntos relevantes para cada usuário, o que acabou deixando as publicações das empresas para trás.
Para equilibrar esse fator, a companhia precisa investir também nas estratégias pagas, pois é por meio delas que a plataforma vai divulgar os conteúdos publicados pela empresa.
Quando um fabricante de bolsa ecobag personalizada cria conteúdos orgânicos, leva até seus seguidores publicações recorrentes e que os aproximam de sua marca.
As postagens pagas, por sua vez, têm como foco os segmentos específicos do público para divulgar os anúncios. As estratégias pagas e orgânicas apoiam umas às outras, trazendo mais consistência para a presença da marca nessas plataformas.
Criar um calendário editorial
O calendário editorial é fundamental para organizar e controlar as atividades nas redes sociais. Ele funciona como um cronograma das publicações, podendo ser semanal, mensal, trimestral e semestral.
Com sua utilização, as companhias agendam as atividades de criação, postagens, produções, relatórios, dentre outras necessidades.
Logo, uma confecção de roupas masculinas esporte fino consegue manter sua frequência de postagens nas redes sociais, fazendo com que os algoritmos percebam que o perfil da marca é ativo e oferece conteúdo aos usuários.
Por que investir nas redes sociais?
Já deu para entender o quanto as redes sociais estão presentes no cotidiano das pessoas, e a partir disso, fica mais fácil entender a importância delas para os negócios.
Uma boa estratégia de marketing nessas plataformas é atrair potenciais clientes e fidelizar aqueles que seu negócio já possui.
Ao trabalhar com esse tipo de técnicas de divulgação, a empresa considera mecanismos que oferecem informações valiosas e que ajudam a potencializar resultados.
Nesse contexto, as redes sociais são as ferramentas mais utilizadas, mas dependem de um planejamento estratégico para de fato aumentar a visibilidade do negócio e atrair mais conversões.
Vantagens das redes sociais
Não é de hoje que as redes sociais fazem parte do planejamento de marketing dos negócios, uma vez que aumentam a proximidade do público com a marca por meio de um relacionamento promissor.
Ao longo do tempo, empresas dos mais variados tipos, inclusive uma clínica especializada em cirurgia para diminuir os pequenos lábios, perceberam os benefícios de participar desses canais, e alguns deles são:
1 - Anúncios segmentados
As redes sociais oferecem informações ricas sobre o público, e a todo momento mostram para a marca o que as pessoas mais gostam, o que acontece na vida delas, com quem interagem e os sites que visitam.
Ao obter esses dados, os anunciantes criam campanhas segmentadas e potencializam o alcance do público, o que torna os investimentos mais assertivos e com excelentes retornos.
2 - Mais conhecimento sobre a audiência
A proximidade com o público possibilita que a companhia conheça melhor sua própria audiência. Ela pode conversar com as pessoas, entender o que elas procuram e os assuntos que as motivam a se envolver com as organizações.
É a melhor forma de obter dados valiosos sobre aqueles que acompanham a marca, como os seus interesses, localização, idade, gênero, entre outras. Ademais, um consultório de psicopedagogia pode saber o que o público fala sobre ele.
3 - Aumenta o tráfego e as conversões
As redes sociais não servem apenas para construir a marca, mas também são capazes de aumentar o alcance, o engajamento e tornar a empresa mais humana. Sem falar no fato de que contribuem com as etapas avançadas da jornada de compra.
Isso acontece porque é possível divulgar links do site, blog ou e-commerce para promover os conteúdos, o que agiliza a conversão de visitantes em leads, e destes em clientes.
O Facebook e o Instagram também oferecem uma página de vendas, transformando os seguidores em verdadeiras oportunidades de negócio.
4 - Humaniza a marca
Nas redes sociais, uma escola de curso de teatro infantil encontra a oportunidade perfeita de mostrar que a instituição é feita por pessoas.
É possível criar conteúdos sobre os bastidores do negócio, trabalhar com uma linguagem mais amigável, conversar de igual para igual com os seguidores, e assim por diante.
É como se a empresa assumisse uma personalidade, que envolve valores, atitudes e princípios, e todas essas características são transmitidas por meio dos conteúdos. Isso faz com que o negócio seja menos mecânico e mais humano.
5 - Eleva o alcance da marca
Atualmente, existem cerca de 3,8 bilhões de usuários nas redes sociais presentes no mundo todo, o que corresponde a praticamente metade da população mundial.
Só no Brasil, uma empresa especializada em sacada fechada com vidro tem a oportunidade de se relacionar com 140 milhões de usuários, que são 66% da população.
Esses números provam a necessidade de investir nesses canais que são capazes de fazer com que a empresa seja conhecida por um número cada vez maior de pessoas, inclusive do exterior, já que a internet não tem fronteiras.
Considerações finais
Deixar as redes sociais de fora do planejamento de marketing digital é perder grandes oportunidades para a sua empresa.
Essas plataformas potencializam o alcance das marcas, levando-as ao conhecimento das pessoas certas e que de fato podem se tornar clientes. Por meio das estratégias que abordamos aqui, seu negócio vai se destacar nos canais mais importantes da web.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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