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Desafios do mercado de viagens corporativas passa pelo protagonismo feminino e exige inovação dos agentes do setor

VOLL destaca-se em debates sobre a reconstrução do segmento durante a 17ª edição da Lacte

O protagonismo feminino debatido durante a Lacte17, maior evento de turismo corporativo do Brasil, trouxe luz ao cenário profissional das mulheres no nosso país e as perspectivas são desafiadoras. É estimado que 28 trilhões de dólares seriam adicionados ao PIB, caso as mulheres fossem incluídas no mercado de trabalho. Atualmente 6,5 milhões de mulheres estão desempregadas, enquanto, em contrapartida, elas não se aplicam tanto às vagas, pois aguardam ter 100% dos pré-requisitos para candidatar-se – os homens se candidatam tendo já 60% dos pré-requisitos, segundo Informe de Percepção de Gênero, divulgado pelo LinkedIn em 2018. Para o projeto “Se candidate, mulher!”, que apresentou os dados durante o evento, esta é uma questão de autoconfiança.

Por reconhecer tais desafios, a VOLL, traveltech de mobilidade e viagens corporativas, tem forte posicionamento de políticas afirmativas em torno do tema, os quais superam as intenções e fazem parte da realidade da startup desde sua fundação, em 2018. A começar pela co-fundadora e Chief Revenue Officer (CRO), Jordana Souza. Atuante há dez anos no mercado de tecnologia de mobilidade, Jordana esteve na apresentação da Lacte17 e falou a respeito.

Jordana Souza

“Eu, particularmente, fiquei muito emocionada com o convite para participar da Lacte com o tema protagonismo feminino no turismo, pois sou mãe, mulher, empreendedora e líder. No entanto, infelizmente, eu faço parte de um grupo pequeno, uma vez que no Brasil, o  número de mulheres que lideram startups não chega a 16%. Como líder, me sinto no papel de gerar oportunidades para outras mulheres e de incentivá-las, sendo de qualquer área e função, a não desistirem de seus sonhos, a sempre se posicionarem, a expressarem suas opiniões e a ocuparem seu espaço no mercado de trabalho, afirmou Jordana Souza, CRO e co-fundadora da VOLL.

Lais Trajano 

No ano passado, a VOLL foi destaque na imprensa por abrir 40 vagas remotas com foco em mulheres. Na época, elas representavam 52% do quadro de funcionários, mas hoje já são 61%. Convergente ao tema, a empresa apresentou a palestra ministrada por Lais Trajano. Empreendedora, investidora e mentora de startups que tenham ESG como princípio, Lais levou o tema: “Entre o caos e a incerteza, escolha a coragem” e tocou em pontos sensíveis e importantes do debate.

“A sociedade patriarcal sempre colocou a mulher como coadjuvante. A minha provocação é que devemos trocar a culpa do passado pela responsabilidade do presente. Como? A partir de mais inovação, de inclusão, de ética, precisamos recomeçar, refazer. O que eu faço hoje como profissional é muito parecido com o que eu fazia antes em relação a atuação, mas transformei a forma com que esse trabalho é executado”, afirma Lais, criadora do The Feminst Tea.

Inovação

A inclusão das mulheres no mercado é uma das apostas do setor para reconstruir esse caminho. Enquanto a inovação será outra grande aliada das empresas, sejam elas de que tamanho forem. Algumas mudanças já acontecem no dia a dia. No caso da startup VOLL, ela triplicou de tamanho durante a pandemia e faturou R$ 200 milhões em 2021.

“Os desafios são muitos, mas temos como avançar, especialmente em razão dos benefícios trazidos pela tecnologia, como processos mais simples e redução de custos. Nós criamos, por exemplo, o primeiro ecossistema do mercado com toda a organização de uma viagem de forma integrada, na palma da mão. O que antes era fragmentado foi centralizado pela VOLL, facilitando a vida das empresas e de seus funcionários”, diz Luciano Brandão, CEO da VOLL.

No ano passado, o segmento de viagens corporativas teve alta de 46% no faturamento se comparado a 2020, ano do início da pandemia da Covid-19. Apesar de positivo, o número poderia ser ainda maior, segundo dados revelados pela Alagev e Fecomércio durante a Lacte17. Se por um lado o profissional da área do turismo corporativo reconhece os desafios apresentados, por outro ele percebe um mercado preparado para superá-los em conjunto. 

"Temos o propósito de reconstruir o nosso mercado tão sofrido nesta pandemia. E como agentes capazes de sonhar, sei que faremos bem feito com criatividade, conexão e colaboração", afirma Jordana Souza.


Sobre a VOLL

Fundada em 2018, a VOLL é uma plataforma completa voltada à mobilidade e às viagens corporativas. O atendimento integra toda a jornada do funcionário fora da empresa, da reserva ao pagamento, em uma experiência totalmente mobile. Tais possibilidades são consideradas uma iniciativa pioneira no segmento de traveltechs e de agências corporativas de viagens, serviços que a VOLL oferece de forma humanizada, 24 horas, todos os dias, com equipe preparada para a resolução de dúvidas e imprevistos. Em um aplicativo de alta tecnologia, a VOLL inclui soluções para transporte urbano e aluguel de carros, com os maiores aplicativos de mobilidade, cooperativas de táxi e locadoras de automóveis; passagens aéreas, com as principais companhias nacionais e internacionais; hospedagem, com grandes e-commerces de hotelaria; e alimentação, por meio de aplicativos de delivery e de retirada. Todos esses serviços são elencados de acordo com a geolocalização do cliente, que pode comparar preços e benefícios. Tais recursos representam um salto na gestão de qualquer companhia. De um lado, os gestores ganham em visibilidade e produtividade. De outro, os colaboradores ganham em praticidade e variedade nos serviços de viagem.

 A plataforma, investida pela Wayra/Vivo e a Iporanga Ventures, também tem painéis de autogerenciamento customizáveis e gera relatórios completos para os gestores da empresa. Hoje ela transforma a mobilidade de mais de 1 mil empresas em 2 mil cidades em todo o mundo e é avaliada positivamente por 97% dos clientes que, além de ganharem em conforto, podem reduzir em mais de 30% os gastos com viagens corporativas. Entre os cerca de 300 mil usuários da plataforma VOLL estão colaboradores de empresas como Itaú, McDonald’s, Sanofi, DHL, Renault, PepsiCo, Estácio, Vivo/Telefônica e Cargill. Em busca de atender às diversas situações econômicas, a VOLL tem planos para pequenas, médias e grandes empresas — inclusive um gratuito, sem custo de aquisição para quem quiser conhecer a solução. 

 

Sobre a Lacte17

A 17ª edição da Lacte, maior evento de turismo corporativo do Brasil, aconteceu nos dias 08 e 09 de março, em São Paulo, e contou com mais de mil participantes, entre presentes e virtuais. O objetivo de encurtar os caminhos para os modelos desejáveis para o futuro, com o desafio de pensar, criar e construir o novo, foi atingido. Palestras, debates e minilabs trataram sobre sustentabilidade, equidade e inclusão. Uma reconstrução da nossa indústria na direção certa. Com fundamentos melhores, com iniciativas pioneiras e vanguardistas para a adaptação consistente de um setor que, acima de tudo, conecta pessoas para transformar o mundo.

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