Dia da Mulher: confira 9 histórias que mostram a força delas no mundo dos negócios
Ir atrás dos seus sonhos, apoiar os
filhos ou vencer seus próprios desafios. Qualquer que seja o motivo, não faltam
exemplos de mulheres que superam os limites e alcançam o sucesso como
empreendedoras. Nesse Dia da Mulher, veja a seguir algumas trajetórias que
mostram todo o poder de realização da mulher no mundo dos negócios.
Ângela Rodrigues, 52 anos, franqueada da
Sal e Brasa em Lauro de Freitas (BA)
Imagine a sensação de finalmente
realizar o sonho de abrir o próprio negócio e, na mesma semana, ter de fechar
as portas por tempo indeterminado enquanto todas as contas da empresa chegam e
se acumulam. Pois foi justamente essa a situação vivenciada por Ângela
Rodrigues em março de 2020. Apenas quatro dias depois de inaugurar sua unidade
da Sal e Brasa Grill Express, rede de franquias especializada em grelhados com
foco no fast food, no município de Lauro de Freitas, na Bahia, tiveram início
as restrições sanitárias para conter o coronavírus. “No início, não tínhamos
ideia do que estava acontecendo. Imaginamos que duraria apenas uma semana. Mas
os meses foram passando e as contas não paravam de chegar”, revela.
Desistir, porém, não estava nos planos
de Ângela. Como muitas mulheres, anos antes a empresária teve de dar um passo
atrás na carreira e buscar um emprego mais flexível para cuidar do filho
pequeno e da saúde da mãe. Após ver o pequeno se adaptar à escola e a mãe se
recuperar, a empresária enfim pode se voltar para a vida profissional e
concretizar o antigo sonho de empreender.
Graças a negociações com funcionários e
fornecedores, a unidade conseguiu se manter de pé até o fim do lockdown, em
agosto de 2020. Com as portas abertas, todos os esforços foram no sentido de
honrar os compromissos estabelecidos durante o período de fechamento. E para
engajar todos nessa missão, Ângela foi para a linha de frente, ajudando nas
mais variadas funções, desde servir o cliente até realizar compras e operar o
caixa. Desse modo, o restaurante sobreviveu aos piores momentos da pandemia e
hoje fatura R$200 mil mensais.
“Eu sempre digo que o treinamento
ensina, mas o exemplo arrasta. Tive de trabalhar três vezes mais, mas valeu a
pena, pois hoje estamos com o passivo controlado e vendo a empresa crescer.
Para mim, o maior aprendizado foi não desistir. Sempre vale a pena lutar e
buscar outras formas para viabilizar seu sonho”, encerra.
Mariana Fernandes, 39 anos, franqueada
da Mineiro Delivery no Rio de Janeiro
Ter o próprio negócio sempre foi o
grande sonho de Mariana Fernandes. Para realizá-lo, ela tentou emplacar
diferentes ideias em todos os tipos de segmento, mas nunca encontrava o que
realmente queria. Enquanto não acertava no empreendimento, Mariana foi fazendo
cursos profissionalizantes e trabalhando em diversas áreas. Até que, em 2018,
encontrou o Mineiro Delivery e, ao lado do pai, se identificou com a franquia
“O ano de 2018 foi muito especial.
Estava grávida, prestes a realizar o sonho infância de abrir meu próprio
negócio e o meu pai, meu porto seguro, iria abrir a empresa comigo” conta a
empresária.
Contudo, seu pai, que chegou a assinar o
contrato da franquia com ela, faleceu antes da abertura definitiva do seu
negócio, e Mariana se separou do marido após seu filho nascer.
“Foi uma fase extremamente difícil para
mim; Eu me senti perdida, e tive que adiar um pouco a abertura da minha
franquia mesmo ela já estando paga. Hoje, eu vejo que está sendo uma
experiência única e que me dá muita força. Por isso, eu aproveito para dar uma
dica a todas as mulheres que têm esse mesmo sonho: tenha metas e siga elas até
chegar no seu objetivo. Porque as adversidades são muitas, mas o resultado faz
tudo valer a pena”, finaliza a empresária.
Cristiane Cruz, 43 anos, franqueada da
iNexxus em São Paulo
A pandemia foi uma chave para Cristiane
Cruz mudar de vida. Isso porque, quando a Covid-19 chegou ao Brasil e as
medidas sanitárias entraram em vigor, a empresária estava passando por um
divórcio e recém desempregada. A partir daí, decidiu pesquisar novas formas de
trabalho no ambiente online.
“Pela fase em que estava passando eu
queria e precisava de uma nova ocupação. Iniciei uma segunda graduação e
conheci o marketing digital. Tive bastante dificuldade no começo por conta do
preço das plataformas, mas eu gostava muito do que estava fazendo. Isso me deu
forças para continuar a pesquisar, até que eu encontrei o modelo de franquias”,
diz Cristiane Cruz.
Após ter contato com algumas empresas
que não sentia confiança em investir, ela conheceu a iNexxus e gostou do seu
modelo de negócio “É uma empresa que me ensinou muitas coisas, principalmente
por ter um suporte por parte de pessoas muito experientes. Além disso, o fato
de as plataformas estarem inclusas no investimento representou um alívio, e
senti que havia me encontrado na profissão”, destaca a franqueada.
Hoje, a especialista em marketing
digital empodera as mulheres a seguirem seus objetivos independentemente das
adversidades, porque todas têm uma força interna inacreditável, “Não deixe que
ninguém fale para ti o que você deve ou não fazer e nem te colocar para baixo.
Busque empresas nas quais você sinta confiança. E sou a prova viva de que as
fases ruins passam”, encerra.
Beatriz Borges, 24 anos, franqueada da
Nação Verde em Altamira (PA)
Para algumas pessoas, o caminho do
sucesso nasce das dificuldades enfrentadas. No caso de Beatriz Borges, foram os
distúrbios alimentares com que teve de lidar na adolescência que a fizeram se
apaixonar por temas como exercícios físicos e alimentação saudável. “Eu
ficava culpada por comer algo e acabava descontando tudo em exercícios. Então
resolvi procurar a ajuda de nutricionistas e comecei a me interessar por dietas
e treinos”, revela.
Após se mudar de Altamira, no interior
do Pará, para São Paulo para cursar a faculdade de Nutrição, a jovem passou a
ver a dificuldade que os pacientes tinham para adquirir os alimentos e
suplementos que receitava. “Como eles reclamavam dos valores exorbitantes
cobrados por alguns locais, fui me informar sobre lojas de produtos a granel,
que permitem pegar quantidades menores a preços acessíveis. Minha ideia era
fazer uma parceria com alguma delas, mas encontrei muitas dificuldades. Então
decidi investir em minha própria unidade”, explica.
Uma vez tomada a decisão, a jovem passou
a pesquisar o melhor local para empreender. Contudo, ela se deparou com um
mercado já bastante saturado em São Paulo, e resolveu voltar seus olhos para a
cidade natal, onde quase não havia opções de produtos naturais à disposição dos
consumidores. “Percebi que meu nome ainda era muito forte em Altamira, pois
metade das pessoas que atendia era daqui. Isso me motivou a retornar e abrir
uma franquia da Nação Verde em julho do ano passado. Hoje, mantenho meu
consultório junto da unidade e ofereço vantagens para que os pacientes adquiram
os produtos prescritos comigo”, encerra Beatriz, que já faturou mais de R$200
mil nos primeiros sete meses de operação.
Gislene Del Giudice, 40 anos, empresária
e proprietária de quatro unidades da Tintas MC em São Paulo e Minas Gerais
A história de Gislene como empreendedora
começou com uma pequena loja de tintas em sua cidade natal, Espírito Santo do
Pinhal (SP). Formada em administração e sempre com uma visão empresarial
acelerada, ela via muitos obstáculos para colocar suas ideias em prática nos
lugares em que trabalhou, e decidiu investir no próprio negócio junto com o
marido, Benedito.
“Eu não tinha voz ativa. Tentei
implantar controle de estoque em uma loja de roupas onde trabalhava, mas nem os
próprios donos utilizavam. Como meu marido já trabalhava há bastante tempo no
ramo de tintas, optamos por abrir uma loja em nossa cidade, pois minha cabeça
borbulha de ideias, e eu não conseguia colocá-las em prática como subordinada”,
revela.
Após começar com um pequeno catálogo de
cores e algumas latas de selador, massa corrida e massa acrílica, o casal viu o
negócio prosperar e abriu novas lojas em Mogi Guaçu (SP) e Jacutinga (MG).
Porém, passados 10 anos, Gislene sentia falta de ter melhores condições de
negociação junto aos fornecedores, e resolveu converter suas unidades para a
Tintas MC, além de adquirir uma quarta loja da rede, sua segunda em Espírito
Santo do Pinhal.
Hoje, a empresária é responsável por
administrar e cuidar da parte financeira de todas as franquias, além de
analisar os relatórios e alinhar o trabalho com os setores de compras e vendas,
que são tocados por seu marido em conjunto com um sócio. “Já conhecíamos
através do mercado a seriedade e comprometimento da rede. O setor mudou muito
em uma velocidade avassaladora, mas graças à Tintas MC hoje conseguimos uma
margem mais sadia e competitiva. Se não tivéssemos nos aliado à marca, acredito
que não conseguiríamos condições tão vantajosas quanto temos atualmente”,
encerra Gislene.
Sueli Greenhalg, 68 anos, franqueada da
Euro Colchões no Rio de Janeiro
Desde criança, Sueli Greenhalgh já dava
sinais de seu talento para a área comercial. Enquanto as amigas brincavam de
boneca, sua maior diversão era fingir revender produtos cosméticos. Com o
tempo, o que era apenas diversão virou coisa séria, e Sueli se tornou
representante comercial de marcas importantes no segmento de roupas de cama.
Entre um negócio e outro, desenvolveu uma importante relação com a Euro
Colchões, conhecendo de perto a marca por cinco anos e vendo a seriedade com
que a rede é administrada. Por isso, quando seu filho Daniel Greenhalg cresceu
e manifestou o desejo de ter o próprio negócio, ela não teve dúvidas em
adquirir uma franquia da marca.
“Quando se trata dos nossos filhos, não
desejamos algo mais ou menos. Queremos o perfeito. Por conhecer de perto a alma
dos donos, sabia que a Euro era a melhor escolha. Eu não queria uma franquia
para ter apenas durante um tempo, queria algo que proporcionasse o crescimento
meu e do meu filho como empreendedores”, revela.
Passados 11 anos da aquisição da
primeira unidade, hoje o filho Daniel administra uma loja da Euro no Shopping
Tijuca, no Rio de Janeiro, enquanto Sueli cuida de uma segunda no Shopping
Boulevard. E já existem planos para adquirir um terceiro ponto de vendas. “No
começo eu estava presente todos os dias e orientava de perto o meu filho, mas
hoje é ele quem me ensina sobre produtos, atendimento e a parte funcional, pois
o Daniel transita muito bem entre todos os setores da empresa, desde a fábrica
até o depósito. Agora, nosso maior desejo é encontrar um bom ponto para ter uma
loja de rua da Euro no Rio de Janeiro”, encerra.
Andrezza Messano, 27 anos, franqueada da
Super Aprendiz em São Paulo
Desde cedo, Andrezza Messano teve que
aprender a lidar com os desafios da vida. Após a perda do pai, ainda na
adolescência, ela e seus dois irmãos, Amanda e Randal Messano, precisaram
trabalhar para ajudar a mãe nas despesas de casa. A experiência profissional
precoce fez com que todos estivessem em bons empregos e conseguissem diplomas
em diferentes áreas antes dos 30. Andrezza, por exemplo, fez pós em psicologia
organizacional, mas aos poucos começou a se interessar em empreender com os
irmãos. Por oferecer uma estrutura consolidada, o franchising chamou sua
atenção. Assim, em 2019, o trio inaugurou uma unidade da Super Estágios na
Avenida Paulista. Após se aproximar do grupo detentor da marca e ver o sucesso,
os três inauguraram em outubro de 2021 uma unidade da Super Aprendiz, rede de
cursos profissionalizantes.
"A vida é regada de desafios, mas
nós temos que buscar sempre enxergar as nossas forças para desenvolvê-las ainda
mais. No meu caso, sempre fui muito unida com os meus irmãos. Como cada um de
nós se especializou em uma área diferente, entendemos que poderíamos utilizar
essa vantagem em favor do nosso negócio. Unidos, seríamos imbatíveis",
comenta Andrezza.
A ideia de Andrezza e dos seus irmãos é,
por meio das franquias, gerar oportunidades a outros jovens. Com um ambiente
descolado - contando com puffs, fliperamas, tablets e um sistema de aula online
- a Super Aprendiz trabalha com cursos que vão desde marketing digital
até cuidador de idoso. O investimento inicial para se adquirir uma unidade é a
partir de R$40 mil, com prazo médio de retorno de 12 meses e faturamento médio
de R$180 mil.
Mayra Rodi, 37 anos, franqueada do Clube
de Permuta em Minas Gerais
Mayra Rodi teve que lidar muito cedo com
os negócios da sua família. Aos 16, após um problema familiar, assumiu uma
empresa de incorporação imobiliária e outra de pecuária em corte. Enfrentou
muitos desafios, estudou, concluiu a faculdade de Direito e, hoje em dia,
divide seu tempo em múltiplas funções: Mayra é ao mesmo tempo advogada,
franqueada do Clube de Permuta e administradora das empresas da família.
“Quando eu decidi abrir a franquia do
Clube de Permuta foi uma junção de coisas: o modelo de negócio inovador, a
credibilidade e confiança da marca, o modelo de franquia que funciona como se
fosse um manual de instruções, e por último, mas não menos importante, o
relacionamento imensurável com outros empresários”, afirma.
Sobre lados positivos e negativos de ser
empreendedora desde tão nova, Mayra destaca como vantagem o fato de ser dona de
si e ter maior flexibilidade de horário. “Já nos lado negativo”, pondera, “como
eu entrei muito cedo, enfrentei barreiras culturais como o machismo. Então tive
de aprender a me impor no mercado.”
Com tudo que ela aprendeu, a empresária
incentiva mulheres que têm vontade de abrir seu próprio negócio, mas estão com
receio. "Nunca desista dos seus sonhos por conta da opinião de outras
pessoas. Busque sempre aperfeiçoar tudo aquilo que você sabe e precisa para a
empresa que quer abrir. Pegue a dificuldade que está enfrentando e transforme
em uma mola propulsora para o seu sucesso. No fim das contas, a única coisa que
pode te parar é você mesma”, completa a empresária.
Carla Araujo, sócia-fundadora da rede
Consultare em Campinas (SP)
Carla Tatiana Araújo é médica
especialista em ginecologista, obstetrícia e ultrassonografia, mas após anos na
profissão, decidiu alçar voos mais altos. Seu objetivo era continuar na área da
saúde, mas em outro papel, como empreendedora. Decidida a dar vida a esse
sonho, ela e o marido, Marcelo Araujo, criaram em 2016, em Campinas (SP), a
Consultare, rede de centros médicos acessíveis que utiliza a mais alta
tecnologia para oferecer serviços em mais de 30 especialidades e mais de 3 mil
opções de exames. Desde a sua fundação, a marca já atendeu mais de 200 mil
pessoas.
"Saúde de qualidade é uma
necessidade primordial para a vida de todo ser humano. Para mim, a Consultare é
a materialização de um projeto que traz um bem para todos. Isso só foi
possível graças ao empreendedorismo. Existem inúmeros desafios ao começarmos um
novo negócio, mas a satisfação de vê-lo se tornar realidade e de acompanhar a
maneira pela qual ele melhora a vida das pessoas nos traz a certeza de que tudo
valeu a pena. Meu propósito e o da medicina é salvar vidas, e a Consultare
amplifica e democratiza isso”, comenta a Dra. Carla
Além dos serviços focados na saúde, a rede ainda possui uma fintech, o Resolve Bank, banco digital focado em serviços de saúde. Com um faturamento médio de R$250 mil ao mês, o investimento inicial para a franquia da Consultare é a partir de R$350 mil e a previsão média para retorno é de 24 meses.
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