Últimas

EM CAMPINAS: demanda crescente por profissionais de tecnologia abre mercado para startups para qualificação profissional

Com investimento inicial de R$ 2,5 milhões, primeiro nanohub será em Campinas. Cursos são híbridos e focam na profissionalização tecnológica, formação de carreiras e melhoria de habilidades

O Brasil enfrenta um cenário difícil com mais de 13 milhões de pessoas desempregadas. Por outro lado, milhares de empresas precisam de profissionais e não encontram quem se adeque às vagas. É dentro desse panorama que surge a startup Escola Koru, um misto de EdTech e HrTech, sendo a primeira AccessTech do setor. A iniciativa é uma aceleradora de pessoas que, além de focar em especializações em tecnologia e inovação, também trabalha as habilidades pessoais e faz a ponte com as empresas, promovendo oportunidades reais de contratação

Se diferenciando do que é oferecido até então no mercado, a Koru oferecerá cursos híbridos: uma parte remota e outra presencial. Para isso, criará uma rede de nanohubs em cidades com mais de 150 mil habitantes e com grande potencial de empregos em todo o Brasil. O primeiro já está em fase de construção em Campinas (SP) e será inaugurado até agosto deste ano.

“O Brasil é tão grande quanto o volume de oportunidades que ele oferece. Mas a conexão entre oportunidades e pessoas ainda não aconteceu. Temos muita gente boa por aí procurando uma chance. Nesse contexto, criamos a Koru: para poder ajudar a conectar pessoas talentosas às oportunidades que antes pareciam inacessíveis e, por outro lado, ajudar empresas a terem em seus times os melhores profissionais”, afirma a cofundadora da Escola Koru Raíssa Florence, com carreira focada em desenvolvimento de negócios e inovação na Ambev, Cremer, Remessa Online e Contabilizei. 

Outro diferencial da Koru é o diverso time de lideranças, formado por profissionais experientes que fizeram carreira em setores de RH e educação de empresas que são referência no país. No dia a dia eles perceberam que há uma desconexão entre as empresas e as escolas, sendo ambos os lados passivos no sentido de preparar e conectar pessoas às oportunidades existentes. Para mudar esse cenário, nasceu a Koru. 

“Minha decisão de entrar de cabeça na Koru foi acreditar que a escola propõe a quebra de diversas barreiras existentes hoje. A primeira delas é a conexão de empresas com escolas, que até hoje não funciona no Brasil. A segunda é a de acesso das pessoas às melhores e mais demandadas carreiras do mercado. Hoje este acesso se limita a um público muito pouco diverso e deixa a maior parte dos profissionais de fora”, conta o cofundador da Escola Koru Daniel Spolaor, com 15 anos de atuação em RH em empresas como Ambev e Falconi. 

Já é possível se inscrever nos primeiros cursos do nanohub de Campinas, onde há a oportunidade de se especializar em Marketing Digital, Produtos Digitais ou Engenharia de Dados. Para além do aprendizado sobre as carreiras, os alunos também melhoram as soft skills (habilidades humanas) a fim de se tornarem os profissionais que as empresas desejam. As inscrições podem ser feitas no link www.escolakoru.com.br.

 

Diversidade e inclusão

Promover a diversidade e inclusão nas empresas é uma das prioridades da Koru. Além de atender demandas de ESG que toda organização almeja e necessita, a startup pretende criar mais oportunidades para todos, participando ativamente da transformação da sociedade. 

A acessibilidade aos cursos também é muito importante para a Koru, ampliando a oportunidade para pessoas de baixa renda e proporcionando mudanças significativas na carreira e na vida. A mensalidade custa, em média, R$250 para o estudante, sendo que o restante do curso é custeado em até 75% por empresas que se interessam em oferecer oportunidades aos alunos em cada uma das opções de profissionalização digital. Para o sucesso das especializações, estas foram pensadas como cursos híbridos. Em cada opção, 80% é online e 20% é presencial. Assim, é possível adaptar a formação em rotinas corridas, mas também garantir maior envolvimento dos alunos e imersão qualificada.

Com investimentos de mais de R$ 2,5 milhões, e parcerias já fechadas com empresas como Rocketmat e Plusoft, já no primeiro ano de mercado a expectativa é alcançar a grade de 4 cursos, lançar mais nanohubs em outras cidades brasileiras e conquistar a capacidade de 1800 alunos. 

Novos parceiros interessados podem procurar a Koru, seja para contratar novos talentos ou para  aprimorar as habilidades de seus funcionários, financiando formações para times  da organização. 

“A Koru pode ajudar a resolver problemas super críticos para as empresas dado que ela articula simultaneamente elementos de gestão de pessoas e de educação. A formação dos alunos é baseada em situações reais de trabalho, o que acelera a experiência, a conexão com as empresas parceiras e o aprendizado. Adicionalmente, os alunos são mentorados durante todo o curso e nos primeiros doze meses após sua formatura, o que aumenta a resiliência e a adaptação ao mercado de trabalho. Fora isso, o custo do pacote para as empresas é inferior ao custo de headhunters, com um benefício maior de engajamento e fidelidade dos profissionais”, reforça Raíssa Florence.

 

Como funcionam os cursos da Koru

Cada curso tem duração de oito meses e conta com dois ciclos. No ato da inscrição, o aluno já faz um teste de competências para que os mentores da Koru possam conhecer mais sobre a pessoa e suas necessidades. Quando a matrícula é aprovada, começa a transformação profissional dos participantes.

No ciclo de aceleração, que leva três meses de imersão, a Koru abre o jogo do mercado para os alunos. Várias habilidades são desenvolvidas, sempre com foco no que as empresas exigem, mas que não é compartilhado nas vagas nem introduzido nas faculdades e demais cursos. Finanças, inovação, coding, gestão de processos, sustentabilidade, mercado e tendências, transformação digital e muito mais fazem parte do aprendizado. Este processo foi inspirado no modelo canadense de ensino profissional. 

Simultaneamente, é feita a escolha de carreira, com o apoio de uma mentoria completa a partir das afinidades e objetivos de cada estudante. “Dessa forma, a pessoa não precisa escolher o que quer cursar no início de sua experiência com a Koru. Ela entende o seu perfil, seu desejo de carreira, o mercado e o que precisa para que isso se torne realidade”, explica Caio Zaio, diretor de operações da Koru.

Nos cinco meses que seguem, chega o momento de especialização e o profissional escolhe entre os cursos disponíveis, aprofundando em teoria e prática para se dar bem na carreira. 

 

Cursos já disponíveis

Os primeiros cursos escolhidos para integrar a transformação do mercado feita pela Escola Koru são Marketing Digital, Produtos Digitais e Engenharia de Dados. Todos estão entre as principais necessidades das empresas nos dias de hoje.

Em Marketing Digital, o aluno aprende a criar e desenvolver as estratégias que fazem com que as pessoas se apaixonem pelas marcas de hoje e do futuro. A criação de conteúdo também tem seu espaço, compreendendo as melhores formas de ter a atenção do público e ganhar o mundo digital e suas mídias.  

No curso de Produtos Digitais é ensinada a arte de criar produtos e serviços desde a ideia inicial, passando pelo design e pesquisas de mercado até o lançamento e as medições de performance. O estudante aprende a fazer produto no mundo real, com auxílio de metodologias ágeis e posicionais que são referência no mercado. O participante é estimulado a desenvolver um projeto novo ou melhorar e desdobrar produtos já existentes, potencializando ideias. 

Já a especialização em Engenharia de Dados é a oportunidade ideal para quem deseja liderar a mudança da economia digital, uso de dados e inteligência artificial. É ensinado a coletar, organizar e correlacionar dados para construir modelos que permitem que pessoas e empresas tomem decisões estratégicas. A partir disso, o profissional se torna protagonista na melhoria da sociedade. 

Sobre a Koru

A Koru é uma aceleradora de pessoas que desenvolve capabilidades para que todos e todas possam fazer escolhas ao invés de viver do que dá. Nasceu como uma escola que quebra barreiras, conectando pessoas e oportunidades. Em seu cerne está a ideia de que uma sociedade melhor nasce por meio do acesso sem barreiras à educação e oportunidades e atua para ser a transformação que o mercado precisa. Saiba mais em www.escolakoru.com.br.

Nenhum comentário