Últimas

Escola aumenta leitura de livros em 155% após adoção de tecnologia

Colégio E.Péry, de São Paulo, relata avanços educacionais após ser reconhecida como uma Apple Distinguished Schools no país

Colégio E.Péry
Divulgação

Uma das escolas mais tradicionais da cidade de São Paulo, o Colégio E.Péry, há 46 anos no bairro do Morumbi, em São Paulo, é um dos cases quando o tema é unir tecnologia e avanços na educação. O Colégio, parceiro da Sejunta - startup educacional que oferece projetos de integração digital às instituições de ensino por meio de tecnologias, tem entre os resultados o aumento de 155% na leitura de livros em toda a sua comunidade escolar.

Esse foi um dos resultados fruto de novas abordagens de aprendizagem, praticadas pelo Colégio e de um projeto estruturado para o uso de tecnologias neste contexto educacional.

A escola, que atende da Educação Infantil até o Ensino Médio, se tornou uma das poucas instituições Apple Distinguished Schools do país. “O E.Péry é uma dos grandes exemplos de como a tecnologia pode transformar processos educacionais por inteiro e, mais do que isso, evoluir estes processos”, destaca Guilherme Camargo, CEO da Sejunta.

Abaixo confira alguns números que evidenciam o avanço do Colégio:

  • 50% de aumento no uso de ferramentas de edição colaborativa pelos alunos;
  • 18% de aumento no número de professores que usam estratégias de criatividade;
  • 85% de redução no custo com papel após a adoção do iPad na instituição de ensino;
  • 155% de aumento na quantidade de livros lidos pela comunidade escolar. 

 

O uso de tecnologia educacional pelo colégio foi capaz de inovar métodos tradicionais de ensino, e sua adoção possibilitou mudanças na mentalidade de gestores, coordenação e educadores, além disso, os resultados de engajamento dos alunos com os temas abordados em sala de aula aumentaram exponencialmente, a partir do uso das ferramentas tecnológicas. 

Os resultados positivos não apenas relatam a importância da tecnologia para o ambiente escolar, mas a construção de um projeto sólido para a adoção de estratégias que possibilitem o envolvimento de toda comunidade escolar, que vai muito além de educadores e alunos. 

 

Projetos desenvolvidos no Colégio E.Péry

O uso dos iPad e seus recursos para a criação de projetos inovadores é um dos grandes diferenciais aplicados pelo Colégio E.Péry em suas metodologias de ensino atualmente. Abaixo, confira detalhes de alguns deles:

Produção de Booktubes:  alunos do ensino médio produzem booktubes sobre o conto “Ideias de canário” de Machado de Assis. Os alunos utilizam aplicativos de edição e narração, para criar o material após lerem o conto. A resenha em formato vídeo é pensada para ser postada nas plataformas digitais da instituição.

Podcast - GeoAtualidades: a proposta é a produção de uma série de podcasts exemplificando temas variados que envolvam tópicos de Geografia e atualidades. Temas diversos são abordados pelos educandos como comércio global, organização mundial de comércio e fontes de energias, entre outros temas.

Jornal Sans-Culottes: o jornal Sans Culottes, criado pelos alunos do 2º ano do Ensino Médio, surgiu com intuito de trabalhar as várias competências e habilidades propostas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Seu nome faz referência aos Sans Culottes, soldados símbolos do processo revolucionário na França (1789-1799). O trabalho de interação coletivo, autônomo e de criatividade dos alunos torna a escola um lugar de construção da cidadania.

Por meio de tecnologias educacionais e metodologias ativas que proporcionam novas habilidades e competências aos alunos, o trabalho pedagógico inovador do colégio E.Péry, se solidifica cada vez mais como exemplo para outras instituições de ensino espalhadas pelo Brasil, de que quando a tecnologia é utilizada como aliada do processo de ensino, se torna mais do que apenas um instrumento.

Para saber mais sobre o Colégio E.Péry, acesse o vídeo: https://cutt.ly/USgtfSx

 

Sobre a Sejunta

Apaixonados pela transformação digital e oportunidades que a tecnologia pode trazer para instituições educacionais. A Sejunta foi criada para transformar escolas com metodologias integradas com tecnologias Apple para educação e foi reconhecida como Apple Authorised Education Specialist no Brasil por conta dos projetos em educação que desenvolveu. Saiba mais em https://sejunta.com.br/educacao

Nenhum comentário