Últimas

Gestão comportamental dentro da equipe de vendas: saiba benefícios

 


A gestão comportamental vem ganhando cada vez mais importância e força no universo corporativo. 

Isso acontece porque antigamente a maneira como as organizações lidavam com os funcionários era muito diferente.

Elas não se preocupavam tanto com a motivação, o desenvolvimento de habilidades ou até mesmo em proporcionar um ambiente de trabalho agradável e positivo. 

Porém, ao longo dos anos, o departamento de recursos humanos passou por muitas mudanças.

Antes, era responsável por processos extremamente burocráticos, mas hoje volta a sua atenção para o bem-estar dos funcionários e em estratégias para reter talentos e mantê-los sempre motivados.

Uma das principais tendências que surgiram com essas mudanças foi a gestão comportamental, totalmente focada no comportamento dos colaboradores, de modo a aumentar a produtividade e conquistar bons resultados.

O objetivo é trabalhar o envolvimento, capacitação e desenvolver melhor os funcionários para que eles se sintam bem dentro da corporação.

Só que é fundamental entender as características desse processo e de que maneira ele deve ser implementado.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o conceito de gestão comportamental, suas características, importância para as empresas e os benefícios de implementá-la.

O que é gestão comportamental?

Chamamos de gestão comportamental uma metodologia de gerenciamento que vem sendo muito utilizada nos últimos anos, sendo aplicada por departamentos de recursos humanos, que desejam conhecer um pouco mais sobre o comportamento dos funcionários.

Trata-se de uma abordagem estratégica, que pode ser adotada pelo RH, mas também por outros setores da corporação. Também é uma ferramenta eficiente para desenvolver as equipes e melhorar a sua performance e produtividade.

Toda empresa, como um fabricante de bateria tipo estacionária, precisa de uma boa gestão de pessoas, e é dessa forma que otimiza os processos, reduz o turnover e ajuda a promover o crescimento das equipes.

Essa ferramenta é excelente para auxiliar os gestores porque engloba tudo aquilo que diz respeito à participação de um colaborador dentro da empresa.

Leva em conta fatores comportamentais para contratar bons profissionais, além de alinhar esses perfis aos cargos certos, reduzindo os índices de retrabalho, além de possibilitar a contratação de novos funcionários, bem como a realização de processos.

Auxilia no gerenciamento dos colaboradores, com base em um conjunto de habilidades e estratégias, voltadas para a atração, retenção e desenvolvimento dos potenciais do capital humano.

Analisando por cima o conceito de gestão comportamental, muitos se perguntam o que ela tem de tão especial e diferente. A primeira coisa a se fazer para entender esses pontos é que os colaboradores não são iguais.

Cada um possui sua própria personalidade, gostos, habilidades, dentre outras características, o que faz com que as empresas tenham muitas dificuldades em lidar com pessoas diferentes.

Dentro de uma empresa de lavagem de estofados automotivos, o RH terá mais facilidade em entender o perfil de cada profissional, e com isso desenvolver meios para trabalhar melhor seus talentos.

Importância da gestão comportamental para as empresas

Muitos estudos apontam que os trabalhadores de carteira assinada estão cada vez mais insatisfeitos com o emprego, e ter funcionários desmotivados pode trazer consequências muito ruins para a companhia.

Atualmente, o Brasil conta com mais de 14 milhões de desempregados, e aqueles que estão trabalhando, mas que se sentem desmotivados, acabam aumentando os índices de rotatividade dentro da empresa.

Tudo isso explica a importância da gestão comportamental, o foco do negócio deve ser, entre outras coisas:

  • Desenvolver capital humano;

  • Criar programas de treinamentos;

  • Aprimorar os talentos;

  • Engajar a equipe.

Todas essas ações melhoram o ambiente de trabalho, e como principal benefício, sentimos uma grande melhora no clima organizacional e na cultura da corporação.

Lembre-se de que pessoas motivadas trabalham mais e se sentem mais felizes e engajadas com a companhia.

Quando uma empresa de lavagem de sofás investe em gestão comportamental, trabalha melhor sua cultura e consegue alinhar os colaboradores com seus valores.

Até mesmo o processo de recrutamento e seleção melhora, visto que os responsáveis por realizá-lo terão mais facilidade em selecionar pessoas que estejam realmente alinhadas à cultura da corporação.

Se o processo de recrutamento e seleção é mais assertivo, fica mais fácil contratar funcionários e evitar aqueles que não se encaixam na vaga e às necessidades da empresa.

O clima organizacional também melhora muito, pois pessoas motivadas trabalham mais felizes e engajadas, o que reduz as demissões e a rotatividade de pessoas.

Simples ações como higienização de cadeiras de escritório também aumentam a motivação, e se a companhia desenvolve as habilidades de seus funcionários, mostra que eles são importantes em suas funções e isso faz com que queiram permanecer trabalhando.

Características da gestão comportamental

As características da gestão comportamental se dão por meio de suas ferramentas, e é importante conhecê-las para implementar esse processo do jeito certo.

Esses recursos desenvolvem os colaboradores, de modo que encontre motivação em suas tarefas e aumenta o engajamento com o objetivo da companhia. E dentre as principais ferramentas estão:

Plano de carreira

O plano de carreira deve estar associado ao plano de cargos e salários, o que ajuda a atrair e reter talentos. 

Esses planos vão muito além de estruturar os processos presentes no departamento de RH.

Seu trabalho também é fazer com que os funcionários conheçam os cargos dentro da empresa e como podem alcançá-los. Consequentemente, se sentem mais motivados e alcançam boas posições na companhia.

Qualquer negócio que adotar essa ferramenta terá uma gestão comportamental muito mais efetiva.

Pesquisa de clima organizacional

Pesquisar o clima organizacional ajuda a identificar o quanto os colaboradores estão satisfeitos e motivados. 

É uma ferramenta que ajuda a criar ações que levam ao crescimento e desenvolvimento dos profissionais, aumentando sua produtividade.

Um fabricante de régua para rack pode fazer essas pesquisas conversando diretamente com os funcionários ou preenchendo formulários. Eles vão opinar sobre diferentes assuntos e a organização saberá o que precisa melhorar.

Avaliação de desempenho

Outra ferramenta que corresponde às características da gestão comportamental é a avaliação de desempenho, que ajuda a mensurar e avaliar a produtividade dos colaboradores.

A empresa verifica se os funcionários dominam suas funções e se os objetivos da corporação estão sendo atingidos com base nas atividades realizadas por eles.

A avaliação também mostra as competências e habilidades dos colaboradores, o que eles precisam melhorar e assim ter uma visão mais abrangente de seu perfil comportamental.

Benefícios da gestão comportamental

Qualquer empresa que invista nesse modelo de gestão terá acesso a muitos benefícios, e com base em todas as informações que mostramos anteriormente, não é difícil imaginá-los.

Por exemplo, no caso de uma empresa que desenvolve sistemas para diálogos diários de segurança, a gestão comportamental ajuda a acolher dados que direcionam melhor as políticas internas da companhia.

Ele também desenvolve da melhor forma as políticas e prêmios, bem como seus benefícios. A organização também tem mais facilidade para direcionar os trabalhos, levando em conta o comportamento dos funcionários em várias situações.

Também é uma forma de criar estratégias mais efetivas para os processos de recrutamento e seleção, visto que o negócio compreende o tipo de perfil que se encaixa à sua cultura empresarial.

Uma empresa de serviço de guincho intermunicipal também encontrou maneiras de melhorar o clima organizacional, por meio de estratégias de comunicação e pela proximidade que elas podem gerar entre os colaboradores.

A companhia vai valorizá-los muito mais, o que acaba por reduzir os índices de turnover. A produtividade dos colaboradores também aumenta, melhorando a distribuição das tarefas e a constituição das equipes.

Também existe uma melhora considerável nos resultados do negócio em relação à sua produtividade e à qualidade dos serviços prestados.

Uma boa gestão comportamental também ajuda a desenvolver boas políticas de cargos e salários, considerando as competências comportamentais dos trabalhadores.

Os processos de recrutamento e seleção sempre serão embasados nos funcionários atuais, de modo a redirecionar melhor os cargos e promoções.

No caso de uma empresa de dispositivos de ancoragem, também é uma maneira de disseminar a cultura empresarial, formando estratégias para que ela seja internalizada por todos.

Considerações finais

Existem muitos benefícios quando o assunto é gestão comportamental, mas é muito importante se conscientizar de que o trabalho dos funcionários está muito além de seus conhecimentos e experiências.

Ele também está relacionado ao comportamento, o que influencia o tratamento com os colaboradores, a gestão de tempo e até mesmo as políticas empresariais.

A companhia precisa saber colocar essa estratégia em prática, levando em conta suas ações de comunicação, as características do relacionamento entre colegas e gestores, respeitar as políticas internas, dentre outras necessidades.

Se tudo for feito do jeito certo, fica muito mais fácil obter bons resultados e aproveitar todos os benefícios que só a gestão comportamental consegue trazer.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Nenhum comentário