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Gestão de tráfego pago: motivos para investir nessa prática



 A gestão de tráfego pago trata-se de um método para posicionar uma página no topo dos resultados, bem como proporciona uma maior visibilidade em mídias sociais e demais portais, que se dá por meio da compra de mídias.

Com ele, uma empresa pode ganhar ainda mais destaque devido aos seus mecanismos de visibilidade que permite impulsionar o que será anunciado, desde banners no topo das páginas parceiras até em plataformas de vídeos, como o YouTube.

O marketing considera como tráfego qualquer interação de um usuário em uma página da web, seja pelo seu acesso, visualização ou uma visita entre as abas, que também contabiliza o tempo que um usuário navega pelos conteúdos.

Já o tráfego pago é um recurso para investir em plataformas ou sites, a fim de mostrar o seu conteúdo com destaque para os usuários, levando-os até as páginas caso recebam cliques.

Ou seja, assim que o anúncio de um serviço de limpeza de vidros em altura aparecer em páginas que possam estar relacionadas ou não ao conteúdo, o usuário é levado para o site da empresa que está anunciando.

Diferentemente do tráfego orgânico, que não envolve investimento financeiro em plataformas para que o conteúdo chegue até seu público-alvo, este acaba levando um maior tempo para se obter algum retorno.

Afinal, nem sempre os sites de busca irão dar destaque aos conteúdos orgânicos, o que pode acarretá-los de ficarem fora das primeiras páginas que é onde se concentra a maior parte de navegação dos usuários.

Contudo, em ambos os tráfegos, tanto os pagos quanto os orgânicos, necessitam de algum orçamento para a elaboração dos conteúdos que serão anunciados.

Editores de vídeos ou fotos, assim como programas para adaptá-los ao formato certo nas diferentes ferramentas onde serão utilizados, podem fazer a distinção em relação a outros negócios do mesmo ramo.

Como planejar a gestão de tráfego

Por quais meios o público irá chegar até o produto ou serviço é, na maioria das vezes, a estratégia mais pensada quando se está planejando conquistar o seu lugar no mercado que atua, mas antes de começar um planejamento, é preciso entender sobre o público-alvo.

Afinal, não serão todos os usuários que irão comprar, além de que nem deve ser oferecido para todos, porque o estilo de vida social e financeiro do consumidor acaba impactando e se tornando uma barreira, caso a gestão do tráfego tenha sido feita sem planejamento.

Por isso, é importante utilizar o funil de vendas e direcionar a estratégia para o público-alvo que se encaixa, porque logo após prender a sua atenção na primeira etapa do funil de vendas, a conversão dos visitantes torna-se mais fácil.

Visto que o conteúdo que ele analisou se mostrou interessante, ao ponto dele fechar a compra e se tornar um consumidor fiel.

A importância de apostar no tráfego pago

Uma lavagem de estofados de carros pode ser um assunto que somente um determinado público busque, seja um consumidor que já possui a prática de limpeza ou alguém que acabou de comprar um veículo.

Um dos maiores objetivos do tráfego pago é que, além de trazer consumidores com o conteúdo divulgado, é fazer com que o público também conheça a empresa e o que ela oferece, caso o comprador precise de seus serviços.

Especialmente se o empreendimento está começando a se consolidar no mercado que atua ou acabou de ser lançado, como um serviço de limpeza condominial, podendo aumentar o número de visitantes nas páginas oficiais.

Embora possa causar receio devido ao número de capital para ser investido durante a etapa do planejamento, alguns motivos que explicam a importância para adotar o tráfego pago como estratégia de marketing são:

  1. Aumento em relação a concorrência;

  2. Maior segmentação de público;

  3. Aumento da taxa de conversão do público em lead;

  4. Visibilidade para marca;

  5. Crescimento no percentual de vendas.

O tráfego pago também pode conter o recurso de SEO, que trata-se da otimização dos motores de busca para encontrar uma página, utilizando o recurso de palavras-chave e demais meios de otimização.

Assim, quando um usuário digitar sobre questões de segurança, no topo da página pode aparecer um conteúdo sobre diálogos diários de segurança.

Conheça os tipos de tráfego pago

Assim como boa parte das estratégias de marketing, o tráfego pago possui mais de um método diferente que pode se encaixar de forma mais adequada para o planejamento de divulgação da empresa, que pode ser:

1 - CPC

O método cost per click (custo por clique) é o mais recomendado quando o negócio tem conhecimento do quanto se deseja gastar nesse investimento, pois as configurações da plataforma são feitas pela gestão, com o valor máximo do valor desejado.

No CPC, existe o modelo de Automatic Bidding e o Manual Bidding. O Automatic é o que estabelece um valor diário que irá ser pago e, por ele, a ferramenta do tráfego pago trará o máximo de cliques dentro do possível do valor estabelecido. 

Por exemplo, se um anúncio de bateria tipo estacionária for configurado no modo Automatic, a ferramenta só será divulgada se estiver inserida no valor que a loja investiu.

O modo Manual só paga quando alguém clicar no anúncio com uma média máxima de cliques que se deseja obter, o que torna um controle maior sobre o orçamento que pode ser gasto com o tráfego pago.

2 - CPM

Cost per thousand, também conhecido como Custo por Mil Impressões, é um método distinto do CPC. 

Como não possui foco em cliques, e sim na quantidade de pessoas que irão ver o anúncio, a cobrança é feita pelo número de visualizações, pela contagem de milhares. Em resumo, a cobrança aparece em uma escala de mil pessoas, mesmo se não houver cliques.

O modelo CPM é o mais recomendado quando se trata de empreendimentos que estão começando no mercado, como um fabricante de régua para rack, posto que a visibilidade deles é ainda melhor, podendo aparecer até primeiro do que os outros tráfegos pagos.

3 - CTR

A métrica de gestão de tráfego CTR (Click Through Rate) ou Taxa de Cliques, tem relação com o número em porcentagem de usuários que clicaram no anúncio em comparação aos que somente visualizaram.

A soma do cálculo é o número de cliques dividido pelas impressões, e o resultado é o CTR em porcentagem.

4 - Rede de pesquisa

Sendo uma das primeiras que aparecem quando se busca por algo, a rede de pesquisa é um dos tráfegos mais rápidos de serem percebidos, uma vez que ao lado do link que será direcionado à página se encontra o termo “anúncio”.

Nesse sentido, ao pesquisar termos sobre escritório, assuntos como de higienização de cadeiras de escritório podem aparecer logo no topo se o tráfego pago de rede de pesquisa for utilizado.

5 - Rede de display

Este tráfego aparece somente em sites que possuem parceria com as páginas de busca. Se um empreendimento comprar um pequeno espaço desses sites parceiros, os anúncios aparecerão em outras páginas associadas à plataforma.

O que torna o planejamento e a divulgação do anúncio ainda mais amplo.

Vantagens de se contratar profissionais em tráfego pago

A experiência de profissionais no ramo pode ser um benefício quando se trata da gestão de tráfego pago.

Algumas agências de marketing digital tem especialidades e departamentos próprios para ,que planejam estratégias que se enquadram melhor no perfil do negócio, pois uma estratégia de lavagem de sofás não será a mesma de um salão de beleza.

O gestor de tráfego pago é o profissional responsável pelos anúncios, analisando e gerenciando os melhores que podem trazer vendas para a empresa ou para o site através das visitas.

Por muitas redes sociais possuírem o modo business para os negócios, o gestor também pode ser o responsável pela gestão de mídias deste modelo, pois sua configuração permite relatórios e métricas de análise para saber o que está ou não funcionando com os usuários.

Caso haja empecilhos, o gestor pode sugerir melhorias sobre o que deve ser alterado e onde pode se encaixar determinado conteúdo de vídeo, textual ou fotográfico.

Fazendo com que, por consequência, haja redução de custos com materiais que não estão surtindo efeito.

Considerações finais

O tráfego pago está se tornando uma tendência cada vez maior nas estratégias de marketing digital, afinal, a visibilidade que ele proporciona junto a acessibilidade de um usuário que chega até sua página são modos atrativos de investimento de divulgação.

Por existir vários mecanismos de tráfego pago, o ideal é uma busca para ver qual se adequa ao seu tipo de empresa, para com isso planejar como atrair cada vez mais o público, enquanto se consolida no mercado.

Contar com profissionais ou agências de marketing digital para auxiliar nessa estratégia é uma boa alternativa para não perder investimentos em planejamentos que não estão dando certo, pois os profissionais direcionarão os anúncios para os consumidores certos.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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